sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Nudges: pequenos empurroes e grandes incentivos

 Disciplina : Redes Sociais e Virtuais

Aluna: Manoela Magenis

Matrícula: 21104431


    No dia a dia somos obrigados a tomar uma série de decisões e elas nem sempre são fáceis, principalmente, quando não queremos tomar uma decisão e mais difícil ainda quando precisamos realmente executá-las, como estudar. Quem nunca disse que iria estudar mas não o fez ou que faria aquele trabalho no final de semana, mas mudou de ideia? E não tem problema, somos seres humanos e nem sempre escolhemos o melhor para nós.

   Nós somos seres racionais, donos dos nossos próprios narizes e capazes de tomar qualquer decisão, porém somos influenciáveis e escolhemos o que queremos ouvir e fazer, mesmo que isso não seja o melhor para nós (ARIELY,2024). Por isso, às vezes precisamos de um empurrãozinho, é aí que entram os nudges, que na prática funcionam como pequenos petelecos não intrusivos que as pessoas recebem que ajudam elas a tomarem decisões melhores (RODRIGUES,2020).

Fonte: Sarah Anderson, disponível em <https://sarahcandersen.com/post/111661312810?fbclid=IwY2xjawGR9CNleHRuA2FlbQIxMAABHfDmuC4qpM_jmuMJdJtu1QIYqaCoLsIPoXTOZg3DewcEhbu05P3wVLYwuw_aem_tYI2rmAx50s8AFQ6s2Ye-w>


  Começo dos nudges

     Agora que você já tem uma ideia do que são os nudges, você consegue imaginar como eles surgiram? Não se preocupe caro leitor, este é um assunto novo, mas que vem causando grande impacto, principalmente, na área da economia comportamental.

    A arquitetura da escolha, popularmente conhecida como nudging, é uma área que estuda como nós tomamos decisões e os motivos por tais das escolhas, ou seja, o que nos leva a tomar cada decisão e se recebemos algum tipo de intervenção de fora. Como dito anteriormente somos influenciáveis, mas não é só isso também somos preguiçosos, acontece que nosso corpo gosta de fazer o mínimo de esforço, por isso não é tão fácil começar a academia.

    O autor Daniel Kahneman, em seu célebre livro Rápido e Devagar explora mais a ideia de como fazemos a nossas escolhas, como a nossa mente enxerga o mundo e funciona, e adivinhem, nosso cérebro não é perfeito, ele pode pregar uma peça na gente, principalmente, quando recebemos estímulos externos, de diferente formas, como mudança de tempo, nível de estresse, mudanças de humor e entre outros. Em suma, o autor nos deixou grandes lições de que tomar decisões, apesar de ser algo que fazemos todos os dias é cansativo para a nossa mente e exige um grau de esforço e consumo de energia que às vezes não temos ou não queremos fazer.

É nesse contexto que surgem as ideias dos nudges, uma ferramenta que nasce da problemática de que é difícil tomar decisões, mas elas podem nos ajudar nessa tarefa, dando pequenas sugestões e instigando a nossa mente a fazer escolhas com menos custo para o nosso corpo.  

Exemplo de uso de nudges 

A plataforma de ensino de línguas online Duolingo é um caso de sucesso, ela utiliza diversas formas de nudges como notificações, definição de metas, competições com outros usuários, em outras palavras, a própria estrutura e criação da plataforma incentiva o usuários a todo momento, de maneira não intrusiva, a praticarem e estudarem um novo idioma. Mas vale destacar as notificações estilo push que costumam ser bastante agressivas e diretas na tentativa de motivar os usuários a entrarem na plataforma e cumprirem com suas metas, além disso elas fazem sucesso nas redes, (confira clicando aqui) .  Além disso nos últimos tempos o Duo, a coruja símbolo da plataforma, tem aparecido bastante nas mídias sociais, como no seu perfil Duolingo Brasil na plataforma X e vem arrancando boas risadas do público e incentivando as pessoas a aprenderem um novo idioma, de forma bem direta e intrusiva. 

    

 

Fonte: Blog Duolingo,<https://blog.duolingo.com/pt/oi-e-o-duo-inteligencia-artificial-por-tras-do-meme/>
Fonte: Duolingo Brasil,<https://x.com/DuolingoBrasil/status/1730357486891282834>.
    
    

    No Blog do Duo eles destacam o uso de inteligência artificial na criação das mensagens e em que momento elas devem ser enviadas, elas são personalizadas pela própria IA da plataforma, assim cada usuário recebe uma notificação personalizada conforme o seu desempenho. E os resultados foram surpreendentes o Duo afirma que " Um dos maiores feitos dele foi ajudar milhares de pessoas que tinham começado algum curso fazia pouco tempo a voltar para as lições"


Redes sociais exemplo de nudges

    A função de um nudge pode ter vários objetivos, ela busca guiar o índividuo, mas para onde? Isto vai depender de quem elaborou ele. Um outro exemplo de uso de nudges, mais proximo de nosso cotidiano são as redes sociais, que por meio de que notificações ficam instigando os usuários a entrarem no aplicativo e ficarem mais tempo nele, mas isso não é uma falha humana, cair na "armadilhas" das notificações e acabar entrando nos aplicativos afinal " as redes sociais jamais teriam se tornado tão populares se não tivessem sido projetadas Para tirar vantagem dos circuitos complicados que afetam O modo como reagimos a informações" (ARIELY,2020).

No fim a decisão de entrar ou não em uma rede social sempre será nossa, mas as empresas cada vez mais constroem mecanismos para que passemos mais tempo nelas, no entanto este tempo que as pessoas passam em redes sociais só pode ser avaliado por cada pessoa, em outras palavras, cada um de nós que pode dizer se passar muito tempo ou entrar nas redes sociais é bom ou ruim.


Conclusão

    Os nudges podem gerar um efeito positivo ou negativo, dependendo muito do objetivo para que ele foi construido e pra quem. A utilização deles está em crescente expansão, já que cada vez mais há mais estudos sobre seu uso e aplicações, sendo que o bom uso e seus resultados (como o Duolingo) chama a atenção do mercado para que outras empresas apliquem ele, principalmente, no campo educacional onde já tem empresas que desenvolvem soluções com base nos incentivos em especial na área de permanência estudantil, incentivando que os alunos continuem os seus estudos.

    Por fim os nudges são pequenos empurrões que podem influenciar as pessoas e podemos receber eles de qualquer lado, mas no final a influência exercida e se aquele nudge gera algo bom ou ruim só pode ser dita por quem está recebendo ele.

Referência

ARIELY, Dan. Desinformação: O que faz pessoas racionais acreditarem em fake news, teorias da conspiração e outras coisas irracionais. 2024.

ANDERSEN, Sarah. Sarah’s Scribbles: Bunny. Disponível em: https://sarahcandersen.com/post/111661312810. Acesso em: 01 nov. 2024.

DUOLINGO. Blog Duolingo. Disponível em: https://blog.duolingo.com/pt/. Acesso em: 01 nov. 2024.

DUOLINGO. Oi, é o Duo! A inteligência artificial por trás do meme. Blog Duolingo. Disponível em: https://blog.duolingo.com/pt/oi-e-o-duo-inteligencia-artificial-por-tras-do-meme/. Acesso em: 22 out. 2024.

DUOLINGO BRASIL. Perfil oficial no X. Disponível em: https://x.com/DuolingoBrasil. Acesso em: 22 out. 2024.

DUOLINGO BRASIL. Publicação no X, 31 maio 2024. Disponível em: https://x.com/DuolingoBrasil/status/1730357486891282834. Acesso em: 22 out. 2024.

KANEHMAN, Daniel. Rápido e Devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012

RODRIGUES,Junior Manoel Lopez. Nudge: Teoria e Prática.2020. Dissertação (Mestrado em Economia)- Centro Sócio-Econômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianoplis,2020.

WIKIPEDIA. Daniel Kahneman. Wikipedia, 2024. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Kahneman. Acesso em: 27 nov. 2024.





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