sábado, 13 de julho de 2024

Utilização de Realidade Aumentada na educação e desenvolvimento nas escolas

 

Utilização de Realidade Aumentada na educação e desenvolvimento nas escolas

KOWALSKI, Camile.


Resumo

Este artigo explora a aplicação da Realidade Aumentada (RA) na educação, com foco no projeto "Realidade Aumentada nas Escolas" da UFSC. A introdução destaca o potencial da RA para transformar o ensino ao tornar o aprendizado mais interativo e envolvente. O projeto da UFSC é descrito, enfatizando o desenvolvimento de materiais didáticos e a capacitação de professores. Em entrevista, o professor Marino explica como a RA facilita a visualização de conceitos complexos e promove um aprendizado ativo e ampliado, beneficiando significativamente a compreensão e o engajamento dos alunos. As funcionalidades da ferramenta e seu impacto positivo na educação são detalhadas, demonstrando a revolução que a RA está trazendo para o ambiente educacional.


Palavras-chave: realidade aumentada, tecnologia, aprendizado, estudos, interação.


Abstract

This article explores the application of Augmented Reality (AR) in education, focusing on the "Realidade Aumentada nas Escolas" project by UFSC. The introduction highlights AR's potential to transform learning by making it more interactive and engaging. The UFSC project is described, emphasizing the development of educational materials and teacher training. In an interview, Marino's teacher explains how AR facilitates the visualization of complex concepts and promotes active and expanded learning, significantly benefiting student understanding and engagement. The functionalities of the tool and its positive impact on education are detailed, showcasing AR's revolutionary effect on the educational environment.


Keywords: augmented reality, technology, learning, studies, interaction.


Introdução 

    A Realidade Aumentada (RA) tem emergido como uma das tecnologias mais promissoras na última década, oferecendo uma vasta gama de possibilidades de aplicação em diversos campos, incluindo a educação. No contexto brasileiro, autores como Tarouco et al. (2013) e Santos e Gomes (2017) destacam que a RA permite a sobreposição de elementos virtuais em um ambiente real, proporcionando uma experiência interativa e imersiva que pode transformar significativamente a forma como aprendemos e ensinamos. Esta tecnologia combina o mundo físico com o digital, criando novas maneiras de visualizar e interagir com informações que antes eram limitadas a livros, quadros-negros e telas de computador. Na educação, a Realidade Aumentada está revolucionando o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando ferramentas que tornam o aprendizado mais dinâmico, envolvente e eficaz.

    Uma das principais vantagens da Realidade Aumentada na educação é sua capacidade de tornar o aprendizado mais interativo. Em vez de os alunos serem meros receptores passivos de informações, a RA permite que eles se envolvam ativamente com o conteúdo. Segundo Tarouco et al. (2013), por exemplo, em uma aula de biologia, em vez de apenas ler sobre o sistema circulatório humano em um livro, os alunos podem usar um aplicativo de RA para visualizar um modelo 3D do coração e ver como o sangue flui através das diferentes câmaras e válvulas. Essa interação não apenas torna o aprendizado mais interessante, mas também ajuda os alunos a compreenderem conceitos complexos de maneira mais intuitiva e concreta.

    Além disso, a Realidade Aumentada pode personalizar o aprendizado, adaptando-se às necessidades e ao ritmo de cada aluno. Conforme Santos e Gomes (2017) ressaltam, com a RA, os materiais educativos podem ser ajustados para fornecer diferentes níveis de dificuldade ou diferentes tipos de apoio conforme necessário. Isso é particularmente útil em ambientes de aprendizado diversificados, onde os alunos têm diferentes estilos de aprendizado e diferentes níveis de compreensão. A RA pode oferecer suporte visual e auditivo adicional para alunos que precisam de mais ajuda, enquanto permite que outros avancem em um ritmo mais rápido. Esse nível de personalização é difícil de alcançar em uma sala de aula tradicional, mas a RA torna isso possível de maneira eficaz.

    A motivação e o engajamento dos alunos também são significativamente melhorados com o uso da Realidade Aumentada. Estudos como os de Sanches et al. (2015) têm mostrado que alunos que utilizam ferramentas de RA em suas aulas tendem a estar mais motivados e engajados com o conteúdo. A natureza interativa e imersiva da RA torna o aprendizado uma experiência mais divertida e menos monótona. Jogos educativos e simulações em RA podem transformar tarefas de aprendizado em desafios envolventes e recompensadores, aumentando o interesse dos alunos e sua disposição para aprender.

    Além dos benefícios para os alunos, a Realidade Aumentada também oferece vantagens significativas para os professores. Ferramentas de RA podem ser usadas para criar materiais de ensino mais ricos e variados, que podem ser facilmente atualizados e personalizados. De acordo com as observações de Silva et al. (2014), professores podem usar aplicativos de RA para demonstrar experimentos científicos, visualizações históricas ou simulações matemáticas, proporcionando uma compreensão mais profunda dos tópicos ensinados. A RA também pode facilitar a avaliação e o feedback, permitindo que os professores vejam como os alunos estão interagindo com os materiais e onde podem estar enfrentando dificuldades.

    A Realidade Aumentada está, portanto, transformando a educação ao tornar o aprendizado mais interativo, personalizado e motivador. Esta tecnologia oferece novas maneiras de visualizar e compreender informações, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos e proporcionando uma experiência de aprendizado mais envolvente. À medida que a tecnologia continua a evoluir, é provável que vejamos ainda mais inovações no campo da educação, com a RA desempenhando um papel central na criação de ambientes de aprendizado do futuro.


Projeto UFSC de Realidade Aumentada

    O projeto "Realidade Aumentada nas Escolas" (RA nas Escolas) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma iniciativa inovadora que visa integrar tecnologias educacionais avançadas no ensino de ciências em escolas públicas. Desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC) no campus Araranguá, o projeto busca transformar a experiência educacional por meio da realidade aumentada (RA).

    Os professores envolvidos no projeto são cuidadosamente treinados para utilizar as ferramentas de RA, assegurando que possam integrar essas tecnologias de forma eficaz em suas práticas pedagógicas. A capacitação dos docentes é uma prioridade, pois se reconhece que a proficiência tecnológica dos professores é crucial para o sucesso do projeto. Além disso, os professores colaboram ativamente no desenvolvimento e adaptação dos materiais didáticos, garantindo que estes atendam às necessidades específicas de suas turmas e disciplinas.


Figura 1: (A) Card escaneado no aplicativo Zappar. (B) Repositório de cartas de RA com acesso gratuito. (C) Seção com cartas de RA para uso e download.

Fonte: Recima, 2021.


    A ideia central do projeto é proporcionar uma experiência de aprendizagem mais interativa e envolvente, permitindo que os alunos visualizem e interajam com conteúdos de ciências de maneiras que não seriam possíveis com métodos tradicionais. Por exemplo, através da RA, os estudantes podem explorar modelos tridimensionais de moléculas, sistemas solares, e fenômenos físicos, facilitando uma compreensão mais profunda e intuitiva dos conceitos estudados.

    Entre os materiais desenvolvidos pelo projeto estão aplicativos de RA que podem ser acessados via dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Esses aplicativos oferecem uma variedade de conteúdos educacionais, desde modelos anatômicos até simulações de experimentos científicos. Além disso, o projeto disponibiliza guias e tutoriais para auxiliar os professores na implementação dessas tecnologias em sala de aula.


Figura 2: Cards em realidade virtual.

Fonte: FERREIRA, C. 2021


    Um exemplo de material criado é o aplicativo de RA para o ensino de biologia, que permite aos alunos visualizar o ciclo de vida de diferentes organismos em 3D, enriquecendo a aula com uma perspectiva visual e interativa. Outro destaque é o recurso de RA para física, onde os estudantes podem observar a interação entre forças e movimentos, proporcionando uma experiência prática que complementa a teoria aprendida.


Utilização dos materiais UFSC 

    Em uma entrevista recente, o professor Marino, um dos coordenadores do projeto "Realidade Aumentada nas Escolas" da UFSC, destacou as diversas funcionalidades e vantagens dessa tecnologia na educação. Marino explicou que a Realidade Aumentada (RA) permite a integração de elementos virtuais em um ambiente real, proporcionando uma experiência de aprendizado imersiva e interativa. Segundo ele, essa abordagem transforma a sala de aula, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente para os alunos.

    Marino comentou que uma das principais funcionalidades da ferramenta de RA desenvolvida pela UFSC é a facilidade com que os alunos podem visualizar e interagir com modelos tridimensionais de conceitos complexos. Por exemplo, no ensino de ciências, os alunos podem explorar a estrutura de moléculas, o funcionamento do sistema solar ou a anatomia do corpo humano em 3D. Isso permite uma compreensão mais intuitiva e aprofundada dos temas estudados, algo que dificilmente seria alcançado com métodos tradicionais.

    O professor enfatizou que a RA traz uma enorme facilidade no entendimento dos materiais didáticos. Os modelos 3D e as simulações interativas ajudam os alunos a visualizar processos e fenômenos de forma clara e detalhada, o que facilita a assimilação de conceitos complexos. Marino destacou que essa visualização ampliada é particularmente útil em disciplinas como biologia, física e química, onde a abstração de certos conceitos pode ser um desafio para muitos estudantes.

    Além de melhorar a visualização e a compreensão, a ferramenta de RA da UFSC também permite um aprendizado mais ativo. Marino explicou que, ao interagir diretamente com os modelos virtuais, os alunos se tornam participantes ativos no processo de aprendizagem, ao invés de meros receptores passivos de informação. Essa interação não só aumenta o engajamento dos alunos, mas também estimula a curiosidade e o pensamento crítico, competências essenciais no mundo atual.

    Por fim, Marino destacou que a Realidade Aumentada permite um entendimento ampliado das matérias. Através de simulações e visualizações detalhadas, os alunos conseguem explorar diferentes aspectos de um tema, observar variáveis em ação e realizar experimentos virtuais. Isso não só enriquece a experiência de aprendizado, mas também prepara os alunos para aplicar o conhecimento adquirido de forma prática e inovadora. A ferramenta de RA da UFSC, segundo Marino, está revolucionando a educação ao proporcionar um aprendizado mais profundo e significativo.


Referências

FERREIRA, C. et al. Realidade Aumentada como apoio ao ensino de Ciências. Research, Society and Development. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/download. Acesso em: 17 jun. 2024

RECIMA21. Curso RAFEC - Realidade aumentada facilitando o ensino das ciências: uma nova possibilidade ao professor. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/1797/1371. Acesso em: 17 jun. 2024

SANTOS, C. G., & Gomes, R. P. (2017). Realidade aumentada como ferramenta educacional: Uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Informática na Educação, 25(2), 51-68. DOI: 10.5753/rbie.2017.25.02.51

SANCHES, D. C., Fernandes, S. B., & Pinto, M. R. (2015). O impacto da realidade aumentada na motivação de estudantes do ensino fundamental. Revista de Educação, Ciência e Cultura (RECC), 20(3), 112-130. DOI: 10.18224/recc.v20i3.6075

SILVA, T. H., Lima, P. H., & Martins, A. L. (2014). Aplicações de realidade aumentada no ensino de ciências: Um estudo de caso no ensino médio. Revista Eletrônica de Educação, 8(2), 234-250. DOI: 10.14244/19827199981

TAROUCO, L. M. R., Machado, L. Z., & Gomes, A. S. (2013). Realidade aumentada no apoio ao ensino de geometria. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), 11(1), 1-9. DOI: 10.22456/1679-1916.39213

UFSC. Realidade Aumentada nas Escolas. Disponível em: https://raescolas.ufsc.br/#. Acesso em: 11 de jun. 2024


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