quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Crescimento do Ensino a Distância no Brasil

Autora: Carolina Reis Moraes
Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (UFSC)


O que é o EAD? 

O EAD (ensino a distância) é uma modalidade de ensino que permite que o aluno estude sem ser presencialmente, não precisando estar presente na sala de aula com o professor ou outros alunos. As atividades e o ensino são feitos, em sua grande parte, via internet, porém no Brasil ainda não é permitido que seja 100% online, algumas provas precisam ser presenciais por exemplo.

Além da parte online, algumas das instituições que possuem cursos EAD, possuem também alguns polos em cidades específicas com tutores ou professores para que os alunos possam tirar dúvidas e recorrer caso precisem de algo.




Crescimento do EAD no Brasil

Segundo os dados do Censo da Educação Superior de 2018 divulgados pelo MEC e pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), neste ano, no Brasil, mais de 2 milhões de pessoas estavam matriculadas em algum curso EAD. Em 2004, os cursos a distância possuíam apenas 60 mil estudantes matriculados, o que mostra o crescimento enorme da procura por essa modalidade. Além desse dado, no ano passado a oferta de cursos a distância ultrapassou a de cursos presenciais, sendo 7,1 milhões de vagas de cursos a distância contra 6,3 milhões de presenciais.

No setor privado já pode-se verificar que os alunos da modalidade a distância já estão em maioria em metade das instituições de ensino que possuem as duas opções (presencial e online) disponíveis. Além disso, segundo dados do Semesp, entre 2016 e 2017, 119.811 alunos migraram do ensino presencial para o ensino a distância.

Abaixo alguns gráficos que mostram a situação atual do EAD contra o ensino presencial no Brasil.







 Outro dado apresentado é que o EAD possui uma média de idade de alunos mais elevada do que o ensino presencial, sendo 31 anos e 24,6 as médias consecutivamente. Além disso um dado não muito favorável, é que a evasão dos cursos a distância é maior do que a dos presenciais. Em 2018 o índice de evasão dos cursos EAD chegou a 36,5%, contra 26,5% dos cursos presenciais. 

 Mesmo com este crescimento, pode-se dizer que o EAD ainda tem bastante espaço para crescer ainda mais no país, tendo em vista que a meta do Plano Nacional da Educação é de ter 33% dos jovens brasileiros matriculados em uma instituição de ensino superior, e por enquanto este número está em 18%.

Por que este crescimento do EAD?

            Para entender um pouco melhor porque o EAD tem crescido tanto no Brasil, é interessante ressaltar algumas de suas vantagens:

  • ·         Mais tempo livre – quando o aluno opta por estudar a distância, ele acaba tendo mais tempo livre, já que pode estudar onde e quando quiser e não precisa se deslocar até algum local presencial num horário pré-determinado. Com isso fica mais fácil conseguir organizar o seu tempo e suas atividades.


  • ·         Custo menor – As mensalidades dos cursos a distância, no geral, possuem um preço menor do que as de cursos presenciais, fazendo com que esses cursos sejam mais acessíveis. Além disso, existe também a economia por não ter que se locomover, ou comer fora por estar na faculdade, por exemplo.


  • ·         Conhecimento sempre disponível – como as aulas ocorrem nos ambientes virtuais de aprendizagem, o aluno tem disponível sempre que quiser os conteúdos e materiais, como vídeo aulas, textos, atividades, documentos. Além disso, dentro destes ambientes, ele pode interagir com professores e outros alunos quase sempre que quiser, assim como compartilhar conhecimentos em fóruns e tirar dúvidas também.


  • ·         Reconhecimento dos cursos no mercado – o diploma de um curso a distância tem a mesma validade de um diploma de curso presencial! No caso, isso ocorre pois é o reconhecimento do MEC (ministério da educação) que conta.



Fontes:






Nenhum comentário:

Postar um comentário