O tik tok poderia estar substituindo o Youtube como plataforma de aprendizado?
fonte: Agência de bolso(2020)
O tik tok poderia estar substituindo o Youtube como plataforma de aprendizado?
O Youtube foi originado em 2005 ,os criadores levaram mais ou menos dois meses para desenvolver uma versão beta, e, em 23 de Abril de 2005, foi postado o primeiro vídeo na plataforma, já em dezembro de 2005 foi oficialmente lançado, depois de diversos investimentos voltados à melhoria da plataforma.
O crescimento do youtube foi quase que instantâneo, em julho de 2006 já possuía mais de 100 milhões de visualizações por dia. E logo depois o YouTube teria mais de mil milhões de utilizadores registados, estando disponível disponível em mais de 76 idiomas, cobrindo 95% dos utilizadores de Internet.
Mesmo com o youtube tendo todo o movimento dito, uma empresa chinesa decidiu criar uma plataforma concorrente, o tik tok. O tik tok, foi criado em 2014, inicialmente com o nome musical.ly, e foi desenvolvido com o intuito de fazer vídeos curtos e engraçados de dublagens de áudios famosos. Porém começou a ter maior reconhecimento em 2019, atingindo importantes números de novos usuários, e durante a pandemia foi ganhando ainda mais notoriedade entre os jovens.
Como sabemos o youtube sempre foi uma ferramenta de aprendizado muito importante por conta da sua grande variedade de conteúdos, com diversos pontos de vista diferentes. Mas com o crescimento dessa nova ferramenta, a concorrência foi ficando cada vez mais forte. Portando, temos a pergunta principal, o Tik Tok poderia estar diminuindo a fama do Youtube?
Com a pandemia do covid 19, foi vista a necessidade de criar novas formas de aprendizado. Com o youtube já tendo a fama que tinha antes, continuou com grande número de acessos e cresceu ainda mais a popularidade como plataforma de ensino remota. Mas pode se notar que, o Tik tok também teve um crescimento enorme durante essa época. E com a crescente onda de usuários nessa nova ferramenta, muitos influenciadores que anteriormente possuíam, ou ainda possuem, canais no Youtube começaram a sentir a necessidade de migrar as suas plataformas para a nova rede social do momento.
Quando as escolas suspenderam as aulas presenciais em 2020 os professores precisaram repensar suas metodologias, e foi assim que muitos professores começaram a adaptar suas finalidades pedagógicas para as principais plataformas digitais, principalmente no Youtube.
Os professores , notaram a falta de atenção dos alunos e então, começaram a buscar outras formas de transmitir o conhecimento de forma mais simples. O Tik tok é uma rede social que permite transmitir conhecimentos por meio de vídeos curtos, e divertidos, e foi de grande uso durante a pandemia. Com ele, o professor tem aproximadamente 1 minuto para prender a atenção dos seus alunos. Para isso, vale de tudo: coreografias e receitas culinárias, dicas de saúde, pegadinhas, “memes” e o puro humor do entretenimento.
O professor Sandro Curió, por exemplo, tem um excelente número de seguidores nas duas plataformas. No seu perfil do tik tok @matematicasandrocurio, ele dá dicas de matemática e possui mais de 1 milhão e meio de seguidores, mais que o número de inscritos no seu canal de youtube. Em seu tik tok, Sandro posta vídeos curtos sobre assuntos diversos na área da matemática.
Na imagem a seguir, pode-se perceber que alguns vídeos possuem maior número de visualizações que os outros, mas todos com mais de 10 mil visualizações.
fonte: captura de imagem do tik tok (2023)
Em um exemplo das “mini” aulas dele presentes no perfil na rede, o mesmo mostra jeitos mais fáceis de fazer contas com frações.
E quais seriam as desvantagens do uso do tik tok na educação?
Como qualquer rede social, existem as suas vantagens e desvantagens. Se você dá aulas para o público jovem, sabe que nenhuma turma é igual, e com a tecnologia, tudo muda rapidamente, então, é sempre importante estar atualizado às novas tendências do mercado, principalmente entre os jovens.
Existem alguns desafios para a utilização do Tik Tok na educação. A principal delas é a exposição e privacidade não apenas dos alunos, como também do próprio professor e da instituição de ensino, então, é essencial entender os limites e divulgar vídeos com cuidado. Até porque todos têm acesso a tudo que está disponível na internet.
A influência que as redes sociais têm no público jovem é notável e mesmo com as desvantagens, é possível notar que o tik tok está muito presente na educação. Portanto não temos o porque negar que o tik tok é uma plataforma de ensino e pode ser usada, claro que com os devidos cuidados.
BORGES, Luís; OLIVEIRA, Pedro; PEDROSO, Eduardo. Web tecnico Lisboa. Disponível em: http://web.tecnico.ulisboa.pt/~ist178552/wordpress/historia/#:~:text=O%20YouTube%20foi%20registado%20por,de%20v%C3%ADdeos%20visualizados%20por%20dia. Acesso em: 02 de maio de 2023
PRISCILA. Youtube está desenvolvendo ferramenta parecida com o formato Tik tok. Agencia de bolso. Disponível em: https://agenciadebolso.com/noticias/youtube-esta-desenvolvendo-ferramenta-parecida-com-o-formato-do-tiktok/ Acesso em:01 de maio de 2023
TikTok já é maior que o YouTube em tempo médio de visualização nos EUA. Exame. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/tiktok-ja-e-maior-que-o-youtube-em-tempo-medio-de-visualizacao-nos-eua/ Acesso em: 02 de maio de 2023
Redação Lyceum. Pedagogia do TikTok: entenda como usá-la em sala de aula. Blog Lyceum. Disponível em:https://blog.lyceum.com.br/pedagogia-tik-tok/ Acesso em: 02 de maio de 2023
TAVARES, Nayane et al. UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO TIKTOK COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL. Disponível em: file:///C:/utilizao-do-aplicativo-tiktok-como-ferramenta-educacional%20(2).pdf Acesso em: 02 de maio de 2023
CURIÓ, Sandro. @matematicasandrocurio Disponível em: https://vm.tiktok.com/ZMYK9eS1K/ Acesso em: 03 de maio de 2023
CARDIM, Carolina. Pedagogia no tik tok: como utilizar a plataforma em sala de aula ou na educação. Agenda Digital Educarebox. Disponível em:https://www.agendadigitaleducarebox.com/pedagogia-no-tik-tok/ Acesso em:03 de maio de 2023
CURIÓ, Sandro. @matematicasandrocurio Disponível em: https://www.tiktok.com/@matematicasandrocurio Acesso em 29 de maio de 2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário