quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), o uso da tecnologia e a relevância do Mindset de crescimento em meio a pandemia.

Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). 
Autora: Leonara Lisboa Gomes 
Matrícula: 16201134

Embora o uso de AVA’s já fosse realidade de alguns ambientes, principalmente, ou mais frequentemente no ambiente de ensino, podemos afirmar categoricamente que a pandemia, denominada de COVID-19, apesar de toda devastação causada no mundo, revelou a deficiência de muitos ambientes, sejam eles empresarial, religioso e até mesmo a falta de estrutura de grandes universidades e órgãos do governo em relação ao uso de tecnologias e integrações com os ambientes virtuais de aprendizagem. 

“Assim, o ano de 2020 foi marcado pela necessidade de reinvenção e adaptação de diversos setores da sociedade” (Burci et al., 2020). Muitas empresas já utilizam as tecnologias na sua rotina de trabalho e conseguiram se adaptar às medidas emergenciais e viram no home office, uma solução para continuar com suas operações e fizeram cair por terra o mito de improdutividade no teletrabalho (Piccolotto, 2021). As igrejas, organização caracterizada como terceiro setor, também tiveram que “migrar” para o ambiente virtual, e fizeram uso de várias ferramentas de aprendizagem para continuar com os cultos/missas e suas atividades. Algumas instituições de ensino já tinham aderido o modo EAD ou semi-presencial, porém a pandemia revelou a fraqueza em sua infra-estrutura, como foi o caso da UFSC que não estava preparada para atender eficientemente um número demasiadamente grande de alunos, embora já utilizasse AVA’s e teve que parar suas atividades por aproximadamente dois semestres, o que segundo BURCI (2021) seria compreensivo, “porque as aulas remotas não podem ser consideradas como de Educação a Distância”.

BURCI (2021), ainda afirma:

“As instituições da educação básica e do ensino superior tiveram suas rotinas alteradas da noite para o dia. Elas, junto com seus professores, se viram obrigadas a pensar em formas alternativas e em caráter de emergência para atender seus alunos. Considerando a necessidade de realizar o isolamento social a solução mais viável e acessível foi recorrer ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação”.

Logo, empregar e fazer uso dos ambientes virtuais foi crucial para muitos setores e a causa determinante para o sucesso de muitos. Pois de acordo com NADER (2021) “dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), cerca de 600 empresas fecharam as portas no intervalo de dois anos” e, consequentemente, muitas pessoas foram demitidas. 

Diante de todas essas informações, podemos afirmar que muitos setores se confrontaram, saíram da zona de conforte e se reinventaram para continuar com as “portas abertas”, mas para isso, tiveram que olhar para essa crise com um novo olhar e fazer dela uma oportunidade, sim, uma oportunidade em meio ao caos e um desafio para alcançar o sucesso e ser bem sucedida. Mas como ressurgir das cinzas em meio ao caos? Simples, adotando uma nova mentalidade, um mindset de crescimento.

No livro Mindset: A nova psicologia do sucesso, Carol Dweck nos apresenta seu estudo mais relevante sobre os mindsets. Primeiramente é importante entender o que significa mindset, que traduzido ao pé da letra tem a definição de configuração da mente, atitude da mente ou mentalidade, e é exatamente o tipo de mindset que temos que determinará se teremos sucesso.

O principal argumento do livro se baseia em duas variáveis:

1) Mindset Fixo, este por sua vez, acredita em talento nato, facilidade de obter ou fazer as coisas sem esforço, não tem sua crença baseada no desenvolvimento, para este, por exemplo, ou a pessoa é inteligente ou não é, sabe ou não sabe, tem habilidade ou não tem. A persona do  mindset fixo tem pavor do esforço, pois se ele precisa se esforçar é porque não tem talento ou habilidade. Aqui não há tolerância para erros, a palavra fracasso está fora do dicionário do mindset fixo, aqui reina o individualismo, o ar de grandeza, a superioridade e a busca insaciável pelo reconhecimento.

2) Mindset de Crescimento, este tem sua crença baseada no desenvolvimento, no esforço e principalmente no aprendizado. Foi escolhida uma escola em um bairro muito desfavorável e desacreditado, ali se ensinariam aos alunos do ensino fundamental álgebra e cálculos de nível superior, sim, não demorou muito e todos os alunos de nível fundamental com muito empenho e esforço sabiam responder questões complexas de nível superior. Esse é um exemplo de que quando nos esforçamos podemos fazer coisas inimagináveis, com esta crença não alcançaremos tudo, mas o necessário para obter sucesso ou satisfação em qualquer coisa onde nossos esforços estão centrados.  Aqui, erros são toleráveis, pois os erros são o ponto de partida para o aprendizado, o fracasso é permitido, pois sem ele não teríamos aquela sensação legítima de “valeu a pena cada esforço” em cada conquista que alcançamos. 

Segundo RODRIGUES (2020), adotar o mindset de crescimento é sinônimo de preparo e transformação e adaptação a novos cenários, a autora afirma: 

“Ao acreditar e assumir a postura de que é possível modificar cenários e modificar-se diante deles, por meio do esforço e da experiência, você desenvolverá novos talentos e competências e adentrará em uma jornada contínua de crescimento e transformação. O que te fará mais preparado e apto a integrar o novo cenário pós-coronavírus. Porque tudo isso vai passar e você sairá na frente! Estará preparado!”


Logo, podemos afirmar que muitas empresas e organizações adotaram essa nova mentalidade nesse cenário pandêmico, olhando para a crise com um novo olhar, adotando as ferramentas tecnológicas necessárias, além de fazer uso contínuo dos ambientes virtuais de aprendizagem, demonstrando que o sucesso não está atrelado apenas a habilidades e talentos, e sim no nosso posicionamento em enfrentar as situações adversas, pois há muitas empresas e organizações que se tornaram exemplos de sucesso ou de fracassos, ocorrido conforme as decisões tomadas de acordo com o mindset predominante.  

Algumas organizações aplicaram o mindset de crescimento e os viram  em ação, outras continuam na defensiva e estagnaram com o mindset fixo. Porém, como disse Alex Rodriguez, grande jogador de beisebol: “Ou vamos numa direção ou vamos em outra”. Você é quem deve decidir a direção a seguir. 


É importante ressaltar, que ninguém tem 100% de mindset fixo ou de crescimento, somos uma mistura um do outro, o ponto chave é saber quais as situações que nosso mindset fixo quer aparecer e então tentar educá-lo. Pois a questão não está em quais organizações/empresas fecharam ou as que tiveram sucesso, mas sim nas quais se esforçaram ao máximo.

A pandemia fez com que essas organizações se adaptassem ao meio digital, investissem em tecnologia e deram uma ênfase maior às tecnologias de informação, e passaram a valorizar mais os ambientes virtuais de aprendizagem. E nesse contexto, podemos até chamar essa nova mentalidade de “mindset digital de crescimento”, e a predominância desse mindset foi o verdadeiro responsável pelo sucesso dessas organizações. 

  

Descubra seu Mindset predominante, faça o teste clicando aqui, ou abra a sua câmera e escaneie o QR Code abaixo:

REFERÊNCIAS 


BURCI, Taissa Vieira; SANTOS, Ana Paula; MERTZIG, Patricia; MENDONÇA, Camila. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Universidade Federal de Pernambuco/PE, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/248136> Acesso em 03 Fev. 2022.


DWECK, Carol. Mindset: A nova psicologia do sucesso. Disponível em: <chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Fcolegiobal.com.br%2Febook%2FMindset.pdf&clen=2216717&chunk=true>. Acesso em: 03 Fev. 2022.

NADER, Danielle. CRISE: Cerca de 600 mil empresas fecharam as portas durante a pandemia. CONTÁBEIS.COM. [s.l.]:, 2021. Disponível em: <https://www.contabeis.com.br/noticias/48730/cerca-de-600-mil-empresas-fecharam-as-portas-durante-apandemia/#:~:text=Devido%20%C3%A0%20pandemia%2C%20o%20n%C3%BAmero,a%20menos%20em%20dois%20anos.>. Acesso em: 03 Fev. 2022.


PICCOLOTTO, Leticia. Trabalho remoto derruba mito da baixa produtividade, mas o desgaste preocupa. Disponível em: <https://www.uol.com.br/tilt/colunas/leticia-piccolotto/2021/10/02/o-futuro-do-trabalho-no-pos-pandemia-o-que-podemos-esperar.htm?fbclid=IwAR3vS3OGiedJl-xfZVjlNVn_Swfx6SGZW4h6xRESxSutXxEk_E8ntzrDlA4>. Acesso em: 3 fev. 2022.

RODRIGUES, Patrícia. Pandemia, mindset, oportunidades. UNICESUMAR EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Maio de 2020. Disponível em: <https://www.unicesumar.edu.br/blog/pandemia-mindset-oportunidades/>. Acesso em: 03 Fev. 2022. 

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