quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

As redes sociais e o relacionamento empresa-cliente

O comportamento de compra dos consumidores está modificando com o passar do tempo e com o surgimento de novos meios e novas tecnologias que facilitam, cada vez mais, o processo de distribuição dos produtos ao cliente final. As empresas estão mais atentas a estas mudanças e buscam oferecer a seus clientes produtos e serviços de acordo com a necessidade e desejo dos mesmos, investindo na criação de valor e buscando a fidelização desses. Sendo assim, as formas de interação entre a empresa e o cliente têm modificado a cada dia, pois a utilização da internet viabilizou novas formas de marketing, comunicação e compra, e ainda assim, o foco do marketing está em realizar os desejos dos consumidores.




Neste contexto de novos meios de interação da empresa com o cliente, surgem as redes sociais, canal que proporciona benefícios às empresas como o aumento nas vendas, diminuição do custo de aquisição de novos clientes, e relacionamento com clientes.
O aumento das vendas gerado pelas redes sociais pode ser visto como uma consequência da fidelização e conquista de novos clientes, motivado pelo relacionamento mais próximo com estes.  
A diminuição dos custos provém da possibilidade da empresa possuir mídias próprias, fazendo com que os clientes sejam o canal de comunicação para conquistar novos clientes, tornando muito mais barato uma ação que é considerada uma das mais onerosas do marketing.
A interação com os clientes através das redes sociais facilita para a empresa entender as necessidades, desejos e anseios dos mesmos, para assim aperfeiçoar seus produtos e serviços. Desta forma, ao investir em um relacionamento com o cliente através das redes sociais, a empresa se torna referência para os mesmos, conquistando a fidelidade destes, que muito provavelmente indicarão a marca ou empresa a sua rede de contatos.





No Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela SurveyMonkey, 42% dos usuários de redes sociais que responderam a pesquisa utilizam estes canais para recomendar uma marca a amigos ou parentes. A pesquisa mostrou também que o Brasil está entre os países onde os internautas mais seguem as marcas nas redes sociais, apoiando os produtos ou serviços por meio de curtidas e comentários.




Quanto ao contexto global, o número de respondentes que afirmaram ser seguidores das marcas nas redes sociais é de 84%, a maior parte deles quer, com isso, saber mais sobre os  produtos, ofertas e novidades, e também expressar sua satisfação por uma marca.
Com isso, as marcas passaram a prestar mais atenção a estes consumidores ativos nas redes sociais, que não apenas seguem a marca, mas também compartilham com seus amigos a experiência com a marca, podendo esta experiência ter sido agradável ou não. 
As redes sociais têm ganhado destaque quanto ao compartilhamento de informações, geração de conteúdo ou até mesmo na educação, e com as empresas e marcas não poderia ser diferente, uma vez que este canal viabiliza a divulgação de informações de maneira muito rápida, e na maioria das vezes instantânea e, se bem utilizada pode trazer grandes benefícios para as organizações.

Fontes:

Internautas brasileiros são mais engajados na indicação de marcas para amigos e parentes nas redes sociais. Disponível em: http://ecommercenews.com.br/noticias/pesquisas-noticias/internautas-brasileiros-sao-mais-engajados-na-indicacao-de-marcas-para-amigos-e-parentes-nas-redes-sociais. Acesso em: 01 dez. 2015.

Quais os Benefícios das Redes Sociais para Empresas? Disponível em: http://www.marketingdigitaldicas.com.br/quais-os-beneficios-das-redes-sociais-para-empresas. Acesso em: 02 dez. 2015.

Um comentário: