Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem - EGC5019-09304/10301
Autor: Lucas Elizeu de Souza
Matrícula: 22250138
Curso preparatório para crianças: aprendendo a navegar com segurança na internet
Hoje em dia, não é raro ver uma criança de 8 anos, com os
olhos atentos à tela do tablet, mexendo nos aparelhos eletrônicos com uma habilidade que
deixa muitos adultos boquiabertos. Elas assistem a vídeos educativos, jogam com
amigos virtuais e até tiram dúvidas sobre lição de casa com a ajuda da internet.
Mas, por trás dessa familiaridade toda com a tecnologia, escondem-se desafios
que nós, adultos, precisamos ajudar a enfrentar.
A internet é sim uma ferramenta incrível, um verdadeiro mundo de
possibilidades para aprender, criar e se divertir. Mas também pode ser um lugar
cheio de armadilhas, como contatos com estranhos, exposição a conteúdos
inadequados e situações de cyberbullying. Dados recentes da UNICEF (2023)
mostram que crianças e adolescentes estão cada vez mais expostos a riscos no
ambiente digital, o que torna urgente a criação de programas educativos sobre
segurança online.
Os Riscos que Não Podemos Ignorar
Alguns perigos do mundo digital são silenciosos, mas deixam marcas
profundas. O cyberbullying, por exemplo, pode abalar a autoestima das crianças
e causar sofrimentos que, se não forem identificados cedo, podem ter
consequências duradouras (MACHADO, 2021). E não é só isso, o uso excessivo da
internet pode levar ao isolamento social e até afetar a saúde emocional dos
pequenos, como alerta Rodrigues (2022).
A solução não é proibir, e sim educar. Um curso preparatório,
com atividades divertidas e linguagem adequada, pode ensinar conceitos
importantes como:
- Privacidade: O que
pode ou não ser compartilhado?
- Empatia: Como agir
com respeito nas redes?
- Equilíbrio: Quando é hora de desligar as telas e brincar no mundo real?
A Escola Como Aliada na Educação Digital
E se transformar o aprendizado na redes em algo tão natural quanto as aulas de matemática ou português? Algumas escolas já estão fazendo isso. A Escola Objetivo (https://www.objetivo.br/institucional/noticias.aspx?titulo=conscientizacao-sobre-os-perigos-da-internet-e-tema-de-aula-no-colegio-objetivo), por exemplo, incluiu em sua grade atividades que ensinam os alunos a reconhecerem limites e agir com responsabilidade no mundo virtual.
A ideia é simples: não basta ensinar as crianças a usarem a tecnologia, é preciso mostrar como usá-la de forma segura e consciente. Afinal, por mais que elas sejam experts em abrir apps e gravar vídeos, ainda estão desenvolvendo a maturidade emocional para lidar com certas situações. O material "Seja Incrível na Internet", criado pelo Google (2022), traz exatamente essa proposta: ensinar cidadania digital de forma lúdica, com jogos e histórias que mostram, por exemplo, os perigos de compartilhar fotos com localização ativada ou conversar com desconhecidos. Abaixo, o link para o vídeo do colégio objetivo, instruindo como é possível alinhar as aulas básicas com o uso da internet.
Sala de aula e internet: Alinhamento necessário para a nova geração
Família e Escola: Uma Parceria Essencial
Um ponto importante: essa missão não é só da escola. Como destaca
Ribeiro (2023), os pais e responsáveis têm papel fundamental nesse processo, seja acompanhando o que as crianças acessam, seja mantendo um diálogo aberto
sobre os desafios do mundo digital.
E com diálogo, que tal usar momentos do dia a dia para reforçar esses aprendizados? Por exemplo, durante o jantar, perguntar: "Filho, o que você viu de legal na internet hoje?" ou "Alguma coisa te deixou preocupado?". São pequenas atitudes que fazem toda a diferença.
Preparando para o Futuro
No final das contas, educar crianças para o uso consciente da internet é
um ato de cuidado, tão importante quanto ensinar a atravessar a rua com
segurança. Assim como existem iniciativas para incluir os idosos no mundo
digital, por que não criar programas específicos para as novas gerações?
Afinal, a internet veio para ficar, e nossos pequenos vão conviver com
ela por toda a vida. Então, que tal começar agora a construir essa relação
saudável? Como mostra o Instituto Alana (2020), o segredo está em empoderar as
crianças, não em assustá-las. Com informação, diálogo e orientação, podemos
ajudar a transformar o mundo digital em um espaço mais seguro e acolhedor para a
próxima geração.
Referências
ESCOLA OBJETIVO. Conscientização sobre os perigos da internet é tema de aula no Colégio Objetivo. 2024. Disponível em: https://www.objetivo.br/institucional/noticias.aspx?titulo=conscientizacao-sobre-os-perigos-da-internet-e-tema-de-aula-no-colegio-objetivo. Acesso em: 06 jun. 2025.
GOOGLE BRASIL. Seja Incrível na Internet. Programa de cidadania digital. 2022. Disponível em: https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br_br. Acesso em: 04 jun. 2025.
INSTITUTO ALANA. Tecnologia e infância: orientações para o uso consciente. São Paulo: Alana, 2020. Disponível em: https://alana.org.br. Acesso em: 08 jun. 2025.
MACHADO, Lílian. Cyberbullying e infância: impactos e prevenção nas escolas. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 38, n. 2, 2021.
RIBEIRO, Amanda. Internet segura: educação digital deve começar na infância. Portal Educação, 2023. Disponível em: https://portaleducacao.uol.com.br. Acesso em: 04 jun. 2025.
RODRIGUES, Paula. Crianças e tecnologia: como equilibrar o uso e prevenir riscos. Revista Nova Escola, 2022. Disponível em: https://novaescola.org.br. Acesso em: 05 jun. 2025.
UNICEF. Segurança online para crianças e adolescentes. Brasília: UNICEF Brasil, 2023. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil. Acesso em: 05 jun. 2025.
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