Aluna: Gabriela de Freitas Ferreira
Turma: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Matrícula: 17205800
O QUE SÃO AS “EDTECHS” E COMO ESSE MODELO DE STARTUP VEM INOVANDO A EDUCAÇÃO?
Pandemia acelerou a adoção de tecnologias aplicadas à pedagogia e deu impulso às startups da área de educação
A COVID-19
provocou impactos relevantes na economia dos países. Alguns setores enfrentaram
consequências mais expressivas do que outros, contudo, em termos gerais, a
maioria dos segmentos teve retração no crescimento. Com o isolamento social
veio a queda brutal na atividade econômica. Apenas as atividades tidas como
essenciais puderam continuar funcionando. Nesse contexto, escolas foram
fechadas, com aulas presenciais suspensas, enquanto as empresas que desenvolvem
tecnologias educacionais tiveram um ano singular, pois a pandemia fez com que a
educação a distância passasse para uma necessidade.
O termo
Edtech surge do acrônimo das palavras Education e Technology e traduzido,
significa Educação e Tecnologia. As Startups de Educação, denominadas Edtechs,
possuem base tecnológica e operam a partir do conhecimento disponível
internamente, que se traduz por intermédio da experiência das equipes e
externamente, por meio de redes de troca de conhecimentos com seus stakeholders
(CASTELLS, 2000; SOETANTO & GEENHUIZEN, 2005; CHESBROUGH, 2007).
Quando a
pandemia começou, escolas e faculdades se viram obrigadas a, do dia para a
noite, descobrir como educar seus alunos de maneira 100% online. Desta forma, estudantes,
pais e professores, tiveram que se adaptar para o uso das tecnologias digitais
na educação. De acordo com pesquisa realizada pela Future Education sobre o
impacto do coronavírus no ecossistema de inovação de aprendizagem no Brasil,
49,4% das escolas contrataram uma ou mais soluções da edtechs para apoiar o
processo de ensino e aprendizagem nesse período.
O mercado
das EDTechs
Khan
Academy, Udacity e Cousera são nomes familiares de iniciativas que já fazem
parte do vocabulário de muitas pessoas que buscaram estudar através de
plataformas digitais, mas por incrível que possa parecer, muitas pessoas não
sabem que essas iniciativas são denominadas Startups EdTech.
Segundo estudo nacional (“Mapeamento Edtech - Investigação sobre as startups de tecnologia educacional - 2020) da Associação Brasileira de Startup (abstartup), o país registrou 559 startups de EdTech. Isso representa um aumento de 23% em relação à coleta de dados em 2018. A maioria deles está localizada na Região Sudeste. O estado de São Paulo abriga cerca de 35% deles.Em relação aos perfis, 61% das empresas oferecem Software como Serviço (SaaS). Além disso, mais de 70% atendem à educação básica, dos quais 48% atendem ao ensino fundamental e médio. Além disso, cerca de 22% atendem ao setor de educação infantil. Além disso, nos últimos dois anos tivemos um aumento de 23% no número de Edtechs que começaram seus negócios no Brasil.
Inovação na
Educação
É inegável
que a educação representa um dos principais setores da economia e foco de
atenção no mundo todo. Temos diversos exemplos mundiais em que o
desenvolvimento do país - considerando aspectos sociais e econômicos - foi
positivamente impactado pelo investimento na educação e formação de indivíduos
cada vez mais qualificados em habilidades técnicas e socioemocionais.
Segundo Bruno
Oliveira, fundador e CEO da EDTech Explicaê, o diferencial do negócio é o
investimento em um formato diferente do que é usado na sala de aula. “O
processo de aprendizagem digital é outro. Nossas videoaulas são curtas, de sete
a 10 minutos de duração, para que o aluno tenha uma sensação de que está
evoluindo no conhecimento”, diz Oliveira. “Outro ponto é que as aulas são
leves, divertidas e interativas. É uma linguagem conectada com o jovem,
parecida com a de um youtuber.”
Com a crescente adoção do modelo Edtechs das startups, podemos notar o diferencial nas metodologias para o estudo, pois segundo Almeida (2010, p.57), “estamos falando de diferentes tecnologias digitais, portanto de novas linguagens, que fazem parte do cotidiano dos alunos e das escolas.” Outros fatores que estimula esse mercado são as mudanças de necessidades e requisitos no mercado de trabalho, na carência do desenvolvimento das soft skills, habilidades que serão diferenciais cada vez mais buscados na educação corporativa. Jimenez, King e Tan (2012) classificam as Soft Skills como muito importantes no ambiente de trabalho moderno, pois podem auxiliar no atendimento às demandas apresentadas pela expansão tecnológica, pela mudança organizacional estrutural, integração de negócios geograficamente dispersos em redes de produção globais, além da necessidade de acompanhar os avanços tecnológicos e responder aos novos desenvolvimentos do mercado.
Referências
ALMEIDA, M.
E. (2010). Revista Gestão Escolar. Disponível em:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/627/maria-elizabeth-de-almeida-falasobre-tecnologiana-sala-de-aula.
Acesso em 05 Ago. 2021.
Edtech de
conteúdo para Enem e outros vestibulares cresce 197%. Pequenas Empresas Grandes
Negócios. Disponível em:
<https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2021/05/edtech-de-conteudo-para-enem-e-outros-vestibulares-cresce-197.html>.
Acesso em: 10 Ago. 2021.
JIMENEZ,
Emmanuel; KING, Elizabeth; TAN, Jee-Peng. Making the grade. Finance
& Development. Washington, D.C/USA .V.49, n.1, p. 12-14, Mar 2012. Disponível em:
http://www.imf.org/external/pubs/ft/fandd/2012/03/jimenez.htm. Acesso em: 10 Ago.
2021.
Mapeamento Edtech. Abstartups. Disponível em:
<https://abstartups.com.br/mapeamentos-edtech/>. Acesso em: 10 Ago. 2021.
Mapeamento
EdTech 2019: Investigação sobre as startups de tecnologia educacional no
Brasil. Associação Brasileira de Startups e Centro de Inovação para a Educação.
2020.
PHILLIPS, R. G. Technology Business Incubators: How
Effective as Technology Trasnfer Mechanisms? Technology in Society, 299-316, 2002. TUMELERO, C.; SANTOS, S. A.;
MARINS, C.; CARNAÚBA, A. C. Estudo do conhecimento em empresas de base
tecnológica incubadas: proposição de um modelo conceitual integrativo. Revista
Gestão & Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 1-15 jan./jul. 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário