sábado, 21 de outubro de 2023

O Papel Transformador das TICs na Educação de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Ambientes de Aprendizagem Virtuais

Aluna: Ana Vitória Soares.

Matrícula: 19102422.

O Papel Transformador das TICs na Educação de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Nos últimos anos, tem havido um notável aumento no uso de tecnologias em ambientes educacionais, impulsionado por políticas públicas e pela implementação de computadores em escolas. No entanto, como destacado por Passarino e Montardo (2007), a inclusão de tecnologias no ambiente escolar não se resume apenas à introdução de máquinas ou softwares, mas requer uma abordagem que priorize a autonomia dos usuários e uma renovação dos processos inclusivos. Rocha e Deliberato (2011) complementam essa visão, enfatizando que a implementação bem-sucedida de tecnologias, especialmente as assistivas, demanda uma compreensão profunda das necessidades individuais dos alunos e um planejamento estratégico que leve em consideração o ambiente escolar.

Para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), as tecnologias desempenham um papel crucial no suporte educacional, visto que as plataformas tecnológicas em constante evolução oferecem oportunidades para o desenvolvimento de recursos visuais específicos para atender às suas necessidades (FRANCIS; MELLOR; FIRTH, 2009). Conforme definido por Rotta (2016), o TEA é um transtorno complexo que afeta o desenvolvimento na infância, caracterizado por atrasos na linguagem, dificuldades na interação social e padrões de comportamento repetitivos.

Diversas tecnologias estão sendo empregadas para facilitar o processo educacional de indivíduos com TEA. Fernandes et al. (2010) exploram o uso de computadores e programas específicos na terapia fonoaudiológica, observando melhorias na comunicação e interatividade dos indivíduos. Pellanda e Demoly (2014) destacam o potencial das tecnologias de toque, como o iPad, na ativação de habilidades cognitivas em crianças com TEA. Além disso, Santarosa e Conforto (2015) discutem a eficácia de dispositivos móveis, como tablets, na promoção da inclusão sociodigital de estudantes com TEA, enfatizando a acessibilidade e a usabilidade dessas tecnologias.

Fonte: Ascenty

TICs

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) referem-se a um amplo conjunto de tecnologias que são usadas para gerenciar e processar informações. Elas incluem hardware, software, redes de computadores, telecomunicações, sistemas de armazenamento e recuperação de dados, além de tecnologias para processamento e transmissão de informações.

As TICs têm um papel fundamental em diversos aspectos da vida moderna, incluindo comunicação, educação, negócios, entretenimento e pesquisa. Elas são usadas para facilitar a comunicação em tempo real, armazenar grandes quantidades de dados, automatizar processos, aumentar a eficiência e melhorar a colaboração entre pessoas e organizações em diferentes partes do mundo.


Fonte: Rubeus

TICs têm desempenhado um papel crucial no aprimoramento do processo educacional em todo o mundo. Elas têm o potencial de transformar a forma como os alunos aprendem e como os educadores ensinam. Elas oferecem uma gama de contribuições significativas como estratégias de aprendizagem na formação de crianças com TEA.

Além de promover o interesse e concentração das crianças com TEA nas ferramentas tecnológicas, essas contribuições também abrangem o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e a transferência do conhecimento assistido para situações da vida real. Observa-se ainda o fomento da autonomia da criança em determinados aplicativos, o que resulta em uma série de aprendizados valiosos. As TICs permitem disponibilizar ferramentas que ajudam os alunos com TEA a conquistar autonomia, explorando situações que, de outra forma, seriam mais desafiadoras. Além disso, oferecem aos professores recursos poderosos para a produção de materiais educacionais de qualidade superior em comparação com os métodos convencionais.

 

Ferramentas para auxílio educacional:

            O uso de softwares educativos e aplicativos específicos direcionados à aprendizagem de crianças com TEA oferece benefícios significativos, promovendo a interação social e facilitando a aquisição de habilidades cognitivas.

O desenvolvimento de ferramentas como o ABC Autismo e o HagáQuê demonstra como a tecnologia pode ser adaptada para atender às necessidades educacionais das crianças com TEA, proporcionando experiências de aprendizagem interativas e estimulantes. É fundamental que os educadores estejam preparados para explorar as diversas opções disponíveis no mercado e adaptá-las de acordo com as necessidades individuais dos alunos, promovendo assim um ambiente inclusivo e enriquecedor para o desenvolvimento das crianças com TEA.

Fonte: Abc Autismo

Para encontrar outras ferramentas que possam auxiliar no aprendizado de pessoas no TEA, pode-se acessar o o site do UniTEA,  o Instituto UniTEA foi criado com o propósito de estabelecer uma conexão segura entre famílias de pessoas diagnosticadas com TEA, profissionais de saúde, terapeutas e educadores. Sua atuação se baseia em uma abordagem cooperativa e interdisciplinar, reunindo pais, médicos, professores e outros especialistas de apoio.

Em resumo, o potencial das tecnologias na educação de alunos com TEA é inegável. No entanto, é fundamental um planejamento estratégico que leve em consideração as necessidades individuais dos alunos, bem como uma compreensão aprofundada dos benefícios e limitações de cada tecnologia empregada. A integração eficaz de tecnologias acessíveis e interativas pode desempenhar um papel crucial na promoção da aprendizagem e no desenvolvimento global desses alunos.

 

REFERÊNCIAS:

Silva, Josiane Almeida da; Carvalho, Michele Elias de; Caiado, Roberta Varginha Ramos; Barros, Isabela Barbosa Rêgo. As tecnologias digitais da informação e comunicação como mediadoras na alfabetização de pessoas com transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática da literatura Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, vol. 13, núm. 1, 2020, -, pp. 45-64 Universidade Federal de Minas Gerais Brasil.

 

Neto, João Coelho; Bazan Blaco, Marilia;Ferreira Guedes, Danieli;R. Sachs C., Cinthyan. AUTISMO E TECNOLOGIA: UM MAPEAMENTO SOBRE AS TECNOLOGIAS PARA AUXILIAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. REVISTA PRIMUS VITAM Nº 9 – 1 semestre de 2017 – ANAIS – II Congresso Internacional e VII Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem

 

Deganutti Maia , Maria Suely; Jacomelli,Milleni Kelly. A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO –TIC. Revista Psicologia & Saberes. v. 9, n. 18, 2020





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