domingo, 13 de fevereiro de 2022

Uso das Redes sociais em complemento a educação

Nome: Junior Roberto da Silva

Matrícula: 17200742

Disciplina: Redes sociais e virtuais



Uso das Redes sociais em complemento a educação


    Fonte: Noticias EAD

    O grande crescimento da tecnologia nas últimas décadas possibilitou que as pessoas tivessem acesso à internet, e consequentemente um maior acesso a diversas informações, e uma maior facilidade das pessoas interagirem mesmo a distância devido as redes sociais, com isso é possível perceber que as redes sociais empaquetaram e ainda empaqueta a sociedade como um todo.

    De acordo com o site Wakke 62% dos brasileiros utilizam as redes sociais, com isso é possível perceber mais da metade da população brasileira utiliza as redes sociais, isso possivelmente potencializado devido as ofertas das operadoras de telefonia móvel de planos que oferecem acesso a redes sociais sem desconto dos planos de dados. Porem quando se trata de redes sociais relacionadas à educação tradicionalmente é vista como algo que tira o foco e a concentração nas aulas, porém como é possível perceber com o isolamento social causado pelo avanço da covid-19 nos últimos 2 anos, as redes sociais em conjunto com os ambientes virtuais de aprendizagem, se mostraram ferramentas complementares para uma maior interação e comunicação, como podemos usar como exemplo nesta disciplina que utiliza o facebook como uma ferramenta complementar ao Moodle.

    Esse artigo se proponha a apresentar as principais redes sociais e ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), e mostrar principais ferramentas voltadas para educação que as redes sociais disponibilizam para seus usuários.


Redes Sociais




Nesta serão apresentadas as principais redes sociais utilizadas no Brasil, contando um pouco de história e suas características e quais as ferramentas disponibilizam voltadas para educação.

  • Facebook

    O facebook é uma das maiores redes sociais do mundo, pertencendo ao grupo meta, como principal ferramenta voltada para educação na rede social, pode-se destacar á possibilidade de criar grupos com que junte alunos e professores, possibilitando uma maior facilidade de compartilhar notícias e eventos com todos os agentes envolvidos.

    O vídeo abaixo conta de forma mais detalhada a criação do facebook.



  • Youtube

    O Youtube é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos da atualidade, por possuir uma grande variedade de conteúdos, a plataforma de vídeos criou as ferramentas Youtube EDU e aprender que são ferramentas que busca filtrar os conteúdos voltados para aprendizagem e educação.

    O vídeo abaixo conta de forma mais detalhada a criação do Youtube.



  • WhatsApp

    O WhatsApp é o aplicativo mensageiro mais popular para smartphones, ele pertence ao mesmo grupo dono do Facebook o grupo meta, todo o aplicativo em si é uma ferramenta que pode ser utilizada em favor à educação, já que o mesmo possibilita a criação de grupos para interação entre alunos e professores, aonde assim como no facebook pode-se compartilhar notícias, vídeos, entre outras coisas.

    O vídeo abaixo conta de forma mais detalhada a criação do WhatsApp.



  • Telegram

    O Telegram é um aplicativo similar ao WhatsApp, porém como principal diferencial está a capacidade de criação de grupos muitos maiores em comparação ao WhatsApp, ainda possuindo á possibilidade de criar bots para responder perguntas frequentes nos grupos.

    O vídeo abaixo conta de forma mais detalhada a criação do Telegram.



Ambientes virtuais de aprendizagem


    Os ambientes virtuas de aprendizagem são ambientes que possuem ferramentas desenvolvidas exclusivamente para educação, aonde os alunos vão ter acesso, por exemplo, à aulas em vídeo (Gravadas e ao vivo), fóruns para tirar dúvidas e realizar atividades, bibliotecas virtuais com livros e artigos digitais disponíveis para download. Dentre os principais ambientes virtuais de aprendizagem temos o Google for Educacion, Hortmart, Udemy, Canvas, Khan academy e Moodle.

    Cabe ressaltar que entre os ambientes virtuais de aprendizagem vai possuir suas peculiaridades, sendo alguns de fácil modularidade para oque o professor adaptar o ambiente virtual de acordo com a sua necessidade, já outros ambientes virtuais de aprendizagem vão ser sistemas de aprendizagem fechados aonde não é possível modificar as ferramentas.

    A utilização das redes sociais em conjunto com os ambientes virtuais de aprendizagem é uma ferramenta muito eficaz podemos utilizar como exemplo está disciplina aonde o uso do grupo de facebook possibilita que se discuta notícias relacionadas ao tema da disciplina, e também a utilização do grupo no WhatsApp para enviar informações como datas de atividades, que através do aplicativo torna o conhecimento das informações de forma muito mais rápida, em comparação por exemplo ao fórum de notícias do Moodle.


Bibliografia


EDUCADOR DO FUTURO. O que é Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? 2021. Disponível em: https://educadordofuturo.com.br/tecnologia-na-educacao/ambiente-virtual-de-aprendizagem/. Acesso em: 10 fev. 2022.


WAKKE. Redes sociais na educação: entenda como utilizar de maneira assertiva. Entenda como utilizar de maneira assertiva. 2019. Disponível em: https://wakke.co/redes-sociais-na-educacao-entenda-como-utilizar-de-maneira-assertiva/#:~:text=As%20redes%20sociais%20usadas%20na,de%20interesse%2C%20como%20o%20financeiro.. Acesso em: 09 fev. 2022.


UNIMESTRE. YouTube EDU: dicas de canais para auxiliar nas aulas on-line. Dicas de canais para auxiliar nas aulas on-line. 2020. Disponível em: https://www.unimestre.com/youtube-edu-dicas-de-canais-para-auxiliar-nas-aulas-on-line/. Acesso em: 10 fev. 2022.


CLARO, Marcelo. Rede social infantil reúne jogos e conteúdo educacional. 2016. Disponível em: https://www.noticiasead.com.br/noticias/1416-rede-social-infantil-reune-jogos-e-conteudo-educacional. Acesso em: 08 fev. 2022. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário