sábado, 29 de junho de 2024

AS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING NA CONTEMPORANEIDADE

 AS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING NA CONTEMPORANEIDADE: 

Redes Sociais e Virtuais  

Endiel Gabrielle Tribino Severo (21102432) 



 

As mídias sociais digitais desempenham um papel crucial na comunicação e no marketing na contemporaneidade. São e se tornaram ferramentas bastante poderosas para várias empresas e indivíduos que sempre se conectarem com seu público de maneira eficaz e personalizada. O artigo discute detalhadamente o papel das mídias sociais digitais como ferramentas de comunicação e marketing na contemporaneidade. A seguir pontuarei todos os pontos relevantes mostrados no artigo que escolhi.  

O objetivo do artigo basicamente é analisar de alguma forma como as mídias sociais vem contribuindo para a sociedade moderna como estratégias de comunicação e marketing, principalmente por meio do uso do Facebook e do Twitter. Como as estratégias de negócios estão se tornando cada vez mais dependentes das novas tecnologias e mídias sociais, que estão mudando a forma como as pessoas comunicam.  

As definições e conceitos são dadas por diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais 

As redes sociais são locais onde as pessoas se encontram para interagir, enquanto as mídias sociais são as grandes plataformas onde as pessoas conversam e compartilham informações em vários formatos, como fotos, mensagens e até mesmo vídeos.   

 A evolução das redes sociais começou com a pesquisa isolada das redes sociais. No entanto, com o desenvolvimento da internet, a pesquisa passou a se concentrar na interação entre pessoas. 

Características das Mídias Sociais (segundo Recuero, 2011) 

As mídias sociais são dinâmicas e oferecem constantes novidades e atualizações constantes para manter a fidelização dos usuários que conseguem ser muito mais criativos e passar essa criatividade para todas as pessoas que têm acesso a elas, permitindo a integração entre pessoas e engajamento coletivo, para que tenham uma conversação melhor e mais interessante e também facilitando os múltiplos fluxos de informação, gerando debates e discussões com diversidade de informações e fluxos de informações.  

Emergência de Redes Sociais e Capital Social Mediado as mídias sociais possibilitam a criação de novas formas de capital social e valores coletivos/individuais. 

Utilização e Impacto no Marketing 

As redes sociais são consideradas um novo espaço para negócios e mercado. Elas melhoram a compreensão do consumidor e facilitam a criação de estratégias de marketing menos intrusivas; isso é evidente no artigo sobre marketing em mídias sociais. Comparadas às mídias tradicionais, as campanhas de mídia social têm menos custos e oferecem vários canais para ações de marketing, como eletividade e custos. Os casos de sucesso mostram o uso eficaz das mídias sociais no marketing, enfatizando a importância de um planejamento estratégico.   

Considerações Finais 

As tecnologias e práticas comunicacionais estão em constante evolução, influenciando a cultura e os hábitos sociais principalmente nas mudanças e evoluções, as empresas ainda estão explorando o potencial das mídias sociais no Brasil, mas reconhecem seu valor para consolidar marcas e manter o relacionamento com clientes. 

As práticas de comunicação e marketing estão em constante evolução devido às tecnologias emergentes. As mídias sociais, em particular, desempenham um papel crucial, influenciando a cultura e os hábitos sociais. Empresas no Brasil e no mundo estão cada vez mais cientes da importância dessas ferramentas para consolidar suas marcas e manter um relacionamento ativo com seus consumidores. 

Em resumo, as mídias sociais digitais não são apenas plataformas de interação social, mas poderosos instrumentos de comunicação e marketing. Elas oferecem um alcance global, facilitam a personalização e segmentação de campanhas e proporcionam uma interação direta e imediata com o público. Para empresas que desejam se manter relevantes e competitivas, compreender e utilizar efetivamente essas ferramentas é fundamental. 

O artigo é uma revisão detalhada sobre como as mídias sociais têm se integrado nas estratégias de comunicação e marketing, oferecendo uma perspectiva teórica e prática sobre seu uso e impacto. 

 

Marques, M. R. M., & Saraiva, S. F. (2017). As mídias sociais digitais como ferramentas de comunicação e marketing na contemporaneidade: Uma reflexão teórica. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, v. XIX, n. 2, p. 1-18.

AMARAL, Luiz. A objetividade jornalística. Porto Alegre:Sagra, 1996 

Manoel Rocha Neto • Doutor e Mestre em Educação. Professor na Universidade Potiguar. E-mail: manupereira@unp.br 

 Laís Karla da Silva Barreto • Doutora em Estudos da Linguagem. Professora na Universidade Potiguar. E-mail: laisbarreto@gmail.com  

Lieda Amaral de Souza • Doutora em Tecnologia e Sistemas de Informação. Professora na Universidade Potiguar. E-mail: lieda.amaral@unp.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário