Vive-se hoje uma economia de ruptura, onde é necessário que as diferentes organizações que fazem parte de nossa sociedade estejam em constante evolução e busquem cada vez mais um processo de diferenciação através da inovação. Existem diversos exemplos de organizações gigantes, como a Kodak, que, por falharem ao identificarem a necessidade de mudança, acabaram perdendo espaço no mercado ou até mesmo desaparecendo.
Este é um fenômeno que tem afetado todos os setores da sociedade, inclusive o setor de educação e ensino. Pode-se notar um movimento de mudança que irá revolucionar a maneira como o conhecimento é adquirido e compartilhado. Isso se dá graças às evolução tecnológicas que permitem que um indivíduo tenha fácil acesso a uma gigantesca quantidade de dados e informações, de forma rápida e prática.
Para isso, é necessário que se entenda melhor as maneiras como os alunos aprendem. Existem 6 formas de estimular o aprendizado dos alunos: através de múltiplos ângulos, reforçando informações, com o uso de interdisciplinaridade, aprendendo sobre o próprio processo de aprendizagem, criando espaços para a criatividade e através do uso de tecnologias.
Inovações tecnológicas no Ensino
E-learning
Vidal (2002) define E-learning como um sistema de ensino à distância, através da internet, que permite às pessoas participarem num evento de aprendizagem no tempo e no espaço definido por elas.
O E-learning vem mostrando cada vez mais seu potencial. Ainda de acordo com Vidal (2002), "o aumento exponencial do número de utilizadores torna possível pensar em alcançar grandes grupos de pessoas para proporcionar-lhes formação profissional, que de outro modo seria muito caro ou mesmo impossível". Ou seja, o E-learning permite que o acesso à informações, à dados, ao conhecimento, seja muito maior.
Muitas instituições de ensino já têm buscado adaptação à essa nova ferramenta. Isso pode ser notado especialmente em universidades de ensino superior. Essa interação se dá através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), sites ou plataformas virtuais que possuem interfaces de comunicação e informações para mediação do ensino e aprendizagem (CAPELETTI, 2014). O Moodle é um exemplo, plataforma bastante utilizada nas Universidades Federais brasileiras. Ela permite que os alunos tenham acesso a conteúdo exclusivo por meio eletrônico, e permite um envolvimento maior fora da sala de aula.
Gamificação dos Conteúdos Didáticos
Além dos AVAs, uma ferramenta que tem evoluído bastante no setor de ensino é a gamificação dos conteúdos. Tem como propósito incentivar o protagonismo, desenvolver habilidades e promover práticas colaborativas. O desenvolvimento de jogos educativos permite que o indivíduo aprenda sem que ele consiga perceber. É uma maneira descontraída de adquirir e compartilhar conteúdo.Faz uma ponte entre instrumentos de lazer dos jovens e o conteúdo que deseja ser compartilhado, de uma maneira muito mais interativa e divertida.
A tecnologia está cada vez mais evoluindo e é introduzida cada vez mais cedo na vida das pessoas. As próximas gerações terão um acesso à tecnologia incomparável. Resta saber qual efeito isso trará para a vida das pessoas. Mas uma coisa é certa: elas terão cada vez mais acesso ao conhecimento. Basta querer.
REFERÊNCIAS
http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/43774/1/S1414-32832003000100010.pdf
http://homepage.ufp.pt/lmbg/monografias/evidal_mono.pdf
http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes_pdf/educacao/v5_n1_2014/Aldenice.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário