quarta-feira, 3 de maio de 2023

Os Impactos da IA e da Tecnologia na Educação

 Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Eduardo Nicoleite da Silva (22200527)








A tecnologia sempre esteve lado a lado com a humanidade. Desde o início da história, com a fabricação de ferramentas rudimentares para a sobrevivência, até hoje em dia, com nano-chips capazes de armazenar bilhões de dados, e outras milhares de tecnologias sendo inventadas a cada dia. Logo, é possível dizer que a tecnologia está em constante evolução junto com os seres humanos, sempre em busca de novas maneiras para resolver problemas ou atender as necessidades humanas. Uma dessas tecnologias que já mudou o jogo e irá mudar ainda mais é a inteligência artificial (a tal chamada IA). Uma das várias áreas que a IA pode e está fazendo a diferença é na educação.



    Há vários pontos positivos que a IA (e tecnologia em geral) trazem para a educação, sendo eles:

1. Acesso á informação: Com a internet, se tornou prática comum pesquisar todos os tipos de assunto nela, desde informações básicas do dia a dia até assuntos muito específicos. Com a IA, é possível que essa informação seja apresentada de uma maneira mais fácil de entender e de forma mais rápida e em qualquer momento, poupando tempo valioso na hora de pesquisar e de compreender (afinal, nem todos compreende a enorme quantidade de termos complexos!). 


2.  Personalização do Ensino: Uma grande parte do trabalho do professor é o acompanhamento individual com cada aluno, afinal de contas, cada pessoa é um ser humano diferente, que aprende em ritmos e maneiras diferentes, e pode ser difícil proporcionar a atenção que cada estudante merece em uma sala de aula cheia. Com a tecnologia e IA, é possível identificar os interesses e dificuldades de cada aluno e preparar aulas e atividades de acordo com essas informações.


3. Aulas mais dinâmicas e atraentes: Com o uso da tecnologia, é possível deixar a aula mais atrativa e interativa. Atividades em grupo podem ser organizadas para aumentar o engajamento da turma, como também pode ser usado para tirar várias dúvidas propostas pelos alunos, entre outras muitas possibilidades. Uma plataforma que pode proporcionar essa experiência é o Kahoot, onde os alunos podem responder perguntas pelos seus celulares e ver a resposta correta com o dispositivo do professor.


4. Aprimoramento na Rotina dos Professores: Não é dúvida que ser professor é uma tarefa difícil, são várias aulas para planejar, atividades para corrigir e alunos para acompanhar. Porém, com a tecnologia é possível automatizar e melhorar esse processo. Com atividades on-line, é possível que a correção seja feita pelo próprio site ou aplicativo, com várias opções de dados para o professor analisar, como as questões específicas que os alunos apresentam maior dificuldade. Também é bom notar a presença de slides, que ao invés do professor ter que escrever as mesmas coisas várias e várias vezes, basta fazer os slides uma vez e está pronto pra ser usado por muitas aulas.

    Outro Fator necessário de se considerar é o que os professores acham desse aumento da presença da tecnologia no aprendizado de seus estudantes. O Ser Humano, em sua natureza, é contrário á mudança, preferindo ficar com o a segurança do conhecido ao invés da incerteza do novo. Logo, seria possível pensar que os professores poderiam ser contra essas mudanças

    Porém, esse não é um caso. De acordo com uma pesquisa feita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com outras organizações, foram entrevistados mais de 4.000 professores da rede pública sobre suas opiniões sobre o uso de tecnologia na sala de aula. Dentre os diversos pontos abordados na pesquisa (cujo vídeo pode ser visualizado aqui ou logo abaixo), estão o qual o impacto positivo para o aluno e como os professores enxergam a tecnologia.


    Dos entrevistados, 34% afirmaram que o uso da tecnologia em sala de aula aumentou a motivação de seus alunos, enquanto 17% afirmam que aumentou as habilidades cognitivas ou a habilidade de buscar motivação. Além disso, 11% afirmam que u uso da tecnologia aumentou o desempenho escolar dos estudantes. Além disso, quando perguntados sobre a relevância do uso dessa tecnologia, 88% afirma que amplia a possibilidade de colaboração com os colegas, 94% Ajuda a incorporar novos métodos de ensino e 96% afirmam que o uso da tecnologia em sala de aula amplia as suas habilidades como professores
    
    
Todavia, nem tudo é flores. Como todas as coisas, o uso exagerado ou não bem planejado delas pode acabar causando mais bem do que mal, por isso é importante ter um bom conhecimento da tecnologia que irá ser implementada na sala de aula. Veja abaixo alguns dos possíveis pontos contra sobre a tecnologia:

1. Distração dos Alunos: Em um mundo tão conectado, em que alguma busca curiosa, 'update' nas redes sociais e jogos estão apenas á um clique de distância, muitas pessoas encontram dificuldades em manter o foco. A atenção é algo que vem ficando cada vez mais escasso em sala de aula, sendo necessário foco e regulamentação de ambas as partes.

2. Qualidade das Informações: Com o equivalente á milhões de livros em informação disponíveis na internet em meros instantes, ficamos acomodados com a praticidade de ter a informação na nossa frente que esquecemos de verificar a confiabilidade dela. Afinal de contas, ferramentas de busca e IA geralmente apresentam em um primeiro instante a opção mais popular, que nem sempre é a correta ou que tem fontes suficientes para poder ser usada e divulgada. Por isso, é sempre importante verificar a veracidade da informação e de onde ela vem.

3. Facilidade no Plágio: Com a abundância de respostas e resoluções na internet, não é difícil achar uma que lhe encaixe e usar essa para responder suas atividades e questões. Com a Inteligência Artificial, a situação piorou, são capazes de criar textos inteiros que são extremamente difíceis de identificar a cópia;

4. Falta de Desenvolvimento de Habilidades Essenciais: Com tanta tecnologia pronta para facilitar a nossa vida, podemos ficar confortáveis demais e esquecermos como as coisas realmente deveriam ser feitas. Olhar os slides ao invés de ler o livro. Usar a calculadora no lugar de realizar a conta. Pegar a resposta direto da internet. Contar com IA para realizar seus textos. Auxílios demais podem significar uma falta de capacidade de realizar tais ações sozinho. Nem sempre você vai estar com suas ferramentas em mãos, e ficar sem fazer nada enquanto elas não voltam não é uma opção.



    A Tecnologia nós da opções de atingir as mais variáveis coisas. Conhecimento, praticidade e facilidade são apenas algumas delas. Afinal de contas, esse é o objetivo da tecnologia, melhorar a vida humana. Porém, devemos estar atentos para não depender demais nela. Com ou sem ela, o mundo continua rodando, e nós devemos andar com ele para não ficarmos para trás. Com o uso consciente, planejado e regulamentado da tecnologia, podemos usufruir dos benefícios enquanto minimizamos as desvantagens que elas trazem, caminhando para uma sociedade mais conectada e tecnologicamente consciente, melhorando a vida de todos.







Referências: 

https://blog.flexge.com/tecnologia-sala-de-aula-vantagens-desvantagens/

https://activesoft.com.br/blog/inteligencia-artificial-na-educacao/

https://www.sinesp.org.br/noticias/educacao-na-midia/16224-5-cuidados-com-o-uso-da-inteligencia-artificial-na-educacao#:~:text=Aten%C3%A7%C3%A3o%20com%20o%20uso%20da,ampliando%20as%20frentes%20de%20conhecimento

https://www.todospelaeducacao.org.br/tecnologia/

https://www.youtube.com/watch?v=X_PAH5RspqQ&t=2s






 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário