sábado, 29 de junho de 2019

REDES SOCIAIS VIRTUAIS: AJUDAM NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?

Yasmin Schulz Protoba (18101137) 
Estudante do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.
Disciplina de Redes Sociais e Virtuais (EGC5019)

 
O conhecimento é contruído através de inúmeras redes de interações entre as pessoas. É algo abstrato, não podemos tocar mas podemos sentir. A construção deste forma não só o intelecto de cada um mas também a forma de ver a vida e as situações diante do conhecimento que se possui.
Para Domingues (2007), o cérebro muda gradativamente a sua estrutura através da repetição do estímulo, o que constitui a memória ou o aprendizado. Isso está relacionado a vivências, experiências e estimulações ao longo da vida da pessoa, não existindo limite para o crescimento da aprendizagem nos seres humanos. Adquirir conhecimento é mais do que aprender, é também observar, escutar, organizar, ler, escrever, praticar e ensinar. A medida que essas práticas são exercidas, maior é o conhecimento que se pode obter de determinado assunto. Segundo Sandra Carey, não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um ajuda a ganhar a vida; o outro, a construir uma vida.


 
Atualmente com a força das redes sociais principalmente nos últimos dez anos, muito se questiona sobre a influência que ela pode ter sobre a construção do conhecimento. Estamos conectados através de smartfones, computadores e tablets a todo momento, jornais viraram websites de notícias e que trazem notícias em tempo real, onde nos fazem ler e adquirir conhecimentos diferentes jamais imaginados. Podemos através das redes aprender sobre diversos asssuntos como tocar violão, aprender a fazer aquela receita de bolo, fazer aquele artigo da faculdade, utilizar o excel, ver um vídeo aulas pra complementar os estudos, dentre tantos outras oportunidades de conhecimento que as redes sociais virtuais podem nos oferecer.

Principalmente no meio acadêmico, é uma área que ainda deve ser muito explorada utilizando as redes pois há diversas ferramentas que podem ser utilizadas em prol do conhecimento como: pesquisas em websites, video-aulas, lembretes de trabalho, referências, jogos como o Kahoot, etc. É um desafio que educadores e estudantes tem nessa geração e que essa tecnologia deve ser utilizada nas aulas. Propor esse método de atividades desperta o interesse , cria redes entre os alunos pois interagem entre si e estimula o conhecimento.

Sendo assim, as redes sociais virtuais tem um forte impacto na construção do conhecimento pois auxiliam na prática do mesmo e conseguem despertar o interesse para a iniciativa de explorar novos conhecimentos, além de oferecer variadas formas de aprendizagem e um mundo de oportunidades.

REFERÊNCIAS:

1 FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Redes Virtuais de Aprendizagem na sociedade e na pesquisa. Florianópolis, p. 55-58, 2008.
Acesso em 28 de Junho de 2019.

2 MARTINS, Gisely Jussyla Tonello; MARTINEZ, Gabriel Augusto Del Puerto; FILHO, Sílvio Serafim da Luz; PEREIRA, Mauricio Fernandes. A contribuição das redes sociais virtuais para a aprendizagem e construção do conhecimento: evidências em estudantes de cursos de graduação. P. 1-5, 2009.
Acesso em 28 de Junho de 2019.



Nenhum comentário:

Postar um comentário