Com a terceira revolução, ou mais conhecida como revolução tecnológica, a educação também passou por mudanças significativas, adaptando-se às inovações no contexto teórico e na estrutura didática. Os estilos de aprendizagem são preferências e tendências individuais de uma pessoa, que influenciam na maneira como o indivíduo absorve o conteúdo apresentado. Neste sentindo, os ambientes virtuais de aprendizagem entram em cena, afim de contribuir com o ensino presencial através da maior interação entre aluno e professor longe da sala de aula, e também como ferramenta de aprendizagem para alunos de cursos EaD.
O propósito de estudar os estilos de aprendizagem vai de encontro com a influência da tecnologia na vida dos indivíduos, sendo que quanto maior for a possibilidade de assimilação de conteúdos pelos indivíduos, melhor será o aprendizado do mesmo, preparando-se para o mundo atual, seja no social ou no profissional. A aprendizagem que a influência da tecnologia proporciona é flexível, com diversidade de conteúdos, línguas, ideologias e reflexões.
O ambiente virtual de aprendizagem mais próximo de nós, estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina, é o ambiente Moodle. Esta ferramenta possui diversas formas de utilização no ambiente acadêmico, possibilitando a interação entre aluno e professor, bem como entre os próprios alunos, através de fóruns de discussão e chats. As ferramentas de avaliação disponíveis permitem a criação de avaliação geral do curso, bem como questionários formados por um banco de dados afim de simular uma prova como as encontradas no ambiente presencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário