sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Segurança na internet

A internet gira em torno da ideia de envio e recebimento de informações através de aparelhos eletrônicos em uma rede, formada por milhões de pessoas, empresas privadas, públicas, representantes do governo e das instituições de ensino. Tais redes possuem com alcance local e global, permitindo a comunicação instantânea entre indivíduos em todos os pontos do globo. Naturalmente, os usuários se preocupam com a privacidade de suas comunicações, tomando medidas para garantir sua segurança.

Hackers tentam acessar dados de outros usuários por diversos motivos, seja para roubo monetário, aquisição de informações sigilosas de empresas, furto e destruição de dados, invasão de privacidade e até para seu próprio entreterimento, pois alguns interpretam sistemas de segurança como desafios a serem vencidos. O método normalmente utilizado pelos hackers para alcançarem seus objetivos é o uso de vírus, um tipo de software malicioso, denominado de malware, que infecta o computador alterando programas, arquivos e funções. Por causa desses perigos foram criados sistemas de segurança como antivírus e antimalwares, programas utilizados para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador e outros tipos de softwares nocivos.

Aproximadamente, ao redor do globo, são criados mais de 60,000 vírus diariamente, por isso as ferramentas utilizadas pelos usuários para se proteger passam por atualizações constantes e automáticas. Os programas seguem diversas tarefas para manter os computadores seguros, dentre eles:

  • Varredura de programas e arquivos salvos no aparelho a procura de malwares;
  • Varredura dos conteúdos de emails e aparelhos secundários, como pen drives e smartphones conectados via USB, para impedir a entrada de novos malwares;
  • Quarentena e extermínio de programas maliciosos;
Certos provedores de antivírus possuem funções únicas, como é o caso da AVG, que possuí a Social Networking Protection. De acordo com sua descrição no site da empresa, "SNP é dedicado a encontrar links compartilhados dentro das redes sociais Facebook e MySpace. A procura é feita em tempo real para evitar a proliferação de links nocivos dentro desse tipo de ambiente tão comum atualmente."

Outra forma de segurança é a criptografia, o envio e recebimento de informações sigilosas é uma necessidade diária para os usuários da internet, sejam mensagens pessoais ou documentos secretos de organizações. O funcionamento da criptografia é o de decodificar informações, utilizando algorítimos que embaralham o código da mensagem, necessitando de uma "Chave criptográfica" para decodificar a mensagem e a tornar legível para o destinatário.

Com o uso de mensagens criptografadas, torna-se praticamente impossível a uma pessoa que consegue interceptar as informações conseguir entender seu significado. Enquanto a chave em si não possui utilidade além de decodificar mensagens específicas. No caso documentos importantes, como por exemplo códigos de mísseis e documentos presidenciais, as chaves criptográficas são trocadas periodicamente para impedir vazamento.

Outro método comum utilizado para o roubo de informações são os scams, também chamados de golpes, são esquemas ou ações enganosas com o objetivo de roubar dinheiro das vítimas. No caso da internet, são diversos esquemas utilizados, dentre eles pode-se mencionar casos em que um usuário compra ou vende um item pela internet, porém nunca recebe sua parte da transação, outro tipo é o de receber um e-mail em nome de uma instituição governamental de um país estrangeiro, como um banco, onde é solicitado que você atue como intermediário em uma transferência internacional de fundos em troca de uma recompensa, porém ao dar seus dados bancários a pessoa é roubada.

 
Como recompensa, você terá direito de ficar com uma porcentagem (que é normalmente alta) do valor mencionado na mensagem. Para completar a transação é solicitado que você pague antecipadamente uma quantia, normalmente bem elevada, para arcar com taxas de transferência de fundos, custos com advogados, entre outros.


Com o valor do conhecimento se tornando cada vez maior, entidades maliciosas desenvolvem diversos tipos de programas para atingir seus objetivos. É importante utilizar as ferramentas disponíveis para se proteger, evitando o acesso de entidades maliciosas aos aparelhos e garantindo segurança contra perdas monetárias e de privacidade.

Referências: 

AVG. Disponível em: <https://www.avg.com/pt-br/homepage>. Acesso em: 29 de outubro de 2017.

Webroot. What is Anti-Virus Software. Disponível em: <https://www.webroot.com/us/en/home/resources/tips/pc-security/security-what-is-anti-virus-software>. Acesso em: 29 de outubro de 2017.

Oficina da net. O que é criptografia. Disponível em: <https://www.oficinadanet.com.br/artigo/443/o_que_e_criptografia>. Acesso em 5 de outubro de 2017.

Terra. O que é scam. Disponível em: <https://duvidas.terra.com.br/duvidas/603/o-que-e-scam-e-que-situacoes-podem-ser-citadas-sobre-este-tipo-de-fraude>. Acesso em: 5 de outubro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário