quinta-feira, 31 de outubro de 2019

A era das Fake News.




O termo Fake News, que muito tem sido comentado e debatido nestes últimos anos, faz referência ao ato de criar e promover a distribuição de notícias falsas de maneira massiva. Esse termo é recente, porém seu conceito já  existia pelo menos desde o século 19, onde países de língua inglesa utilizavam o termo " false news" para fazer referência às notícias que se espalhavam de maneira rápida. Cabe destacar também que nos dias atuais as fake news conseguiram dois grandes aliados: a internet e as redes sociais.

 INTERNET E REDES SOCIAIS: COMO AMBAS AJUDAM NA PROPAGAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS

É necessário compreender primeiramente, que nos dias atuais existe praticamente um mercado de fake news. Nesse "mercado" atuam empresas que irão promover o processo de criar e disseminar tais notícias que já foram "encomendadas" por pessoas influentes, geralmente políticos, como pôde ser visto durante a última eleição nos Estados Unidos e também no Brasil.
A internet e as redes sociais tem, portante, um  papel fundamental nesse processo de disseminação das notícias falsas, pelo fato de que  torna essa troca de informação mais rápida e também promove um nível mais avançado de interação entre os usuários.

EXTERNALIDADES NEGATIVAS QUE AS FAKE NEWS PODEM OCASIONAR

A divulgação de notícias falsas, traz consigo riscos e problemas para a sociedade, podendo destacar que muitas vezes tais notícias podem ser usadas para acentuar alguns tipos de preconceitos e existem diversos casos que inclusive terminaram em graves agressões físicas e verbais.
Um outro tipo de externalidade aponta para a divulgação de informações que vão no caminho contrário da ciência, demonizando o uso de vacinas e também fomentando novas teorias conspiratórias, causando problemas para os governos e também representando custos diretos e indiretos para a sociedade de modo geral.

























COMO EVITAR AS FAKE NEWS E REDUZIR SEU AVANÇO FRENTE À SOCIEDADE

Diversas empresas relacionadas às redes sociais, como por exemplo o Facebook, whatsapp e instagram, estão se comprometendo em buscar regular melhor as informações que são veiculadas nessas plataformas, para assim reduzir a quantidade de informações falsas que circulam diariamente.
Além desse empenho por parte dessas plataformas, é muito importante que os governos possuam também algum tipo de regulação e também legislação para resolver e punir quando for cabível. Além disso é necessário conscientização por parte da população para conseguir distinguir notícias falsas das verdadeiras e em caso de dúvidas buscar a informação em mais de uma fonte que tenha um certo nível de confiabilidade e em caso de dúvidas, não replicar tal informação ou notícia.



Referências bibliográficas:

https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2019/10/02/cingapura-promulga-polemica-lei-contra-fake-news.htm

https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm


http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-10/cpmi-das-fake-news-discute-crimes-na-internet

http://www.saude.gov.br/fakenews


Nenhum comentário:

Postar um comentário