quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Educação 4.0: O futuro da educação.




Com o avanço de novas tecnologias, o surgimento de novos conceitos educacionais precisa atender as demandas e necessidades mercado de trabalho e de tarefas do cotidiano. Tecnologias como a Internet das coisas (IoT), realidade virtual, linguagem computacional, inteligência artificial e outras soluções, trouxeram novas perspectivas para área de educação. Tendo em vista esses avanços, surgiu um novo conceito educacional, chamado Educação 4.0. 


O que é a Educação 4.0:


A educação 4.0 surgiu para acompanhar as demandas atuais do mercado de trabalho quanto à eficiência no processo de ensino e aprendizagem. Ela um reflexo da indústria 4.0, caracterizada pela utilização da alta tecnologia para a produção de bens de consumo. Dessa forma, entram em cena a inteligência artificial, o Big data, a Internet das coisas, entre outras soluções tecnológicas.


No entanto, algumas escolas não acompanhou essa evolução, onde é bastante comum encontrar o modelo tradicional de ensino em que o professor é a figura central que transmite o conhecimento com aulas expositivas e os alunos apenas memorizam e agem de forma passiva, transformando a sala de aula sem atividades estimulantes para o aprendizado. Porém, com o avanço da internet e de novas tecnologias, os alunos começam a buscar novos conhecimentos nos meios digitais, utilizando essas ferramentas como complemento de ensino. 


Nesta metodologia, o aluno torna-se protagonista e passa a atuar em projetos colaborativos, e interagem com o professor e colegas de sala de aula. Colaborar, criar, pesquisar e compartilhar são conceitos e iniciativas que deverão fazer parte cada vez mais do processo de ensino e aprendizagem, pois em nosso mundo, tudo muda rapidamente. Os alunos terão que desenvolver a capacidade autodidata durante a vida escolar, de forma a serem capazes de continuar aprendendo, ao longo da vida, sem a necessidade de voltar às salas de aula. As salas de aulas, devem aos poucos se transformar em espaços de desenvolvimento de competências, onde a pesquisa e a troca de ideias e experiências colaborativas serão as bases do conhecimento, deixando de lado a simples replicação de conteúdo.


A educação 4.0 está diretamente ligada ao conceito do learning by doing, ou “aprender fazendo”, que é pautado nas metodologias ativas. Além disso, faz parte de um ensino híbrido, ou blended learning, que mistura o on-line e off-line, e as salas de aula invertidas, um método que propõe a preparação prévia do aluno antes de ir à aula. Desta forma, o estudante pode acessar arquivos, livros e textos no ambiente virtual, compreender e obter conhecimento prévio sobre o assunto, para debater e tirar dúvidas em sala de aula com o professor. 

Em um mundo cada vez mais conectado e acessível, em pouco tempo algumas profissões se tornarão obsoletas, portanto, é essencial que as escolas e universidades acompanhe essas novas tendências de transformação e dê cada vez mais espaço para o desenvolvimento de novas habilidades e competências.






Referências 


https://www.positivoteceduc.com.br/educacao-4-0/a-educacao-40-ja-e-realidade/


https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/canaltech/o-desafio-da-educacao-40-nas-escolas,aa2f949a8f1411e24154eb1f667ffaa21lbn8v1d.html


https://novaescola.org.br/conteudo/9717/educacao-40-o-que-devemos-esperar


https://escolaweb.com.br/artigos/o-que-e-educacao-4-0-e-como-ela-vai-mudar-o-modo-como-se-aprende/


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