Anilde Chagas Paulino- 15150726
Redes Sociais e Virtuais
Quando
se fala em marketing digital, as redes sociais ganham uma grande importância
como sendo ferramentas fundamentais de um plano da realidade, pois, servem de
comunicação para os empreendedores de pequenos negócios atraírem e fidelizarem
clientes.
Neste cenário, é fundamental aproveitar a
situação e as oportunidades que surgem para que as micro e pequenas empresas
tenham uma presença digital cativante e, ao mesmo tempo, estratégica.
De acordo com o analista de
Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Ivan Tonet, mais de 100
milhões de brasileiros estão conectados a redes como Facebook, Instagram e Twitter e
o pequeno negócio pode se valer dessa realidade para alcançar o cliente de
forma rápida, eficaz e próxima.
Canal de comunicação
É de fundamental importância perceber a característica de cada rede
social de formas a fazer um bom uso das mesmas. A seguir mostramos as 5
principais redes sociais e as suas características:
- Facebook: é a presença da empresa,
construção de imagem e do relacionamento, por meio do contato com os fãs.
- Instagram: mostra o cotidiano por meio de
fotos e vídeos curtos, mostrando muitas vezes o que está por trás das
cortinas, ou seja, o que o cliente não vê no dia a dia.
- Twitter: é mais utilizado para conteúdos
atuais e curtos.
- Youtube: é a rede mais consumida e permite
explorar vídeos em diversos formatos como série, entrevistas, como fazer
algo e mais.
- WhatsApp: é o canal que aproxima o empreendedor do cliente de forma mais relacional, por isso deve ser usado de forma consciente e não agressiva.
É fundamental que o
pequeno negócio esteja atento ao conteúdo que será gerado e que adeque a
comunicação ao seu público. Utilizar fotos e materiais de boa qualidade agrega
e dá mais visibilidade à página da empresa na internet, tornando a comunicação
mais assertiva. Portanto, a criatividade, o comprometimento e a interação com o
cliente precisa ser investido.
Canais de venda
Se a sua empresa está
se tornando visível nas redes sociais e atingindo potenciais clientes, o
resultado mais provável é um maior número de vendas. Procede de um
acontecimento natural, pois, o público online já está acostumado a solicitar
orçamentos e até concretizar uma compra.
E engana-se quem
pensa que as vendas se limitam a apenas produtos físicos. Na verdade, esses
canais permitem divulgar cursos online, consultorias, assessorias, entre outros
serviços. Seja qual for o segmento de sua empresa, é possível aumentar as
vendas a partir de uma estratégia inteligente nas redes sociais.
Gestão
Para a gestão das
redes sociais de uma empresa, podem ser utilizadas diversas ferramentas, como:
programar postagens, acompanhar métricas, ver seguidores e engajamentos.
Segundo o analista do
Sebrae, é interessante ter perfis empresariais para acompanhar a evolução de
seguidores, alcance da página, entre outros pontos. Assim, o empreendedor pode
fazer uma gestão mais afirmativa.
Aproximação
É fundamental definir
o perfil do público-alvo que se pretende atingir para que seja feito um
direcionamento da comunicação. As redes sociais permitem que as informações
sejam direcionadas, de modo 100% preciso, para um público específico -
diferente de outros canais de comunicação que falam com um público geral. Vale
também impulsionar/pagar posts patrocinados, que permitem direcionar a mensagem
a um público maior, o que não seria possível de forma orgânica, ou mesmo
direcionar uma comunicação para um público especifico, sem que apareça na linha
do tempo do seu perfil.
Divulgação
As redes sociais são
um terreno fértil para o entretenimento e o humor. Ao publicar conteúdos com
temas curiosos, emocionantes ou engraçados, é muito provável que eles sejam
disseminados mais rapidamente.
Exemplo disso são os
famosos “memes” que são compartilhados milhares de vezes e geram diversos
comentários acalorados. As empresas que aproveitam o poder destes conteúdos
virais podem expandir o alcance de sua marca rapidamente, atingindo novas
pessoas e ganhando novas oportunidades de venda.
Tráfego
Não é novidade que as
redes sociais são ótimos canais para gerar engajamento entre público e marca.
Entretanto, elas também podem servir como “porta de entrada” para o seu site ou
loja virtual.
Ao postar conteúdos
com links ou botões que direcionam para o seu site, você poderá aumentar o
tráfego de visitantes e, consequentemente, as taxas de conversão. Além disso,
os perfis empresariais nas redes sociais permitem colocar o endereço do site
nas informações básicas de contato, de forma que os seguidores possam acessá-lo
mais facilmente.
Referências:
SEBRAE. 10 dicas básicas de
redes sociais para os pequenos negócios. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/10-dicas-basicas-de-redes-sociais-para-os-pequenos-negocios,f3d453c03a730610VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso
em: 24 Out. 2019.
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