quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

MARKETING DE AFILIADOS: conhecendo sobre.

  

Universidade Federal de Santa Catarina

Nome: Edilene Pauli Wilvert

Disciplina: Redes Sociais e Virtuais


MARKETING DE AFILIADOS: conhecendo sobre.

    Uma das oportunidades de crescimento que o meio digital proporciona é através do Marketing de afiliados. Ele tem origem nos anos 90, a partir de uma iniciativa da Amazon. A ideia é divulgar um produto de uma empresa e em troca receber uma comissão pela venda realizada, como pagamento pelo marketing feito.


    Basicamente, quando temos um representante comercial divulgando um ou mais produtos e ganhando comissão pelas suas vendas, é o mesmo papel que um afiliado faz, mas de forma totalmente online.

 

Fonte: Ferreira, 2020.


Na prática, funciona da seguinte maneira: uma empresa X  lança um produto na internet. Para ajudar na divulgação, ela contrata afiliados que podem divulgar o produto nas redes sociais. Quando um cliente faz a compra através da divulgação de um afiliado, um link personalizado é utilizado na transação, que é utilizado para metrificar e estipular quanto aquela pessoa vai receber pela divulgação.


    Marketing de afiliados é uma excelente maneira de gerar receita, testar ideias e ter um negócio digital. Para entender melhor, é necessário saber que existem pelo menos 3 grupos que compõem a estratégia: os produtores (ou vendedores), afiliados e clientes.


    O produtor é aquele  que “cria um produto” e procura por plataformas de afiliados para fazer a divulgação do mesmo com foco e impulsionar as vendas. O afiliado, por sua vez, é o “representante comercial online”, que divulga um produto, serviço ou marca para diversas pessoas. Ele pode divulgar mais de um produto e utilizar inúmeras plataformas. Já o cliente é aquele que ao conhecer a oferta divulgada pelo afiliado, compra o que o produtor oferece.


APLICANDO O MARKETING DE AFILIADOS

Fonte: AZEVEDO, 2019.


Para aplicá-lo podem ser utilizados diversos canais para divulgar um produto:

  • Site ou blog

Ter um site ou blog permite ter total controle sobre o que vai vender e de que forma acontecerá. Deve-se trabalhar com marketing de conteúdo para ter uma estratégia de produção de conteúdo focada em atrair e fidelizar potenciais clientes. É muito importante investir em anúncios nos canais onde o seu público está, seja nas redes sociais ou no próprio Google, por isso é fundamental conhecer seu público-alvo.


  • Redes sociais

Aqui você usa a sua rede de contatos e exerce sua influência sobre os seus seguidores nas suas redes sociais. Ao criar anúncios e segmentar o público, de acordo com o perfil do seu público-alvo, você consegue alcançar as pessoas certas e atrair um público mais qualificado. As principais redes sociais utilizadas com a finalidade de divulgar produtos e serviços são Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.


  • E-mail Marketing

Depois de atrair os seus clientes potenciais pelas redes sociais é fundamental levar informações sobre os produtos que você vende. O e-mail marketing atua como uma ferramenta muito eficaz no marketing digital que se usada da maneira certa garante ótimos resultados.


Para construir essa jornada, muitos afiliados recorrem a plataformas de afiliados, como a Hotmart e Monetizze, para venderem seus produtos no sistema de comissionamento da plataforma. A Hotmart é uma das maiores plataformas de marketing de afiliados, reunindo mais de 1,3 milhão de usuários e é focada na venda de cursos. A Monetizze, por sua vez, é uma plataforma que permite realizar a gestão completa das métricas,fazendo a transação de cerca de R$100 milhões por mês em produtos físicos e digitais. A Eduzz também é uma plataforma  focada em produtos digitais, com ferramentas que permitem identificar e tentar recuperar aquele cliente que abandonou o carrinho, garantindo maior conversão para o afiliado.


MODELOS DE COMISSÕES


Independente do  modelo de comissão escolhido, é importante que produtor e vendedor estabeleçam um contrato onde todas as condições fiquem realmente claras. Aqui temos uma relação dos principais tipos:


1 – Custo por venda – O afiliado recebe uma comissão sobre as vendas geradas a partir do seu link. O percentual pode variar de acordo com os critérios de cada empresa ou marca. A vantagem desse modelo é que o afiliado não é responsável pelo resultado final, mas são necessários milhares de cliques em anúncios para receber uma quantia expressiva.


2 – Custo por ação – Aqui, o pagamento é feito quando o usuário realiza uma ação específica, geralmente o fechamento da venda quando o produto é faturado. Esta ação também pode ser um preenchimento de cadastro, download de e-book, inscrição em Webinar, entre outros.


3 – Custo por clique – Os cliques no link do afiliado, independentemente da plataforma usada para divulgar (site, blog, redes sociais, email…), rendem uma comissão fixa, paga a partir de critérios estabelecidos pela empresa ou marca (a cada x cliques, por exemplo, ou por período).


4 – Custo por mil impressões – O CPM é baseado em um valor fixo, criado pelo anunciante, que fará o pagamento sempre que o anúncio atingir mil visualizações no blog do afiliado.


5 – Custo por Lead – O custo por Lead tem relação com o custo por ação. Mas para gerar a comissão, o Lead deve ser validado pela empresa ou marca seguindo critérios de qualidade do contato obtido.


6 – Custo por formulário – A empresa ou marca remunera o afiliado pela quantidade de formulários preenchidos gerados pelos canais digitais dele.  



Fonte: Azevedo, 2019.


Para evitar problemas com os clientes sobre os produtos divulgados, é sempre bom ter mente algumas regras básicas:


  • Indique produtos que você confia e usa.

  • Mantenha sempre a coerência. Divulgue produtos do ramo em que você atua.

  • O produto tem que realmente beneficiar sua audiência, ser do perfil de quem te acompanha.

  • Não venda nada que você mesmo não compraria. Lembre-se que será seu nome que sofrerá as consequências da divulgação de um produto ruim.


REFERÊNCIAS


AZEVEDO, Rafaela. Marketing digital e marketing de afiliados - o guia completo. 2019.

 Disponível em: https://trinteimudei.com/marketing-digital-e-marketing-de-afiliados/. Acesso em: 27 jan 2022.

BORJA, Leonardo. O que é Marketing de Afiliados e como você pode ganhar dinheiro com isso? 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-de-afiliados/.  Acesso em: 26 jan 2022.

CARVALHO, Henrique. Marketing de afiliados: como gerar receita para seu negócio digital através de produtos de terceiros. 2020. Disponível em: https://viverdeblog.com/marketing-de-afiliados/. Acesso em: 27 jan 2022. 

FERREIRA, Nanda. Adsense ou marketing de afiliados, qual é o melhor para ganhar dinheiro? 2020. Disponível em: https://www.simplesbellablog.com/2020/02/google-adsense-vs-marketing-de-afiliados.html. Acesso em: 27 jan 2022.

MARKETING DIGITAL. Marketing de Afiliados: o que é, como funciona e dicas para começar! 2021.  Disponível em: https://www.mlabs.com.br/blog/marketing-de-afiliados/ Acesso em: 26 jan 2022.

RESULTADOS DIGITAIS. Como começar no Marketing de Afiliados e ganhar dinheiro e benefícios. 2021. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/blog/como-comecar-no-marketing-de-afiliados/Acesso em: 27 jan 2022.



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