terça-feira, 5 de dezembro de 2017

AS REDES SOCIAIS A SERVIÇO DO CONSUMIDOR

O mundo acompanhou ao longo das últimas décadas uma nova revolução industrial. Uma revolução tecnológica sem precedentes que vem facilitando diversas áreas sociais e econômicas.  Esta revolução se mostra tão importante que é imprescindível que qualquer nação esteja atenta a todas as suas novidades para não perder competitividade econômica, militar, social e cultural.

No Brasil não é diferente, segundo o IBGE, estudo realizado em 2012 apontou que hoje mais de 50% das casas já tem acesso a internet, sendo a utilização de smartphones o meio mais utilizado para acesso, sendo responsável por quatro de cada cinco acessos.


Sendo crescente o número de pessoas acessando a rede, cresce também o número de vendas por este canal no Brasil. Segundo dados do E-bit/Buscapé, em 2015 mesmo em meio a crise econômica e queda nas vendas como um todo em torno de 4%, as vendas pela internet cresceram mais de 15%, totalizando mais de  R$ 41 bilhões de reais, superando em quase 300% o valor apurado em 2010.

A tecnologia, entretanto que aumentou o número de vendas de milhares de estabelecimentos, deixou também os consumidores mais atentos e exigentes. É o que informa o Procon de São Paulo que tem em seus registros um número cada vez maior de reclamações em seus registros de consumidores insatisfeitos. “Antes, o que era visto como um adicional, como bom atendimento e fidelização de clientes é extremamente necessário e exigido pelos clientes. Cada vez mais informados e exigentes, os consumidores não pensam duas vezes antes de realizar uma reclamação.” PROCON, 2014.

O foco deste artigo porém, é ressaltar a importante ferramenta o qual se tornou as redes sociais e sites de reclamações na vida do consumidor. A troca de experiências entre consumidores que já tiveram problemas ou que se satisfez com o produto consumido vem crescendo muito nos últimos anos e dando resultados positivos para os consumidores. Sem ter de se deslocar até um órgão responsável, o consumidor relata sua experiência com a marca em questão por meio da internet, o que atinge milhares de outros consumidores, que por sua vez obriga a marca, na maioria das vezes, a uma retratação pública ao cliente e um rápido retorno a fim de tentar resolver a questão de maneira rápida e objetiva.

“em tempos não muito ‘antigos’ em um relacionamento unilateral, o consumidor era bombardeado e doutrinado a seguir determinadas formas de propagandas, produtos e atendimentos. Na era digital e com a customização cada vez mais em evidência, esse jogo inverteu-se: as pessoas buscam, cada vez mais alternativas para isso, utiliza-se das redes sociais e da internet para não apenas pesquisar sobre a empresa/produto antes da aquisição mas também para manifestar seus descontentamentos com determinadas marcas, desejos e necessidades.”
(Pereira, Felipe. Administrador de empresas e fundador da Intermídia Brasil)

Um dos sites mais conhecidos exclusivamente voltado para este tipo de negócio, o Reclame Aqui, registra que nos últimos 12 meses, 62,5% dos casos foram resolvidos após as reclamações. O site, além de manter o espaço para as reclamações, traz em seus índices as melhores empresas, aquelas que respondem de maneira mais assertiva a seus consumidores, facilitando assim a vida de seus usuários.
A chamada abaixo, do próprio site, atenta para o cuidado que se deve ter ao comprar algo, remetendo-se ao famoso “metade do dobro” utilizado freqüentemente no Black Friday no Brasil. 


A preocupação crescente face das empresas em solucionar seus imbróglios com consumidores vem do fato das pessoas terem melhor acesso a informação, estarem mais conectadas, chegar a um lugar muito mais amplo sem se quer sair de casa, provocando um risco de imagem a empresa não mais desprezível como já foi em outros momentos. A empresa agora precisa melhorar a qualidade de atendimento, melhorar a qualidade de seus produtos e acima de tudo, mostrar aos consumidores que está preocupada em fazer tudo isso.

Uma outra rede social que vem crescendo muito no país, e que pode ser citada como claro exemplo de ferramenta útil ao consumidor, é a de pedidos on-line de comida através do aplicativo ifood. Nele, o cliente faz seu pedido através de cardápio virtual, escolhe a forma de pagamento, recebe informações sobre o tempo de entrega do pedido e no fim pode avaliar o restaurante o qual escolheu o serviço. O restaurante pode ser avaliado de forma positiva ou negativa, registrando-se reclamações ou elogios, os quais todos os outros clientes também possuem acesso. É comum que os consumidores analisem os comentários antes de escolher o restaurante e constatar o atendimento prestado a outros clientes antes que ele se torne um. Assim, fica claro o quanto a empresa deve se preocupar em prestar um atendimento rápido, de qualidade e ainda estar atento a sempre resolver possíveis problemas ocorridos aos clientes que venham a ocorrer. 

Dentre outras redes sociais que se destacam por cumprir seu papel de “reclame aqui”, pode-se destacar também o Twitter, Facebook, Whatsapp, ouvidorias das próprias empresas, dentre outros de grande alcance.
Esta facilidade fez com que as empresas adotassem medidas preventivas criando áreas para cuidar somente das redes sociais, analisar o que pode ser prejudicial e estar sempre atenta ao mercado on-line. Isto cria não somente novas visões e horizontes a economia brasileira, mas como um novo padrão de consumo no Brasil, o qual obriga ao próprio mercado se adaptar ao consumidor e não mais o contrário.


A Bradesco Corretora lançou recentemente uma ferramenta que monitora a satisfação dos clientes com os canais digitais da instituição. Para a corretora, o grande desafio do projeto era prover insumos às áreas de tecnologia e de negócios para permitir a tomada de decisões estratégicas; a reduçao do time to market para disponibilização de um produto ou uma nova funcionalidade ao cliente final; a obtenção de informações estratégicas em tempo real, sem alteração das aplicações; e a garantia de performance e escalabilidade das aplicações em momentos de alto volume de transações realizadas simultaneamente.

Vive-se uma nova era são somente tecnológica, mas de revolução de pessoas, que não se sentem mais desprotegidas ou sem fala. Presencia-se um novo perfil de pessoas que podem ser ouvidas em qualquer lugar a qualquer momento, mesmo que de suas casas.
Graças as redes sociais, o consumidor brasileiro nunca teve tanto poder.

REFERÊNCIAS                  

G1 TECNOLOGIA. Internet chega pela primeira vez no Brasil.
São Paulo. Rede Globo de Televisão – Notícias, 06/04/2016 Disponível em:

O GLOBO – ECONOMIA. No Brasil, vendas pela internet sobem 15,3% em 2015.
Rio de Janeiro, Rede Globo de Televisão – 01/06/2016, Disponível em:

PROCON SÃO PAULO. Principais reclamações do PROCON e direitos de compras on-line
São Paulo, PROCON – 15/10/2014, Disponível em:
           
INTERMÍDIA BRASIL. O consumidor na era digital  e o poder da internet: por que as empresas estão se preocupando mais? 
Porto Alegre, Intermídia Brasil, 2011. Disponível em:

CRISTONI, INÁCIO. Ferramenta monitora satisfação dos clientes com canais digitais.




Um comentário:

  1. As redes sociais ganharam um papel muito importante na forma como as pessoas se relacionam com as marcas.

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