O modelo de
empresas startups possui como característica gerar negócios inovadores e
perspectivas de retornos rápidos, o que impõe novas formas de interação com o
mercado. Outro ponto indispensável está no uso das tecnologias de informação e
comunicação como instrumento na estratégia de marketing. Essa nova maneira de
comportamento requer a utilização de ferramentas específicas para atrair o
público nas mídias sociais, com uso de uma linguagem que consiga disseminação
em um ambiente de ciberatividade. Por esse contexto, este artigo tem como
objetivo analisar como as empresas denominadas startups utilizam os ambientes
de redes sociais para divulgação e interação com seu consumidor.
As redes sociais, comunidades online que em sua
maioria são gratuitas, exemplificam perfeitamente uma ferramenta que permite ao
empreendedor comunicar de forma rápida e simples, facilitando inclusive a
comunicação entre empresa-cliente. A velocidade de disseminação da informação
atrelado ao baixo custo tornam a parceria entre mídias sociais e startups como
um negócio lucrativo e que abrange um público alvo.
Exemplos
das redes sociais mais utilizadas são o Facebook, LinkedIn, Youtube, Instagram,
Twitter, entre outras. Alguns dos motivos para considerar uma presença nas
redes sociais são:
- Nos estágios iniciais do negócio, substituição da compra de um domínio para criação de um website oficial. Vale ressaltar que manter-se apenas nas mídias sociais não é uma estratégia recomendada para longo prazo.
- Facilitar comunicação tanto com clientes, como com parceiros. Muitos clientes entram em contato com empresas via Facebook, por exemplo, para tirar suas dúvidas.
- Análise do mercado, interesses do consumidor em determinado segmento, produto, campanhas, receber rápidos feedbacks, entre outros.
- Recrutamento, existem algumas mídias sociais especializadas em facilitar o contato entre o recrutador e pessoas que estão procurando por emprego. Exemplo: Linkedin, que possui diversas funcionalidades alinhadas ao currículo do interessado e de quem está oferecendo emprego.
De acordo
com Camila Porto, especialista em marketing através de redes sociais:
“As redes sociais são uma das maiores fontes de informação para quem está pensando em validar um negócio. Usando a busca por informações ou simplesmente perguntando, é possível extrair informações valiosas antes mesmo de iniciar um negócio. Com isso, você pode conhecer os hábitos do seu público e saber o quanto o que a empresa deseja oferecer tem de demanda. ”
Atualmente, as
principais mídias sociais e fundamentais para a disseminação de um negócio e
relacionamento são:
- Facebook: devido ao número de pessoas e empresas conectadas, ocupa o primeiro lugar na preferência de empreendedores pela divulgação dos mais diversos negócios. Há possibilidade de divulgar a empresa através de anúncios pagos e possui grande facilidade em analisar o impacto e dimensão que os anúncios estão atingindo.
- Instagram: rede social voltada para postagem de fotos, imagens e vídeos mais curtos. Está em amplo crescimento e possui cada vez mais adesões dos mais diversos públicos alvos.
- LinkedIn: tem como finalidade o contato entre profissionais, na qual é exposto o currículo dos usuários, suas experiências e habilidades profissionais. Auxilia recrutadores na busca de perfis que se enquadrem à empresa.
- Youtube: rede social mais utilizada no mundo para postagem exclusivamente de vídeos. Possui certa relação com o Facebook, pois diversos vídeos compartilhados nele são divulgados via Youtube.
- Twitter: esta rede social já foi muito utilizada no Brasil, porém atualmente está com certas dificuldades de se manter na internet. Seu objetivo é o compartilhamento de frases com um número limitado de caracteres. Apesar das dificuldades, é mais uma forma de disseminação de ideias, notícias, etc.
- SlideShare: mídia social voltada para postagem de apresentações de forma simples e rápida, ideal para pessoas que preferem visualizar conteúdo via slides ou tópicos. O conteúdo pode ser visualizado e baixado por outros usuários.
Sendo assim,
existem diversas formas para divulgação e marketing para startups para serem
utilizadas como impulsionador do negócio. As mídias sociais funcionam como
apoio e facilitam a comunicação com o público alvo, tendências de mercado,
divulgações e feedbacks de novas ideias, entre outros. Tudo isso de forma
financeiramente acessível, rápida e com elevado grau de retorno, basta adequar
o perfil do negócio à mídia social e empreender.
Fontes:
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