Estudante do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.
Disciplina
de Redes Sociais e Virtuais (EGC5019)
O
conhecimento é contruído através de inúmeras redes de interações
entre as pessoas. É algo abstrato, não podemos tocar mas podemos
sentir. A construção deste forma não só o intelecto de cada um
mas também a forma de ver a vida e as situações diante do
conhecimento que se possui.
Para
Domingues (2007), o cérebro muda gradativamente a sua estrutura
através da repetição do estímulo, o que constitui a memória ou o
aprendizado. Isso está relacionado a vivências, experiências e
estimulações ao longo da vida da pessoa, não existindo limite para
o crescimento da aprendizagem nos seres humanos. Adquirir
conhecimento é mais do que aprender, é também observar, escutar,
organizar, ler, escrever, praticar e ensinar. A medida que essas
práticas são exercidas, maior é o conhecimento que se pode obter
de determinado assunto. Segundo Sandra Carey, não confunda jamais
conhecimento com sabedoria. Um ajuda a ganhar a vida; o outro, a
construir uma vida.
Atualmente
com a força das redes sociais principalmente nos últimos dez anos,
muito se questiona sobre a influência que ela pode ter sobre a
construção do conhecimento. Estamos
conectados através de smartfones, computadores e tablets a todo
momento, jornais viraram websites de notícias e que trazem notícias
em tempo real, onde nos fazem ler e adquirir conhecimentos diferentes
jamais imaginados. Podemos
através das redes aprender sobre diversos asssuntos como tocar
violão, aprender a fazer aquela receita de bolo, fazer aquele artigo
da faculdade, utilizar o excel, ver um vídeo aulas pra complementar
os estudos, dentre tantos outras oportunidades de conhecimento que as
redes sociais virtuais podem nos oferecer.
Principalmente
no meio acadêmico,
é
uma área que ainda deve ser muito explorada utilizando as redes pois
há diversas
ferramentas que
podem ser utilizadas
em
prol do conhecimento como:
pesquisas em
websites,
video-aulas, lembretes de trabalho, referências,
jogos como o Kahoot, etc.
É
um desafio que educadores e estudantes tem nessa geração e que essa
tecnologia deve ser utilizada nas aulas. Propor esse
método de atividades
desperta
o interesse , cria redes entre os alunos pois interagem entre si e
estimula o conhecimento.
Sendo
assim, as redes sociais virtuais tem um forte impacto na construção
do conhecimento pois
auxiliam na prática do mesmo e conseguem despertar
o interesse para a iniciativa de explorar novos conhecimentos, além
de oferecer variadas formas de aprendizagem e um mundo de
oportunidades.
REFERÊNCIAS:
1
FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Redes Virtuais de Aprendizagem
na sociedade e na pesquisa. Florianópolis, p. 55-58, 2008.
Acesso
em 28 de Junho de 2019.
2
MARTINS,
Gisely Jussyla Tonello; MARTINEZ, Gabriel Augusto Del Puerto; FILHO,
Sílvio Serafim da Luz; PEREIRA, Mauricio Fernandes. A contribuição
das redes sociais virtuais para a aprendizagem e construção do
conhecimento: evidências em estudantes de cursos de graduação. P.
1-5, 2009.
Acesso
em 28 de Junho de 2019.
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