De origem japonesa, o emoji (e = imagem + moji = letra) é um ideograma usado em mensagens eletrônicas e páginas da internet. Criado no final dos anos 90 pelo integrante da equipe da NTT DoCoMo (principal empresa de telefonia celular do Japão), Shigetaka Kurita, os "smileys" cada vez mais ganham popularidade entre os portadores de smartphones e semelhantes, já que Google, Apple, Microsoft e afins, implantaram-o nos seus sistemas operacionais. Eles existem em diversos gêneros: expressões faciais 😀 , objetos ⌚, lugares ⛪ , animais 🐇, tipos de clima ⛈, etc.
Conforme foi passado o tempo e, consequentemente, sendo elaborados emojis mais criativos e diferentes, começou às críticas a alguns. Á seguir, segue a lista dos 10 smileys mais polêmicos da história da internet:
Na foto, vemos a evolução do emoji de arma de fogo durantes os anos. A mudança se dá pelo fato dos constantes bullyings e ameaças a pessoas em ambientes virtuais.
2 - Hambúrguer:
À polêmica à cerca desse hambúrguer é pelo fato de que o queijo está no lugar errado - o certo é em cima da carne.
3 - Copo de Cerveja:
O primeiro emoji não faz sentido, já que ele está com espuma mas com a cerveja pela metade. Foi esse o motivo para o reparo, que consta na segunda imagem.
4 - Queijo:
Outro smiley que não faz sentido: o primeiro queijo tem círculos ao invés de buracos.
5 - Lagosta:
A primeira lagosta tem a cauda deformada e 8 pernas. A segunda, que está certa, vem com 10 pernas e a cauda arrumada.
6 - Cadeira de Rodas:
Na verdade, este emoji está certo. O que causou a polêmica foi porque o símbolo foi banido pelo governo federal dos Estados Unidos da América e rejeitado pela Organização Internacional para Padronização, pois foi rotulado como discriminatório.
7 - LGBTs:
Outro que está correto, porém banido em países onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo é ilegal, como a Rússia.
8 - Paella:
Na primeira imagem, a paella espanhola vinha com ingredientes que não constam na receita original - camarões e ervilhas. Na segunda imagem eles foram trocados por frango e feijões verdes.
9 - Dedos Cruzados:
O primeiro emoji aparece com 6 dedos, ao invés de 5.
10 - Salada:
Outro que está certo, porém, para agradar os veganos e ser mais inclusivo, foi retirado o ovo da salada.
Existem muitos outros polêmicos, mas esses são os principais (ou mais comentados). Com o avanço da tecnologia, é esperado que haja outros que também causarão polêmicas, talvez não pelo erro do desenho ou algo do tipo, mas por desrespeitar algum grupo de pessoas (ex.: LGBTs) ou até mesmo ser usado de forma indevida (ex.: arma de fogo). O certo é que o usuário de celular e afins já não conversa virtualmente sem a utilização do emoji e, desde que foi nomeado a palavra do ano, em 2015, pelo Oxford Dictionary, é esperado que esta simples ferramenta conquiste ainda mais espaço.
Referências:
EMOJI. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Emoji>. Acesso em: 3 jun. 2018.
GOOGLE TIRA OVOS DE EMOJI DE SALADA PARA AGRADAR VEGANOS. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/google-tira-ovos-de-emoji-de-salada-para-agradar-veganos.ghtml>. Acesso em: 8 jun. 2018.
QUE TIRO FOI ESSE? GOOGLE SEGUE APPLE E REFORMULA EMOJI DE ARMA DE FOGO. Tudo Celular. Disponível em: <https://www.tudocelular.com/software/noticias/n123773/novo-emoji-arma-google-segue-apple.html>. Acesso em: 4 jun. 2018.
QUIARELI, Diogo. 7 EMOJIS QUE MAIS CAUSARAM POLÊMICAS NA HISTÓRIA. Fatos Desconhecidos. Disponível em: <https://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-emojis-que-mais-causaram-polemicas-na-historia/>. Acesso em: 6 jun. 2018.
RELEMBRE AS 'POLÊMICAS' QUE MARCARAM AS TRANSFORMAÇÕES DOS EMOJIS. Nova Mais. Disponível em: <http://novamais.com/noticias/46675/relembre-as-polemicas-que-marcaram-as-transformacoes-dos-emojis>. Acesso em: 7 jun. 2018.
RIBEIRO, Gabriel. GOOGLE MODIFICA EMOJI DO ANDROID APÓS POLÊMICA; ENTENDA O CASO. Techtudo. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/11/google-modifica-emoji-do-android-apos-polemica-entenda-o-caso.ghtml>. Acesso em: 5 jun. 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário