Aluno: Willy Bangakosa Biti
Matrícula: 17150637
Influência das Redes e Mídias Sociais na Educação
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é uma das grandes transformações de nossas sociedades contemporâneas.Eles se tornaram um dos sinais distintivos da modernidade e estão presentes em todos os setores da sociedade. O público jovem é o primeiro a se apropriar dessas tecnologias, bem como outras inovações anteriores na vida humana. As mídias e redes sociais são parte integrante dessas novas tecnologias que revolucionaram nossas sociedades e parecem ser uma ferramenta mais do que indispensável para a juventude contemporânea.
Mídia e rede social são ferramentas de comunicação digital que se baseiam na mobilização da rede social de seu usuário. Do Facebook ao Instagram, Twitter, Whatsapp, Telegram, Snapchat, Youtube, Vídeo, LinkedIn, etc. O número de aplicativos online operando na forma de rede e mídia social continuam a aumentar. A mídia social permite a comunicação instantânea entre pessoas próximas e promove a conexão com outras pessoas fora do círculo imediato do usuário. Eles representam uma ferramenta privilegiada na era da globalização onde as distâncias entre os continentes parecem pequenas graças à internet e à comunicação instantânea. Um professor que mora no Brasil pode dar aulas através das redes sociais com alunos de outros países e/ou do mundo inteiro, desde que haja internet e equipamentos.
A interatividade, imediatismo, velocidade de comunicação, facilidades de informação, compartilhamento de conteúdo (fotos, vídeos, etc.) oferecidos pelas redes sociais também sacudiram o comportamento dos usuários que são constantemente solicitados pela ferramenta digital. Isso cria um vício permanente em telas e uma queda na concentração de indivíduos que afetam as relações na sala de aula. Além disso, como qualquer espaço, a mídia e rede social são um lugar para inúmeras controvérsias e disseminação de informações verdadeiras infundadas que podem prejudicar pessoas singulares ou coletivas. A falta de uma alfabetização midiática e informacional efetiva torna os usuários das redes sociais, especialmente os jovens, vítimas dos efeitos indesejados dessa inovação tecnológica.
O presente sistema educacional é uma tentativa de responder às questões levantadas pelo uso das redes sociais na educação. A tecnologia digital mudou a realidade da educação em nossas sociedades. TIC oferece muitas possibilidades que podem ser exploradas na educação. Com a pandemia COVID 19, a comunidade educacional percebeu até que ponto a educação presencial tradicional com educação a distância pode ser uma vantagem para os alunos.
As mídias e redes sociais fortalecem a proximidade entre alunos e professores. Eles quebram a barreira hierárquica e vertical herdada da educação elitista dos séculos anteriores. Eles facilitam o feedback rápido e personalizado dos professores para perguntas dos alunos fora da sala de aula. Eles permitem intercâmbios formais e informais sobre vários assuntos que aumentam a aprendizagem.
Muito mais do que despertar a curiosidade e ampliar a interação entre professores e alunos, as redes sociais, quando utilizadas de maneira correta, oferecem um melhor aproveitamento do tempo e permitem aos alunos uma vivência prática daquilo que é trabalhado em sala de aula. O maior desafio é termos coragem de adentrar ao mundo conhecido por nossos alunos. Descortinar o conhecimento é necessário e requer investimento de nosso tempo, assim como a transposição de obstáculos.(Dioney Ferreira de Lima, 2018)
É seguro dizer que a mídia e rede social desenvolvem habilidades de pensamento tecnológico, linguístico, estético e crítico. Usando a mídia e rede social, os alunos desenvolvem habilidades na produção e edição de conteúdo que será útil para eles ao longo de suas vidas, ao mesmo tempo em que aprimoram sua inteligência.
Utilizar as redes sociais na educação pode auxiliar no desenvolvimento das habilidades de trabalho em equipe, na aprendizagem colaborativa e na aproximação entre os colegas. Nos grupos de discussão, por exemplo, os alunos mais tímidos conseguem dizer o que pensam, sem o medo do julgamento, além da possibilidade de o indivíduo ensinar ao outro colega que precisa de ajuda ou o inverso. (Equipe Educamundo, 2020)
A evolução da tecnologia digital, traz as relações entre os alunos e seus professores, a mídia e rede social podem ajudar na motivação em um ambiente escolar. A natureza divertida e informal das trocas nas redes sociais torna possível ir além do aspecto rígido da educação clássica, dando prazer em aprender. A comunicação entre os alunos, a ajuda mútua que eles podem fornecer, as notificações fortes nas redes sociais estimulam os alunos para estarem em ordem em seu aprendizado. O fato de receber respostas individualizadas dos professores a distância também facilita a interação com estes sem nenhum constrangimento em relação à visão de outros colegas sobre suas deficiências em uma disciplina.
Os aspectos educacionais das redes e mídias sociais são frequentemente desconhecidos dos alunos e negligenciados pelas instituições educacionais. O discurso predominante é aquele que aponta para as desvantagens das mídias sociais. Devemos nivelar isso, permitindo que a mídia e rede social sejam usadas pelos alunos de forma adequada no ambiente escolar. Os alunos certamente acham difícil se interessar pelas redes sociais para fins educacionais que, em vez disso, aprimoram seus aspectos lúdicos, colaborativos e comunitários.
As redes e mídias sociais são ferramentas essenciais da nossa modernidade. Elas revolucionaram nosso relacionamento com o mundo. São ferramentas de comunicação valiosas que facilitam os laços sociais. No mundo escolar, elas podem oferecer muitas vantagens por meio de suas características colaborativas e de comunidade. São verdadeiras ferramentas educacionais e de socialização. Por meio delas, os alunos podem desenvolver habilidades reais em tecnologia, habilidades linguísticas, habilidades artísticas e habilidades de busca de informação.
Referências
https://sae.digital/ensino-e-aprendizagem-qual-influencia-das-redes-sociais/
Nenhum comentário:
Postar um comentário