Aline Isabel Fonseca
O Instagram vem crescendo e tornando-se
popular nas redes de uma forma muito rápida, no brasil o aplicativo alcançou no
início de 2018 mais de 50 milhões de usuários, sendo que esse numero chega a
800 milhões quando analisado em todo o mundo. Em agosto de 2016 foi lançado o
Instagram Stories, essa criação já conta com mais de 300 milhões de usuários,
deixando para trás o Snapchat que totaliza em média 173 milhões, essa ferramenta
que está sendo cada vez mais aderida, possibilita os usuários a criarem vídeos
curtos, que desaparecem depois de 24 horas da sua publicação, incrementando desenhos,
stickers e emojis nos seus vídeos. O Snapchat surgiu em 2011 tendo como
objetivo de ser um app de bate-papo, onde as mensagens e arquivos trocados são
apagados quando completa-se 24 horas, com o passar do tempo foi surgindo outras
funções no aplicativo, destacando-se pela enorme variedade de filtros.
O que atrai tantos usuários para essas
plataformas de postagem de histórias, é facilidade em compartilhar os momentos
vividos que ficam no ar por um dia para os seguidores, sendo
histórias que podem ser compartilhadas exibindo as atividades diárias naquele
determino período. Outros atrativos são os variados filtros interativos e
efeitos em fotos e vídeos que esses apps oferecem.
Quem já usufruiu dos dois aplicativos,
percebe a semelhança de um para outro, o Insta Stories é quase que uma cópia do
Snap, a rivalidade das duas plataformas começou em 2013 quando Mark Zuckerberg
(criador do Facebook, e proprietário do Instagram) fez uma oferta de US$ 3
bilhões para os criadores do Snapchat, que acabou sendo recusada. Assim Zuckerberg
optou naquele momento em criar sua própria versão do aplicativo, surgindo o
Instagram Stories, ficando declarada então a concorrência entre os apps.
Muitos usuários migraram para o Instagram Stories desde sua criação, no final de 2016. Os principais fatores do declínio do Snapchat em relação a criação do Instagram Stories são:
Muitos usuários migraram para o Instagram Stories desde sua criação, no final de 2016. Os principais fatores do declínio do Snapchat em relação a criação do Instagram Stories são:
- O Instagram vem facilitando algumas funções, desde 2017 que os usuários podem compartilhar automaticamente os Stories para o Facebook;
- Outro ponto é a popularidade do app, sendo mais atraente para quem busca visibilidade, com as postagens no Instagram Stories há um maior alcance de pessoas do que as postagens no Snapchat, fazendo com que perfis pequenos cresçam mais rápido;
- Muitos influenciadores digitais abandoaram o Snap e aderiram o Stories do Instagram, por ter um maior engajamento. Assim muitos seguidores de youtubers, blogueiras e famosos passaram a utilizar o app;
Nenhum comentário:
Postar um comentário