quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Big Data o futuro dos Dados

    A utilização de dados Big Data está se tornando uma aliado cada vez mais forte de empresas e industrias dia após dia, pois elas estão constantemente buscando alguma vantagem sobre a concorrência, e por meio desses dados elas buscam de forma mais aprofundada novas informações.

    Devido ao avanço da informática a procura pela extração de informações de uma grande base de dados vem crescendo. E nesse ponto que entro a Big Data, como uma nova onda de tecnologia e arquitetura que busca dar valor e sentido a esta nova base de dados, ou seja, ela busca filtrar essa massiva quantidade de dados de forma objetiva, veloz e assertiva e transforma-las em informações importantes e valiosas para a gestão dos negócios.

https://www.harbor.com.br/harbor-blog/2018/08/02/qual-e-o-papel-do-big-data-na-industria-4-0/

    "Tão importante quanto gerar informação é a capacidade de processamento de dados volumosos em alta velocidade. Isso se comprova pelo fato de que , nas últimas décadas, presenciamos o desenvolvimento de supercomputadores que atendam essa necessidade: quanto mais a tecnologia foi penetrando no meio social, mais informações as pessoas foram gerando e consumindo."  Volpato, Rufino e Dias (2014,pg 5)

    O uso de dados Big Data vem se tornando a cada dia um forte aliado das empresas que buscam passar na frente de sua concorrência, utilizando de maneira mais aprofundada as informações do mundo digital.

    Essa analise de dados por meio do Big Data possui um conjunto de ferramentas e softwares criados para otimizar a analise, a fim de obter insights que podem levar as organizações a obterem melhores decisões e direções estratégicas de negócio. Vale lembrar que para obter bons resultados é necessário ter em sua base bons dados coletados.

    Essa base de dados pode ser obtida e estruturada por diversos meios como: registros de call center, postagens de redes sociais e blogs, dados de Customer Relationship Management, balanços patrimoniais e administrativos, assim como os chamados sentimentos das redes sociais, que nada mais são do que opiniões sobre, produtos, marcas, etc. existentes em posts ou mensagens de redes sociais.

    Dados assim facilitam a descoberta de informações que estão muito além daquelas obtidas em relatórios sobre os dados existentes e produzidos por uma empresa.

    A analise Big Data está pautada em 5 pilares (5 Vs): volume, variedade, velocidade, veracidade e valor.

- Volume: Diz respeito a quantidade de informação;
- Variedade: Diz respeito a grande variedade de informação;
- Velocidade: Diz respeito a agilidade com que os dados são produzidos;
- Veracidade: Refere-se a autenticidade dos dados;
- Valor: É referente ao valor dos dados que são extraídos


    Quando se fala de projetos Bid Data, o principal foco deve ser em definir-se bem a estratégia para a extração de valor através dos dados analisados, ou seja, ter objetivos claros e metas do que se deseja obter e reconhecer.

    A tecnologia Big Data pode ser implementada em varias rotinas de um negócio e é capaz de alavancar a estrutura de gestão de uma empresa. No entanto é importante frisar que apesar de um excelente aliado na produção de informações para a empresa é a gestão dos dados que fará com que a efetividade da vantagem competitiva aconteça.

Referencia Bibliográfica: MACHADO, Felipe Nery Rodrigues. Big Data: o futuro dos dados e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2018. 230 p. Disponível em:
https://books.google.com.br/books hl=ptBR&lr=lang_pt&id=2LdiDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=big+data&ots=-
4iQCc9iT7&sig=Q6g-0HaECpjjgpDJW_IFWfvbrzk#v=twopage&q&f=false. Acesso em: 10 out.
2022.

Aluno: Tales Salinas Rozo






Nenhum comentário:

Postar um comentário