sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Nudges pequenos empurroes e grandes incentivos

 Disciplina : Redes Sociais e Virtuais

Aluna: Manoela Magenis

Matricula: 21104431

Um dos maiores feitos dele foi ajudar milhares de pessoas que tinham começado algum curso fazia pouco tempo a voltar para as lições     No dia a dia somos obrigados a tomar uma série de decisões e elas nem sempre são fáceis, principalmente, quando não queremos tomar uma decisão e mais difícil ainda quando precisamos realmente executá-las, como estudar. Quem nunca disse que iria estudar mas não o fez ou dizer que faria aquele trabalho no final de semana, mas mudou de ideia? E não tem problema, somos seres humanos e nem sempre escolhemos o melhor para nós.

   Nós somos seres racionais, donos dos nossos próprios narizes e capazes de tomar qualquer decisão, porém somos influenciáveis e escolhemos o que queremos ouvir e fazer, mesmo que isso não seja o melhor para nós (ARIELY,2024). Por isso às vezes precisamos de um empurrãozinho, é aí que entram os nudges, que na prática funcionam como pequenos petelecos não intrusivos que as pessoas recebem que ajudam elas a tomarem decisões melhores (RODRIGUES,2020).

Fonte: Sarah Anderson, disponível em <https://sarahcandersen.com/post/111661312810?fbclid=IwY2xjawGR9CNleHRuA2FlbQIxMAABHfDmuC4qpM_jmuMJdJtu1QIYqaCoLsIPoXTOZg3DewcEhbu05P3wVLYwuw_aem_tYI2rmAx50s8AFQ6s2Ye-w>

   
Exemplo de uso de nudges 


   A plataforma de ensino de línguas online Duolingo é um caso de sucesso, ela utiliza diversas formas de nudges como notificações, definição de metas, competições com outros usuários, em outras palavras, a própria estrutura e criação da plataforma incentiva o usuários a todo momento, de maneira não intrusiva, a praticarem e estudarem um novo idioma. Mas vale destacar as notificações estilo push que costumam ser bastante agressivas e diretas na tentativa de motivar os usuários a entrarem na plataforma e cumprirem com suas metas, além disso elas fazem sucesso nas redes, (confira clicando aqui) .  Além disso nos últimos tempos o Duo, a coruja símbolo da plataforma, tem aparecido bastante nas mídias sociais, como no seu perfil Duolingo Brasil na plataforma X e vem arrancando boas risadas do público e incentivando as pessoas a aprenderem um novo idioma, de forma bem direta e intrusiva. 

 

Fonte: Duolingo Brasil,<https://x.com/DuolingoBrasil/status/1730357486891282834>.
Fonte: Blog Duolingo,<https://blog.duolingo.com/pt/oi-e-o-duo-inteligencia-artificial-por-tras-do-meme/>
    
  
No Blog do Duo eles destacam o uso de inteligência artificial na criação das mensagens e em que momento elas devem ser enviadas, elas são personalizadas pela própria IA da plataforma, assim cada usuário recebe uma notificação personalizada conforme o seu desempenho. E os resultados foram surpreendentes o Duo afirma que " Um dos maiores feitos dele foi ajudar milhares de pessoas que tinham começado algum curso fazia pouco tempo a voltar para as lições"
Conclusão

O uso de nudges é uma boa escolha como ferramenta de guia para as pessoas, levando elas a tomarem decisões melhores como a de estudar, pois as vezes que precisamos é um pouco de incentivo.

Referência

ARIELY, Dan. Desinformação: O que faz pessoas racionais acreditarem em fake news, teorias da conspiração e outras coisas irracionais. 2024.

ANDERSEN, Sarah. Sarah’s Scribbles: Bunny. Disponível em: https://sarahcandersen.com/post/111661312810. Acesso em: 01 nov. 2024.

DUOLINGO. Blog Duolingo. Disponível em: https://blog.duolingo.com/pt/. Acesso em: 01 nov. 2024.

DUOLINGO. Oi, é o Duo! A inteligência artificial por trás do meme. Blog Duolingo. Disponível em: https://blog.duolingo.com/pt/oi-e-o-duo-inteligencia-artificial-por-tras-do-meme/. Acesso em: 22 out. 2024.

DUOLINGO BRASIL. Perfil oficial no X. Disponível em: https://x.com/DuolingoBrasil. Acesso em: 22 out. 2024.

DUOLINGO BRASIL. Publicação no X, 31 maio 2024. Disponível em: https://x.com/DuolingoBrasil/status/1730357486891282834. Acesso em: 22 out. 2024.

RODRIGUES,Junior Manoel Lopez. Nudge: Teoria e Prática.2020. Dissertação (Mestrado em Economia)- Centro Sócio-Econômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianoplis,2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário