Disciplina : Redes Sociais e Virtuais
Aluna: Manoela Magenis
Matricula: 21104431
Um dos maiores feitos dele foi ajudar milhares de pessoas que tinham começado algum curso fazia pouco tempo a voltar para as lições No dia a dia somos obrigados a tomar uma série de decisões e elas nem sempre são fáceis, principalmente, quando não queremos tomar uma decisão e mais difícil ainda quando precisamos realmente executá-las, como estudar. Quem nunca disse que iria estudar mas não o fez ou dizer que faria aquele trabalho no final de semana, mas mudou de ideia? E não tem problema, somos seres humanos e nem sempre escolhemos o melhor para nós.
Nós somos seres racionais, donos dos nossos próprios narizes e capazes de tomar qualquer decisão, porém somos influenciáveis e escolhemos o que queremos ouvir e fazer, mesmo que isso não seja o melhor para nós (ARIELY,2024). Por isso às vezes precisamos de um empurrãozinho, é aí que entram os nudges, que na prática funcionam como pequenos petelecos não intrusivos que as pessoas recebem que ajudam elas a tomarem decisões melhores (RODRIGUES,2020).
Exemplo de uso de nudges
A plataforma de ensino de línguas online Duolingo é um caso de sucesso, ela utiliza diversas formas de nudges como notificações, definição de metas, competições com outros usuários, em outras palavras, a própria estrutura e criação da plataforma incentiva o usuários a todo momento, de maneira não intrusiva, a praticarem e estudarem um novo idioma. Mas vale destacar as notificações estilo push que costumam ser bastante agressivas e diretas na tentativa de motivar os usuários a entrarem na plataforma e cumprirem com suas metas, além disso elas fazem sucesso nas redes, (confira clicando aqui) . Além disso nos últimos tempos o Duo, a coruja símbolo da plataforma, tem aparecido bastante nas mídias sociais, como no seu perfil Duolingo Brasil na plataforma X e vem arrancando boas risadas do público e incentivando as pessoas a aprenderem um novo idioma, de forma bem direta e intrusiva.
Fonte: Duolingo Brasil,<https://x.com/DuolingoBrasil/status/1730357486891282834>. |
Fonte: Blog Duolingo,<https://blog.duolingo.com/pt/oi-e-o-duo-inteligencia-artificial-por-tras-do-meme/> |
ARIELY, Dan. Desinformação: O que faz pessoas racionais acreditarem em fake news, teorias da conspiração e outras coisas irracionais. 2024.
ANDERSEN, Sarah. Sarah’s Scribbles: Bunny. Disponível em: https://sarahcandersen.com/post/111661312810. Acesso em: 01 nov. 2024.
DUOLINGO. Blog Duolingo. Disponível em: https://blog.duolingo.com/pt/. Acesso em: 01 nov. 2024.
DUOLINGO. Oi, é o Duo! A inteligência artificial por trás do meme. Blog Duolingo. Disponível em: https://blog.duolingo.com/pt/oi-e-o-duo-inteligencia-artificial-por-tras-do-meme/. Acesso em: 22 out. 2024.
DUOLINGO BRASIL. Perfil oficial no X. Disponível em: https://x.com/DuolingoBrasil. Acesso em: 22 out. 2024.
DUOLINGO BRASIL. Publicação no X, 31 maio 2024. Disponível em: https://x.com/DuolingoBrasil/status/1730357486891282834. Acesso em: 22 out. 2024.
RODRIGUES,Junior Manoel Lopez. Nudge: Teoria e Prática.2020. Dissertação (Mestrado em Economia)- Centro Sócio-Econômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianoplis,2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário