quinta-feira, 30 de junho de 2016

O mito dos estilos de aprendizado


As pessoas são diferentes, não há dúvida sobre isso, e no ambiente educacional isso significa que haverá diferentes formas pelas quais os alunos vão absorver o conteúdo apresentado. Mas será que isso realmente influência o aprendizado dos alunos?

O argumento a favor de diferentes estilos de aprendizado diz que diferentes alunos têm diferentes formas de aprender e que seu aprendizado pode ser aprimorado ao se adequar a forma de ensino à preferência do aluno. Alguns alunos são mais visuais, outros mais auditivos, outros precisam tocar algo que represente o que está sendo ensinado. Partindo desse argumento, isso quer dizer que os educadores devem se esforçar mais para se adequar ao estilo de aprendizado de cada aluno?
Revisões literárias (Pashler et al, 2008; Coffield et al, 2004; Kavale et al, 1998) tem consistentemente mostrado que, apesar das preferências existirem, atender à preferência de cada aluno não leva a um melhor aprendizado por tal aluno.

Muitos educadores podem argumentar que tem experimentado melhora no aprendizado de seus alunos ao incorporarem conceitos sobre os diferentes estilos em seus ensinos. Aqui é possível destacar que diversos outros fatores podem entrar em jogo para tal melhora do ensino, não se restringindo somente ao uso de diferentes estilos. Uma habilidade ou experiência do professor e conhecimento dos alunos pode influenciar quanto do material será absorvido pelos alunos, ou talvez apenas a maior exposição aos conteúdos por diferentes pontos de vista funcione como um reforço extra para que o conteúdo seja efetivamente absorvido.

Muitas vezes se confunde habilidades diferentes dos alunos com estilo. Essa confusão pode levar a caracterizar um conhecimento ou interesse prévio do tema como um diferente estilo que favorece o aprendizado de certos alunos. Algumas outras habilidades também podem ser confundidas com estilo, por exemplo uma habilidade de um aluno em relembrar bem de detalhes e a facilidade de outro em enxergar a imagem completa, no longo prazo.

Pode ainda ser muito cedo para dizer que estilos de aprendizado realmente não existem, mas não há evidências o suficiente para justificar mudanças no sistema de ensino baseadas na teoria de estilos de aprendizado. Aqui voltamos à concepção de que cada aluno é diferente e diferentes abordagens podem auxiliar sim o aprendizado, mas tal aprendizado não deve ser direcionado pelos possíveis estilos apresentados pelos alunos, pelo menos não até que haja mais evidencia reforçando a teoria.


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