segunda-feira, 23 de outubro de 2023

O impacto das redes sociais na criação de tendências e na indústria da moda

 Por: Wellington Vinícius Alves Bruno

Matricula: 19100918
Não é segredo que as redes sociais têm um impacto direto na forma de consumo em todo o mundo, e um dos setores que mais sente essa influência é a indústria da moda. Nos últimos anos, conteúdos voltados para moda caíram no gosto dos milhões de usuários, tornando-se uma das pautas mais relevantes de plataformas como tik tok e instagram. 


Redes sociais e a moda


Esse crescimento teve um impacto direto nas grandes marcas, pois redefiniu quem dita as tendências, além de democratizar o acesso ao conhecimento e informações de moda.

Ao longo dos anos, o mercado da moda se consolidou como algo fechado para um público que possui alto poder aquisitivo, vestir-se bem era exclusividade de quem podia comprar peças de grifes e se adequar a um padrão ditado por grandes conglomerados fashion. No entanto, quando a moda se tornou um tópico nas redes sociais, ocorreu um movimento de popularização, incorporando uma variedade de estilos e tipos de corpo na discussão.

Trend mesmo estilo diferentes corpos


Influenciadores com foco em dicas de moda e estilo conquistaram uma grande base de seguidores e visualizações. As análises do tapete vermelho tornaram-se populares, e o conteúdo 'Arrume-se comigo' se destacou como favorito nas plataformas, como o TikTok, em 2022. Em contrapartida, as marcas começaram a enxergar essa rede como uma oportunidade de trazer parcerias com grandes influenciadores e personalidades com grande engajamento, além de investirem também na criação de conteúdo próprio.


Fashion Tik tok 


Grandes grifes começaram a colaborar com personalidades de grande influência, visando atrair um público mais jovem. Um exemplo notável é a parceria entre Kim Kardashian e Balenciaga, que foi tão forte que superou até mesmo o cancelamento da marca devido a uma controvérsia editorial. Tanto a marca quanto Kim são conhecidas por tornar o absurdo e o polêmico fonte de mais sucesso, mais um motivo para o sucesso da parceria. Outra marca que fez uma forcinha para se popularizar foi a Channel, que se associou a ídolos do Kpop para renovar seu público. Vale mencionar que a primeira marca de luxo a entrar para o TikTok foi a aclamada Gucci que já é bem conhecida por ser precursora em suas ações.

Kim Kardashian Balenciaga


A popularização desse assunto também impulsionou o consumo e contribuiu para o crescimento das lojas de moda rápida e das vendas em geral. Apenas em 2022, o setor movimentou impressionantes R$ 229 bilhões no Brasil. Novas tendências surgem constantemente, ou novos nomes para tendências antigas, o que desperta no consumidor o desejo de compra. Todo esse consumo também tem impactos ambientais, uma preocupação cada vez mais destacada nas plataformas online. O incentivo à compra em brechós e à prática do upcycling tornou-se uma tendência como resposta ao consumo desenfreado.

Tendência upcycling


Outra reflexão pertinente é a velocidade com que as tendências ganham o público e se tornam obsoletas. O tempo entre criação, desfile e produção das grandes casas de moda se tornou grande demais se comparado a velocidade em que as fast fashions produzem - em larga escala - peças que são parte do estilo em alta. 


COMO O TIKTOK REVOLUCIONOU (OU ACABOU) COM A MODA? COMO A GEN Z INFLUÊNCIA A MODA? TENDÊNCIAS 2023.


Se por um lado a moda ganhou mais visibilidade, por outro, os consumidores se tornaram mais exigentes já que agora sentem que tem respaldo de autoridades que entendem do assunto - lugar ocupado pelos influenciadores do nicho - isso obriga marcas consolidadas a pensarem diferente e repensarem sua forma de produção.


Referências


  REVISTA ESQUINAS (São Paulo). Arrume-se comigo: o impacto das redes sociais na indústria da moda. 2023. Disponível em: https://revistaesquinas.casperlibero.edu.br/arte-e-cultura/moda/em-meio-a-popularidade-do-tema-nas-redes-sociais-a-moda-passou-a-ser-vista-e-consumida-em-favor-de-um-publico-mais-diverso-jovem-e-passageiro/. Acesso em: 23 out. 2023.


G SHOW (Sao Paulo). Tendências do TikTok: como surgem as trends de moda, beleza e comportamento. 2023. Disponível em: https://gshow.globo.com/moda-e-beleza/noticia/tendencias-do-tiktok-como-surgem-as-trends-de-moda-beleza-e-comportamento.ghtml. Acesso em: 23 out. 2023


SEBRAE (Brasil). TikTok e moda: uma conexão inspiradora. 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/tiktok-e-moda-uma-conexao-inspiradora,96522fb048854810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 23 out. 2023.


ETIQUETA UNICA BLOG (São Paulo). O Impacto da Indústria da Moda no Meio Ambiente. 2023. Disponível em: https://blog.etiquetaunica.com.br/o-impacto-da-industria-da-moda-no-meio-ambiente/#. Acesso em: 23 out. 2023.

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