quinta-feira, 17 de maio de 2018

Os impactos da tecnologia no sistema de ensino

O avanço frenético da tecnologia impacta frequentemente as ordens e parâmetros mercadológicos em nossa sociedade. A partir da realidade de convergência tecnológica, mudou-se completamente a relação dos alunos com as metodologias de ensino, visto que é possível ter acesso a informação em qualquer lugar a qualquer hora e se comunicar com pessoas que estão do outro lado do mundo de forma fácil e rápida.

O acesso à Internet, que poucos anos atrás estava nas mãos de poucos, vem se intensificando nos últimos anos, bem como a utilização desta incrível tecnologia dentro da sala de aula para auxiliar os professores no processo de ensino. De acordo com uma pesquisa da CETIC (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), realizada com 1.106 escolas de áreas urbanas realizadas por toda extensão do território brasileiro, verificou-se o % sobre o total de escolas localizadas com acesso à Internet.




Percentual (%) de escolas localizadas em áreas urbanas com acesso à Internet (no Brasil)


http://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2016_coletiva_de_imprensa.pdf

Este fato - a conectividade - faz com que as metodologias clássicas de ensino utilizadas na maioria dos sistemas educacionais atualmente sejam analisadas e reformuladas a partir desta nova realidade. É preciso utilizar a tecnologia como aliada no processo de ensino para conseguir ganhar a atenção e participação do aluno dentro da sala de aula, tornando-os protagonistas no processo de aprendizagem.

Atualmente, existem diversas organizações que utilizam a tecnologia como aliada no processo de ensino. Uma delas, é o próprio Google, com o "Google for Education", que é uma ferramenta tecnológica que tem o objetivo de facilitar o ensino - tanto para alunos como para professores - a partir do uso de qualquer dispositivo móvel conectado a internet. Essa plataforma Google engloba ferramentas educacionais que tem como objetivo melhorar o ensino a partir do uso da tecnologia e envolver ainda mais os alunos no processo de aprendizagem.



Fonte: https://www.qinetwork.com.br/6-principais-vantagens-que-o-google-for-education-tem-oferecer/

Outra plataforma brasileira mas já com reconhecimento mundial é a Geekie, que ao interagir com o estudante, analisa suas aptidões e dificuldades a partir do uso de algoritmos e traça um plano de estudos adaptados a suas particularidades. Esta ferramente muda completamente a forma de interação aluno-professor, onde os professores tornam-se mentores destes alunos, porém o protagonista do ensino é o próprio estudante.


Percebe-se que a tecnologia possibilita uma análise antes inimaginável, tornando possível personalizar a aprendizagem para cada aluno de forma a potencializar o desenvolvimento de habilidades que contribuem para o seu próprio processo de aprendizagem.



Um ponto muito interessante para ser abordado é que atualmente, instituições de ensino de forma presencial já utilizam metodologias online para complementar o processo de ensino através do uso de plataformas de contato entre aluno-professor, como por exemplo o Moodle, um software de apoio de aprendizagem que permite uma troca muito mais próxima de conteúdos entre alunos-professores e até mesmo alunos-alunos. Este software permite que os alunos possam interagir (a partir de debates em fóruns) sobre os mais diversos temas de forma conjunta.


Vê-se também muitas instituições que atualmente mesclam o ensino presencial com o ensino à distância, o qual foi proporcionado graças ao avanço da tecnologia. Um exemplo é a disciplina de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, lecionada na Universidade Federal de Santa Catarina. Nesta disciplina, metade das aulas são presenciais e metade à distância, onde formas alternativas de ensino são utilizadas, como até mesmo o uso de redes sociais como o Facebook. Esta disciplina proporciona aos alunos educação de forma dinâmica, onde os alunos tornam-se protagonistas do processo de ensino e tem a oportunidade de utilizar diferentes softwares, aplicativos e sites para construir conhecimento.


O uso destas novas metodologias permite que os professores facilitem a difusão do conhecimento atuando como mentores no processo educacional tendo a capacidade de fazer com que os alunos incorporem com maior facilidade os conhecimentos; sejam mais engajados e participem como protagonistas do seu próprio aprendizado; despertem a curiosidade para aprender cada vez mais e tenham maior facilidade para conectar o que aprenderam na teoria com a prática, fatores que são grandes diferenciais competitivos dentro do mercado de trabalho atual.



Fonte: https://pixabay.com/pt/trabalhando-espa%C3%A7o-digital-3406785/




Referências:

CETIC. Disponível em: <http://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2016_coletiva_de_imprensa.pdf>. Acesso em: 17/05/2018.
Google for Education. Disponível em: <https://edutrainingcenter.withgoogle.com/>. Acesso em: 16/05/2018.
FRANÇA, George. Os ambientes de aprendizagem na época da hipermídia e da educação a distância. Perspectivas em ciência da informação, v.14, n.1, p.55-65, jan/abr. 2009.
FOLHA DE SÃO PAULO. Amigos deixam mercado Financeiro para criar start-up de educação. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2014/12/1546387-amigos-deixam-mercado-financeiro-para-criar-start-up-de-educacao.shtml>. Acesso em: 16/05/2018.
THE GUARDIAN: How software that learns as it teaches is upgrading Brazilian education, Disponível em: <https://www.theguardian.com/technology/2016/jan/10/geekie-educational-software-brazil-machine-learning>. Acesso em: 16/05/2018.
POSITIVO, Tecnologia Educacional. Disponível em: <https://www.positivoteceduc.com.br/blog-inovacao-e-tendencias/motivos-para-usar-a-tecnologia-na-educacao/>. Acesso em 17/05/2018.
INFO GEEKIE. Entenda como é possível motivar o estudante por meio de práticas inovadoras em sala de aula. Disponível em <http://info.geekie.com.br/motivacao-ensino-eua/>. Acesso em: 16/05/2018.
MIT, Open Learning. Disponível em: <https://openlearning.mit.edu/value-digital-learning>. Acesso em: 17/05/2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário