quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Importância das Redes Sociais nos Pequenos Negócios



Anilde Chagas Paulino- 15150726
Redes Sociais e Virtuais



Quando se fala em marketing digital, as redes sociais ganham uma grande importância como sendo ferramentas fundamentais de um plano da realidade, pois, servem de comunicação para os empreendedores de pequenos negócios atraírem e fidelizarem clientes.
Neste cenário, é fundamental aproveitar a situação e as oportunidades que surgem para que as micro e pequenas empresas tenham uma presença digital cativante e, ao mesmo tempo, estratégica.
De acordo com o analista de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Ivan Tonet,  mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados a redes como FacebookInstagram e Twitter e o pequeno negócio pode se valer dessa realidade para alcançar o cliente de forma rápida, eficaz e próxima.
A seguir veremos as principais dicas para quem quer melhorar as vendas usando as mídias sociais. A destacar:

Canal de comunicação

É de fundamental importância perceber a característica de cada rede social de formas a fazer um bom uso das mesmas. A seguir mostramos as 5 principais redes sociais e as suas características:


  • Facebook:  é a presença da empresa, construção de imagem e do relacionamento, por meio do contato com os fãs.
  • Instagram: mostra o cotidiano por meio de fotos e vídeos curtos, mostrando muitas vezes o que está por trás das cortinas, ou seja, o que o cliente não vê no dia a dia.
  • Twitter: é mais utilizado para conteúdos atuais e curtos.
  • Youtube: é a rede mais consumida e permite explorar vídeos em diversos formatos como série, entrevistas, como fazer algo e mais.
  • WhatsApp: é o canal que aproxima o empreendedor do cliente de forma mais relacional, por isso deve ser usado de forma consciente e não agressiva.
É fundamental que o pequeno negócio esteja atento ao conteúdo que será gerado e que adeque a comunicação ao seu público. Utilizar fotos e materiais de boa qualidade agrega e dá mais visibilidade à página da empresa na internet, tornando a comunicação mais assertiva. Portanto, a criatividade, o comprometimento e a interação com o cliente precisa ser investido.

Canais de venda

Se a sua empresa está se tornando visível nas redes sociais e atingindo potenciais clientes, o resultado mais provável é um maior número de vendas.  Procede de um acontecimento natural, pois, o público online já está acostumado a solicitar orçamentos e até concretizar uma compra.
E engana-se quem pensa que as vendas se limitam a apenas produtos físicos. Na verdade, esses canais permitem divulgar cursos online, consultorias, assessorias, entre outros serviços. Seja qual for o segmento de sua empresa, é possível aumentar as vendas a partir de uma estratégia inteligente nas redes sociais.

Gestão

Para a gestão das redes sociais de uma empresa, podem ser utilizadas diversas ferramentas, como: programar postagens, acompanhar métricas, ver seguidores e engajamentos.

Segundo o analista do Sebrae, é interessante ter perfis empresariais para acompanhar a evolução de seguidores, alcance da página, entre outros pontos. Assim, o empreendedor pode fazer uma gestão mais afirmativa.

Aproximação

É fundamental definir o perfil do público-alvo que se pretende atingir para que seja feito um direcionamento da comunicação. As redes sociais permitem que as informações sejam direcionadas, de modo 100% preciso, para um público específico - diferente de outros canais de comunicação que falam com um público geral. Vale também impulsionar/pagar posts patrocinados, que permitem direcionar a mensagem a um público maior, o que não seria possível de forma orgânica, ou mesmo direcionar uma comunicação para um público especifico, sem que apareça na linha do tempo do seu perfil.
Divulgação
As redes sociais são um terreno fértil para o entretenimento e o humor. Ao publicar conteúdos com temas curiosos, emocionantes ou engraçados, é muito provável que eles sejam disseminados mais rapidamente.
Exemplo disso são os famosos “memes” que são compartilhados milhares de vezes e geram diversos comentários acalorados. As empresas que aproveitam o poder destes conteúdos virais podem expandir o alcance de sua marca rapidamente, atingindo novas pessoas e ganhando novas oportunidades de venda.

Tráfego

Não é novidade que as redes sociais são ótimos canais para gerar engajamento entre público e marca. Entretanto, elas também podem servir como “porta de entrada” para o seu site ou loja virtual.
Ao postar conteúdos com links ou botões que direcionam para o seu site, você poderá aumentar o tráfego de visitantes e, consequentemente, as taxas de conversão. Além disso, os perfis empresariais nas redes sociais permitem colocar o endereço do site nas informações básicas de contato, de forma que os seguidores possam acessá-lo mais facilmente.






Referências:

SEBRAE. 10 dicas básicas de redes sociais para os pequenos negócios. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/10-dicas-basicas-de-redes-sociais-para-os-pequenos-negocios,f3d453c03a730610VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 24 Out. 2019.




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