Fonte: https://blog.hotmart.com/pt-br/como-se-tornar-um-digital-influencer/
Com o rápido crescimento e popularização das redes sociais, novas oportunidades surgiram e se desenvolveram graças a evolução destes meios. Dentre as mudanças e novidades trazidas pelas redes, o mercado de trabalho teve implicações particulares. Oportunidades de negócios e de empregos que antes não haviam, nasceram, graças às redes.
A tecnologia, por si só, fez crescer de maneira considerável a gama e as possibilidades de vagas no mercado de trabalho. O site Valor Econômico - que efetua pesquisas de mercado - cita que novas carreiras estão surgindo, em função das tendências tecnológicas, e que a lista de 2018 é composta pelas áreas de blockchain, chatbots, fintechs, nanomedicina, nuvem computacional, privacidade de dados, publicidade digital, realidade mista e regulamentação de serviços digitais.
Falando especificamente das redes sociais, as oportunidades profissionais vão desde funções relacionadas ao seu monitoramento, até as funções de usuários que lucram com seus próprios perfis.
Uma dessas funções é chamada “analista de mídias sociais”,“social mídia” ou “mídias sociais”. Esse profissional cuida de toda a comunicação de uma empresa em seus perfis online - nesses espaços da comunicação corporativa. Facebook, Twitter, Linkedin mudaram a forma como as corporações se comunicam com seu público e há então necessidade de um profissional que cuide desta área. De acordo com a pesquisa "Raio-x do profissional de mídias sociais no Brasil" de 2015 (realizada pela trampos.co Alma Beta. Fonte: http://tutano.trampos.co/2146-perfil-do-social-media-brasileiro-2015) a maioria que atua nesta área é mulher (56,5%) e tem entre 25 e 30 anos (46%). Mais da metade de todos os ouvidos (55%) está em São Paulo, sendo que 38% são da capital. 47% tem ensino superior e quase a metade deles já desenvolveu algum trabalho autoral na internet, como por exemplo, a criação de um blog ou canal no Youtube. A média salarial diagnosticada pela pesquisa é de R$ 2.885,00 para homens e R$ 2.424,00 para mulheres. Um salário de diretoria nesta área chega ao topo de R$ 4.408,00 e neste caso ter pós-graduação ou mestrado é fundamental. Estagiários começam com salários médios de R$ 1.630,00
Outro papel bastante em voga em função das redes sociais é o de Digital Influencer. Um Digital Influencer é um formador de opinião que possui grande influência nas mídias digitais - como o próprio nome diz - e que efetua postagens de conteúdo, seja no Instagram, no Youtube ou Twitter, com a intenção, justamente, de surtir tal influência comportamental em quem o seguir. Tal conduta é tão forte, atualmente, que os influenciadores que se estabelecem fortemente nas redes, viram personalidades famosas. Em outros casos, as personalidades que já são famosas fazem uso da repercussão de seu nome para virarem influenciadores nas redes. De acordo com um estudo feito pela SocialChorus, campanhas com influenciadores podem ter um engajamento até 16 vezes maior do que a publicidade em outros meios de comunicação. Outra pesquisa feita pela Nielsen, empresa especializada no comportamento dos consumidores, mostrou que 90% dos clientes confiam na recomendação de outras pessoas para comprar um produto, enquanto apenas 33% se dizem influenciados por anúncios. Por causa desse potencial para gerar negócios, os influenciadores ganharam autonomia para negociar valores e ganhar dinheiro, a partir do conteúdo que já produziam. Um Digital Influencer gera renda através de posts patrocinados, participação em eventos, palestras e demais ações de Marketing dentro de suas páginas. Hoje existem agências especializadas que fazem a ponte entre o influenciador e a empresa. Elas funcionam de maneira parecida com agências de modelos e enviam 'kits' de mídia com os dados e resultados e alcance dos influenciadores agenciados para a empresa cliente escolher o que se encaixaria melhor.
Enquanto escrevo aqui, milhares novas profissões devem estar surgindo em função da tecnologia e do avanço dela. Mas a essência continua a mesma de anos atrás; devemos procurar fazer o que nos faz feliz... Esse mundo está com cada vez mais espaço pra todos e com cada vez mais oportunidades interessantes de renda e inovação.
REFERÊNCIAS:
REFERÊNCIAS:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=796&v=SS7JcUYgClI
https://digitalks.com.br/artigos/profissao-social-midia-entenda-mais-sobre-esse-novo-profissional/
http://www.valor.com.br/empresas/5242009/tecnologia-abre-espaco-para-novas-profissoes/
RERE
https://blog.hotmart.com/pt-br/como-se-tornar-um-digital-influencer/https://digitalks.com.br/artigos/profissao-social-midia-entenda-mais-sobre-esse-novo-profissional/
http://www.valor.com.br/empresas/5242009/tecnologia-abre-espaco-para-novas-profissoes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário