quinta-feira, 3 de dezembro de 2015








#MeuAmigoSecreto é uma campanha nas redes sociais com o intuito de denunciar o machismo no dia-a-dia. O nome do movimento faz alusão a uma brincadeira que muito se faz nesta época do ano: amigo oculto.

Centenas de mulheres relatam atitudes, posturas e discursos machistas de pessoas de sua convivência, sem revelar nomes, que não se dizem machistas, mas reforçam esta cultura por meio de seu comportamento.

A campanha teve enorme adesão a partir do dia 25 de outubro de 2015 – Dia Internacional de Não-Violência contra as Mulheres.

Em Minas Gerais, a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros aderiram à campanha e reforçam a importância do número 181, utilizado para o recebimento de queixas e denúncias da população.


“Por que será que conseguimos nos ver nas narrativas de mulheres que estão do outro lado da tela, do bairro, do país e do mundo?” escreveu a militante Carla Vitória no blog da Marcha das Mulheres. 




A potência da mobilização virtual está em visibilizar casos clássicos de machismo velado, cotidiano – especialmente violento por ser aceito e praticado atualmente.

Dados de uma página na internet apontam que até agora, só no Twitter, a hashtag foi usada 90,3 mil vezes.





A mídia e as redes sociais muito têm contribuído para que as mulheres possam mostrar o que elas sempre tiveram que suportar. Relatos extremamente curiosos e que tem nos remetido ao cotidiano, foram expostos.






Políticas brasileiras também aderiram ao movimento e levaram a discussão para a esfera política. Abaixo, algumas postagens de Margarida Salomão, deputada federal:


Figura pública · 59.348 curtidas
‪#‎meuamigosecreto é autor de um projeto que restringe o atendimento as mulheres vítimas de violência sexual e criminaliza os profissionais de saúde que oferecem ajuda e informações para elas, um retrocesso gigante na luta pelos direitos das mulheres. E ele ainda diz que é vítima de uma campanha de ódio que o quer colocar como inimigo das mulheres.
Machistas NÃO PASSARÃO!




Figura pública · 59.348 curtidas
‪#‎meuamigosecreto afirmou que não "estupraria" uma deputada porque ela "não merecia","porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia" (duvida? http://migre.me/sdvql). Apesar de ter sido obrigado a pagar indenização por danos morais pela agressão, ele continua disseminando o ódio em seus discursos e ainda é um dos deputados mais votados do país. Precisamos desnaturalizar a violência contra as mulheres.
Machistas NÃO PASSARÃO! http://migre.me/sdtkK


O Ligue 180 é o telefone da Central de Atendimento à Mulher, um disque-denúncia do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, principal porta de acesso aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher.

O Ligue 180 registrou no primeiro semestre deste ano uma média de 179 relatos de agressão por dia, com um total de mais de 32 mil ligações sobre violência contra a mulher. O Piauí ficou com a segunda maior taxa de denúncias, com 44 ligações a cada 100 mil mulheres, perdendo apenas para o Distrito Federal, com 60 casos, e seguido por Goiás, com 35 registros.



Referências









Nenhum comentário:

Postar um comentário