quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Redes Sociais, Democracia e os Bots

                     Atualmente muito se é discutido sobre o uso das redes sociais como ferramenta em prol da democracia. As redes possibilitam a propagação da informação, bem como o acesso facilitado por boa parte da população. Dessa forma, muitos ativistas utilizam dessa ferramenta para dar voz às suas causas, devido ao baixo custo e poder de difusão que as redes proporcionam. Podemos perceber a força desse movimento através das recentes manifestações no Brasil e no mundo, que tiveram iniciativa virtual. 



                  Segundo o dicionário Michaelis, a palavra democracia significa: (i) Forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo; (ii) Sistema político influenciado pela vontade popular e que tem por obrigação distribuir o poder equitativamente entre os cidadãos, assim como controlar a autoridade de seus representantes, entre outros. Entende-se que nenhum poder é absoluto, e podemos notar que atualmente poucos países ainda adotam um sistema autoritário (Coreia do Norte, Cuba, Síria, Turquia). Esses sistemas autoritários proíbem exatamente o veículo de comunicação tratado nesse artigo: as redes sociais. Normalmente todos os tipos de propaganda veiculadas são aprovadas pelo governo e tendem a mascarar a realidade dos fatos na tentativa de manipular a informação. 

                    Quando tratamos de democracia e redes sociais, podemos pensar em um auxílio mútuo e benéfico entre as partes. Porém, nem sempre as redes são utilizadas da melhor maneira ou da forma mais correta. As revelações da Cambridge Analytica geraram muitos protestos e indignação ao redor do mundo. O Facebook foi acusado de revelar dados dos seus usuários, que depois de manipulados, vieram a favorecer e eleger o candidato Donald Trump na penúltima eleição à Presidência dos Estados Unidos.

    


                
                    

               Além dos seus dados poderem ser utilizados, você pode se deparar com um bot por aí. Isso mesmo que você leu! Já escrevi um artigo sobre o que são os bots e como eles são utilizados na corrida eleitoral (leia na íntegra). Basicamente, os bots são programas de computador que têm como finalidade interagir com usuários na rede. Esses "robôs" geram mensagens em massa ("spam"), com a finalidade de fazer propaganda eleitoral. Cada vez mais surgem novas ferramentas que capturam nossas informações, e pelos algoritmos somos direcionados à certos tipos de conteúdo. Vale a sugestão do documentário "O Dilema das Redes", disponível na plataforma Netflix, onde escancara-se à má intenção dos criadores de rede e quem está por trás dela. Vivemos em uma sociedade onde a corrupção está impregnada, e por consequência, os meios virtuais são utilizados por quem tem dinheiro para extrair delas o que é preciso. Basta que, cada vez mais as redes se posicionem e se adequem às novas leis propostas, tendo o compromisso de manter seus usuários seguros.

    



                Nesse momento podemos nos questionar: as redes sociais são mais positivas do que negativas para a democracia? Até que ponto você é influenciado pelos algoritmos? A rede social é capaz de acentuar ainda mais a polarização já existente. Cabe à cada um de nós perceber a bolha em que estamos inseridos e acima de tudo ter senso crítico. Estamos em ano de eleição e alguns aplicativos como WhatsApp já se manifestaram sobre as medidas ao combate de disparos de mensagem em massa. Ainda estamos correndo atrás dos prejuízos causados pelas fake news, porém, longe de erradicar esse problema tão atual e destrutivo para a sociedade.

E você, o que acha disso?


Autora: Luiza Freitas Boeira
Acadêmica de Ciências Econômicas, pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Fontes:
https://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=99&id=1218
https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/democrACIA/
https://www.redemagic.com/blog/redes-sociais/ativismo-online-mostra-a-forca-da-internet/
https://observatorioderedessociais.blogspot.com/2018/10/a-utilizacao-dos-bots-robos-na-corrida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário