quinta-feira, 19 de agosto de 2021

O QUE SÃO AS “EDTECHS” E COMO ESSE MODELO DE STARTUP VEM INOVANDO A EDUCAÇÃO?

Aluna: Gabriela de Freitas Ferreira

Turma: Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Matrícula: 17205800


O QUE SÃO AS “EDTECHS” E COMO ESSE MODELO DE STARTUP VEM INOVANDO A EDUCAÇÃO?

Pandemia acelerou a adoção de tecnologias aplicadas à pedagogia e deu impulso às startups da área de educação 

A COVID-19 provocou impactos relevantes na economia dos países. Alguns setores enfrentaram consequências mais expressivas do que outros, contudo, em termos gerais, a maioria dos segmentos teve retração no crescimento. Com o isolamento social veio a queda brutal na atividade econômica. Apenas as atividades tidas como essenciais puderam continuar funcionando. Nesse contexto, escolas foram fechadas, com aulas presenciais suspensas, enquanto as empresas que desenvolvem tecnologias educacionais tiveram um ano singular, pois a pandemia fez com que a educação a distância passasse para uma necessidade.

O termo Edtech surge do acrônimo das palavras Education e Technology e traduzido, significa Educação e Tecnologia. As Startups de Educação, denominadas Edtechs, possuem base tecnológica e operam a partir do conhecimento disponível internamente, que se traduz por intermédio da experiência das equipes e externamente, por meio de redes de troca de conhecimentos com seus stakeholders (CASTELLS, 2000; SOETANTO & GEENHUIZEN, 2005; CHESBROUGH, 2007).

Quando a pandemia começou, escolas e faculdades se viram obrigadas a, do dia para a noite, descobrir como educar seus alunos de maneira 100% online. Desta forma, estudantes, pais e professores, tiveram que se adaptar para o uso das tecnologias digitais na educação. De acordo com pesquisa realizada pela Future Education sobre o impacto do coronavírus no ecossistema de inovação de aprendizagem no Brasil, 49,4% das escolas contrataram uma ou mais soluções da edtechs para apoiar o processo de ensino e aprendizagem nesse período.

 

O mercado das EDTechs

Khan Academy, Udacity e Cousera são nomes familiares de iniciativas que já fazem parte do vocabulário de muitas pessoas que buscaram estudar através de plataformas digitais, mas por incrível que possa parecer, muitas pessoas não sabem que essas iniciativas são denominadas Startups EdTech.

Segundo estudo nacional (“Mapeamento Edtech - Investigação sobre as startups de tecnologia educacional - 2020) da Associação Brasileira de Startup (abstartup), o país registrou 559 startups de EdTech. Isso representa um aumento de 23% em relação à coleta de dados em 2018. A maioria deles está localizada na Região Sudeste. O estado de São Paulo abriga cerca de 35% deles.Em relação aos perfis, 61% das empresas oferecem Software como Serviço (SaaS). Além disso, mais de 70% atendem à educação básica, dos quais 48% atendem ao ensino fundamental e médio. Além disso, cerca de 22% atendem ao setor de educação infantil. Além disso, nos últimos dois anos tivemos um aumento de 23% no número de Edtechs que começaram seus negócios no Brasil.

 

Fonte: Blog DOT.Group

Inovação na Educação

É inegável que a educação representa um dos principais setores da economia e foco de atenção no mundo todo. Temos diversos exemplos mundiais em que o desenvolvimento do país - considerando aspectos sociais e econômicos - foi positivamente impactado pelo investimento na educação e formação de indivíduos cada vez mais qualificados em habilidades técnicas e socioemocionais.

Segundo Bruno Oliveira, fundador e CEO da EDTech Explicaê, o diferencial do negócio é o investimento em um formato diferente do que é usado na sala de aula. “O processo de aprendizagem digital é outro. Nossas videoaulas são curtas, de sete a 10 minutos de duração, para que o aluno tenha uma sensação de que está evoluindo no conhecimento”, diz Oliveira. “Outro ponto é que as aulas são leves, divertidas e interativas. É uma linguagem conectada com o jovem, parecida com a de um youtuber.”

 De modo geral, essas empresas investem em softwares personalizados, plataformas online, ferramentas de gamificação, simuladores de RV, aplicativos e outras tecnologias que transformam o ensino-aprendizagem.Para além da facilidade nos estudos, as edtechs procuram criar soluções que engajam alunos, contribuindo para superar as estatísticas deficitárias da educação no Brasil.

Com a crescente adoção do modelo Edtechs das startups, podemos notar o diferencial nas metodologias para o estudo, pois segundo Almeida (2010, p.57), “estamos falando de diferentes tecnologias digitais, portanto de novas linguagens, que fazem parte do cotidiano dos alunos e das escolas.” Outros fatores que estimula esse mercado são as mudanças de necessidades e requisitos no mercado de trabalho, na carência do desenvolvimento das soft skills, habilidades que serão diferenciais cada vez mais buscados na educação corporativa. Jimenez, King e Tan (2012) classificam as Soft Skills como muito importantes no ambiente de trabalho moderno, pois podem auxiliar no atendimento às demandas apresentadas pela expansão tecnológica, pela mudança organizacional estrutural, integração de negócios geograficamente dispersos em redes de produção globais, além da necessidade de acompanhar os avanços tecnológicos e responder aos novos desenvolvimentos do mercado.


Referências

ALMEIDA, M. E. (2010). Revista Gestão Escolar. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/627/maria-elizabeth-de-almeida-falasobre-tecnologiana-sala-de-aula. Acesso em 05 Ago. 2021.

Edtech de conteúdo para Enem e outros vestibulares cresce 197%. Pequenas Empresas Grandes Negócios. Disponível em: <https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2021/05/edtech-de-conteudo-para-enem-e-outros-vestibulares-cresce-197.html>. Acesso em: 10 Ago. 2021.

JIMENEZ, Emmanuel; KING, Elizabeth; TAN, Jee-Peng. Making the grade. Finance & Development. Washington, D.C/USA .V.49, n.1, p. 12-14, Mar 2012. Disponível em: http://www.imf.org/external/pubs/ft/fandd/2012/03/jimenez.htm. Acesso em: 10 Ago. 2021.

 Mapeamento Edtech. Abstartups. Disponível em: <https://abstartups.com.br/mapeamentos-edtech/>. Acesso em: 10 Ago. 2021.

Mapeamento EdTech 2019: Investigação sobre as startups de tecnologia educacional no Brasil. Associação Brasileira de Startups e Centro de Inovação para a Educação. 2020.

PHILLIPS, R. G. Technology Business Incubators: How Effective as Technology Trasnfer Mechanisms? Technology in Society, 299-316, 2002. TUMELERO, C.; SANTOS, S. A.; MARINS, C.; CARNAÚBA, A. C. Estudo do conhecimento em empresas de base tecnológica incubadas: proposição de um modelo conceitual integrativo. Revista Gestão & Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 1-15 jan./jul. 2011.


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