Autora: Beatriz Zimmermann
Instagram é uma rede social criada por Mike Krieger e Kevin Systrom, inicialmente chamada por “Burbn” em fevereiro de 2010 e que em outubro do mesmo ano foi repensada alterando para “Instagram”. Com apenas 3 meses após o lançamento, alcançou 1 milhão de usuários. O aplicativo foi utilizado até mesmo por Barack Obama em sua campanha. Atualmente o aplicativo conta com 1 bilhão de usuários, sendo cerca de 60 milhões brasileiros. O aplicativo quando lançado era apenas para usuários de iPhone e apenas em abril de 2012 os usuários de Android tiveram acesso, neste mesmo mês o aplicativo foi comprado pelo Facebook por algo estimado entre U$ 1 bilhão.
É uma rede social extremamente visual, onde os usuários podem postar fotos e vídeos de curta duração e também interagir com outros usuários através de comentários, curtidas e mensagens privadas. Em setembro de 2015 foi inserido o “Instagram ads” possibilitando a criação de anúncios dentro do aplicativo. Em agosto de 2016 lançou a ferramenta “Insta Stories” que desbancou o snapchat, aumentando ainda mais o uso do aplicativo. A ferramenta permite a postagem de fotos e vídeos no modo história que desaparecem em 24h e também permitem o envio de fotos com visualização única como mensagens privadas. Desde 2016 existe a possibilidade de alterar uma conta para a modalidade “comercial”, qualquer usuário pode realizar esta mudança e algumas diferenças entre uma conta pessoal e uma conta comercial são: adicionar botões de contato, promover postagens para que alcancem um público específico, conferir o número de visitas ao perfil, obter métricas que ajudam a ter mais engajamento, como melhor horário para postagem segundo a interação dos seus seguidores com seu perfil e qual post fez mais sucesso. Em dezembro de 2017 seu buscador foi aprimorado, gerando buscas mais rápidas e relacionadas ao interesses dos usuários, definidas com base nas interações dentro do aplicativo (como pessoas seguidas, seguidores, localidades e hashtags) e também de acordo com sincronização com facebook, outlook e sua agenda de contatos do smartphone. Em Junho de 2018 buscando concorrer com o Youtube, a rede lança o IGTV onde permite a postagem de vídeos mais longos dentro da plataforma.
Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Real para Saúde Pública (RSPH) na Grã-Bretanha, o Instagram foi apontado como a rede social mais nociva para a saúde mental, enquanto o Youtube foi apontado como o mais positivo. Nesta pesquisa 1.479 pessoas entre 14 e 24 anos avaliaram aplicativos quanto ao impacto na saúde e bem-estar. Foram avaliadas as redes: Facebook, Snapchat, Instagram e Youtube.
Em resposta a esta pesquisa, o Instagram buscando ajudar usuários com transtornos de ansiedade e depressão, passou a informar o contato do Centro de Valorização da Vida (CVV) e dar dicas de saúde mental sempre que algum usuário pesquisar pelos termos “ansiedade” ou “depressão” no aplicativo. Ao digitar alguma destas palavras, uma aba com a frase “Publicações com as palavras ou tags que você está procurando muitas vezes incentivam um comportamento que pode fazer mal a uma pessoa e até levá-la à morte" aparece.
É uma das redes sociais que mais está em alta para negócios no momento pois possibilita que o espírito do negócio seja transmitido de forma mais humanizada e próxima do seu público alvo. Seus usuários são fiéis e mais de 63% deles checam a plataforma todos os dias. A plataforma dispõe da gigantesca base de dados do Facebook que é usada para fins publicitários e tem à disposição o enorme poder de segmentação, tudo para oferecer anúncios personalizados e eficientes. É possível utilizar o Instagram não só para fidelizar clientes mas também para prospectar. Você pode segui-los, curtir, comentar, interagir com quem você considera seu público alvo e apresentar seu serviço como alternativa. A rede possui um engajamento alto dos seus usuários, dados mostram que o engajamento dos usuários chega a ser 15 vezes maior que no Facebook. Nos Estados Unidos, 71% das empresas possuem conta no Instagram. Segundo pesquisa são investidas pelos brasileiros, em média, 3h39h por dia vendo fotos, vídeos, fazendo comentários e postando em diferentes mídias.
Referências:
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