Há muitos anos o uso de redes sociais vem aumentando consideravelmente no Brasil. Segundo um levantamento realizado pelo IBGE em 2018, 8 em cada 10 brasileiro estão conectados às redes sociais. O estudo mais recente aponta que os brasileiros passam em média 3 horas e 31 minutos do seu dia utilizando redes sociais. Fonte: Resultados Digitais
Em 2020, por conta da pandemia, o processo de transformação digital foi acelerado, aumentando
ainda mais o uso das redes sociais no país. Um dos motivos desse aumento tem sido o uso das redes
sociais para a realização de vendas online, que vem crescendo consideravelmente.
Redes sociais como Facebook e Instagram também aumentaram sua participação no ramo de vendas
online, criando ferramentas que facilitam aos usuários o uso das redes para a realização de vendas.
O Facebook, como a rede mais utilizada, criou um recurso chamado “Lojas” para entrar nas tendências
de vendas por redes sociais. Em julho de 2020 o Instagram estendeu o uso da ferramenta de compras
da rede social a todos os usuários, permitindo que influenciadores e pequenas marcas utilizem a rede
social como uma vitrine para seus produtos.
Live Commerce é uma das modalidades de venda por redes sociais que vem sendo bastante utilizada, inclusive por grandes marcas. As Lives Commerce são transmissões ao vivo realizadas em redes sociais como Instagram, TikTok e Youtube, com o intuito de demonstrar produtos e tirar dúvidas de clientes em tempo real, permitindo que ele conclua sua compra online com mais facilidade. Este modelo de venda aumenta a interação com os consumidores e cria o vínculo entre marcas e clientes.
O setor de beleza e moda foi um dos primeiros a perceber a oportunidade neste modelo de venda.
A Renner foi uma das grandes marcas a perceber o potencial deste modelo de vendas e em julho
de 2020 ela fez sua primeira Live Shop, onde houveram desfiles de roupas e demonstração de
produtos de beleza.Outra grande marca que também percebeu a oportunidade no modelo foi a Americanas, que criou
um modelo de lives dentro do próprio aplicativo, onde influencers e blogueiros demonstravam produtos
e o link para a compra estava disponível ao mesmo tempo para os consumidores.
Sem dúvidas as redes sociais tiveram grande impacto no setor de vendas online desde o início da
pandemia e apesar do ano ter iniciado com esperança do fim da pandemia, ela continua.
Com certeza as redes sociais serão ainda mais utilizadas no ano de 2021.
Autora: Renata Teixeira Rocha
Acadêmica de Ciências Econômicas, pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Fontes:
https://omni.chat/como-o-live-shopping-esta-revolucionando-as-vendas-online/ https://webcompany.com.br/o-poder-das-redes-sociais-no-cotidiano-dos-brasileiros/#:~: text=O%20uso%20das%20redes%20sociais,com%2010%20anos%20ou%20mais.
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