O USO DO
FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
1.
INTRODUÇÃO
Pode-se perceber nos dias
de hoje, que as pessoas estão tendo que se adaptar seu modo de viver, dia após
dia devido ao grande avanço tecnológico em que estamos vivendo. Tudo está se transformando
a forma em que as pessoas se relacionam, o modo de se comunicar, são fatores
que vem gerando grande transformações no modo de viver.
A internet se tornou uma
parceira fiel da tecnologia, em paralelo cresce cada vez mais as redes sociais.
Se falasse em redes sociais há dez anos, muitas pessoas não saberiam dizer nem
o que é, mas hoje em dia, é difícil conhecer alguém que não tenha uma “conta”,
em pelo menos algumas dos milhares redes sociais já existentes.
As redes sociais
superaram todos os limites, a comunicação e a interação entre as pessoas se
tornou mundial, pessoas do mundo inteiro em um mesmo ambiente virtual, trocando
informações e compartilhando conhecimento. Pessoas utilizam as redes sociais
para diversos fins, desde relacionamentos, entretenimento até como profissão.
A rede social mais
conhecida e principal dos dias atuais, é o Facebook, mais de um bilhão de
usuários. Você encontra pessoas do mundo inteiro, essas redes de relacionamento
vêm se tornando cada vez maiores, pessoas que nunca se viram pessoalmente
chegam a se tornar melhores amigas apenas pelo relacionamento virtual.
Visionários perceberam
que nesse cenário atual em que vivemos, pode-se utilizar da tecnologia na
educação, através das AVA’s – Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Através
deles, os educadores entretêm e compartilham conhecimentos de forma ampla e
objetiva.
2.
A
INTERNET COMO FERRAMENTA DE PESQUISA NA ATUALIDADE
Segundo Milanesi (2002)
citado por Correa e Oliveira (2014), os computadores tinham como intenção
ajudar as organizações em geral. Por ser algo extremamente caro, com um tamanho
considerável, o computador não tinha a intenção de uso pessoal.
Ainda de acordo com os
autores citados anteriormente, o avanço da tecnologia trouxe evidentemente
grandes modificações, o computador deixou de ser uma ferramenta apenas das
grandes corporações e passou a se modificar de acordo com o uso pessoal do
mesmo. Dessa forma, o computador passou a ser aplicado para diversos fins,
inclusive entretenimento.
Após essa mudança
juntamente com a chegada da internet, a forma em que o conhecimento era
adquirido também mudou. Antigamente os estudantes buscavam o refúgio das
bibliotecas para adquirir o conhecimento, agora basta um acesso a internet para
que esse conhecimento seja encontrado facilmente.
Para Antunes (2005) apud.
Correa e Oliveira (2014), a pesquisa virtual possui um tempo de realização
muito mais pertinente, conforme frase a seguir:
A
internet, necessariamente, não traz nada de novo. Praticamente, podemos
realizar de outra forma o que fazemos na rede auxiliada pelo computador. A
internet, na realidade, modifica a velocidade e a escala do que se poderia
realizar, em termos de trocas de informação e de comunicação.
Com isso, percebe-se que
a pesquisa na internet passa a ser o principal mecanismo na busca do
conhecimento.
3.
ESBOÇO
HISTÓRICO DAS REDES SOCIAIS
Com o desenvolvimento da
internet foi possível criar infinitas conexões virtuais, dentro delas, as redes
sociais. Segundo Recuero (2009) apud. Correa e Oliveira (2010), rede social é
“um grupo de pessoas, compreendido através de uma metáfora de estrutura, a
estrutura da rede. Os nós da rede representam cada indivíduo e suas conexões,
os laços sociais que compõem os grupos.” Para o autor, a propagação das
informações se dá de maneira acelerada, em propagação na transmissão, as redes
sociais apresentam outras peculiaridades, como a possibilidade de discussão e
imposição pessoal de pensamento.
Para Jesus (2012) citado
por Correa e Oliveira (2010), o Classmates, criado em 1995, é considerado a
primeira rede social, porém afirma que o Six Degress, que nasceu em 1997, é a
criação que mais se assemelha com redes sociais usadas hoje em dia.
Uma rede social de grande
sucesso no Brasil foi o Orkut. Em 2011, o Orkut tinha 33.44% na participação
das redes sociais, já em 2013 a realidade passou a ser outra, tendo apenas 3%
nas participações no Brasil. O principal motivo para essa queda segundo Muller
(2013) apud. Correa e Oliveira (2014) foi o Facebook, que sozinho atingiu 65%
dos acessos.
3.1.
Facebook
Criado em 2004 por Mark Zuckerberg e seus amigos, o Facebook nasceu de um projeto que pretendia interligar os alunos da Universidade de Harvard. Com o tempo, alunos de outras universidades dos Estados Unidos, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Stanford, Columbia e Yale, foram sendo incorporados ao Facebook, sendo que em 2006 o ingresso na rede passou a ser público, podendo participar qualquer pessoa acima de 13 anos (SANTANA, s.d. apud. CORREA e OLIVEIRA, 2014).
A página Facebook Brasil
descreve, como missão da rede, “dar às pessoas o poder de compartilhar
informações e fazer do mundo um lugar mais aberto e conectado”. E acrescenta
ainda dizendo que "milhões de pessoas usam o Facebook para compartilhar um
número ilimitado de fotos, links, vídeos e conhecer mais as pessoas com quem
você se relaciona." (FACEBOOK BRASIL, 2004 apud. CORREA e
OLIVEIRA, 2014).
Após a liberação ao
público, o sucesso do Facebook tem se mostrado crescente. No Brasil, este
crescimento pode ser facilmente percebido, sendo o país onde a rede cresceu
mais e de forma mais rápida. Em 2011 o Facebook contava com um total de 10
milhões de usuários, um ano e meio depois este número já havia se
quintuplicado, chegando a marca de 50 milhões de adeptos. O Facebook lidera a
aceitação como rede social, tendo 84% dos acessos. (GAZZARRINI, 2012; TAUFER,
2012 apud. CORREA e OLIVEIRA, 2014).
O fato é que o grande
aumento do número de usuários da rede não foi uma exclusividade no Brasil. Segundo
Sbarai (2012) citado por Correa e Oliveira (2014), em outubro de 2012 a rede
alcançou a incrível marca de um bilhão de usuários, porém este crescimento não
ficou estagnado. De acordo com Ventura (2013) apud. Correa e Oliveira (2014), a
rede continua a propagar-se de forma vigorosa, atingindo no mês de setembro de
2013 1,19 bilhão de usuários. O que caracteriza o Faceook como a maior rede
social da atualidade não é apenas o fato de ser a rede com o maior número de
usuários, mas sim que a rede continua ativa, sendo que em média 728 milhões de
pessoas usam Facebook diariamente.
Cabe destacar que a
utilização das redes sociais pelos usuários mais jovens acontece em grande
número. De acordo com Marques (2013) citado por Correa e Oliveira (2014), 70%
dos usuários entre 9 e 16 anos possuem contato com redes sociais, sendo que o
maior número acontece entre os de mais idade, que seria entre os 13 e 14 anos e
15 e 16 anos, atingindo 80% e 83% respectivamente. Dentre estas redes sociais,
o Facebook aparece com a maior incidência, correspondendo a 61% dos jovens que
possui perfil em uma rede social.
4.
AMBIENTE
VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA
Os benefícios que a
internet nos proporcionou são incontáveis. Existem aplicativos que nos permitem
diversão, informação, são de fácil acesso. Diante disso, Almeida e Freitas
(2011) apud. Correa e Oliveira (2014) afirmam que nesse contexto, existem também
diversas ferramentas que são utilizadas em apoio à educação, como o Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA).
De acordo com Flemming
(2004) citado por Correa e Oliveira (2014), um AVA é “um sistema computacional
que reúne um conjunto de recursos tecnológicos disponíveis via internet”. Para
ele, o AVA proporciona o auxílio de interação entre o docente e discente.
Dentre os AVAs mais conhecidos na atualidade, destaca-se o Moodle (Modular
Object-Oriented Dynamic Learning Enviroment), que segundo Tori (2010) apud.
Correa e Oliveira (2014), é gratuito e
de código aberto, o que faz com que o moodle seja um dos ambientes virtuais em
ascensão.
Outras ferramentas antes
dos AVAs auxiliavam na troca de informação relacionadas à educação. Lista de
discussões espalhadas pela internet e outras eram comumente utilizadas por
estudantes. Porém com a chegada do AVA essa troca de informação se dá de
maneira facilitada, tendo em vista a maior organização dos materiais e a
disponibilidade de diversas ferramentas. No início o AVA era utilizado apenas
nos cursos de Educação a Distância (EAD), porém com o passar do tempo foi
também se incorporando nos cursos presencias, ajudando assim nas atividades
complementares, ultrapassando então o limite físico da sala de aula (ALMEIDA e
FREITAS, 2011 apud. CORREA E OLIVEIRA, 2014).
Os AVAs, de certa forma,
podem ser comparados com as redes sociais, uma vez que ambos podem proporcionar
uma interação virtual. De acordo com Pinheiro (2009, p. 47) citado por Correa e
Oliveira (2014), as redes sociais são "ferramentas on-line que os usuários
utilizam para compartilhar opiniões, ideias, experiências, gostos, hábitos,
amigos." Uma das ferramentas que está incorporada no Facebook é a
possibilidade de criar pequenos grupos dentro da rede social. Tais grupos
oferecem aplicabilidades que possibilitam o seu uso como ambiente virtual de
aprendizagem. Uma publicação compartilhada em setembro de 2010 na página do
Facebook Brasil, mostra as principais funções dos grupos anunciadas na época,
que eram a troca privada de informações, fotos e posts. Com essa novidade, o
Facebook passou a disponibilizar ferramentas como salas de bate-papo,
compartilhamento de documentos e notificações por e-mail. Hoje todas essas
funcionalidades encontram-se ativas e disponíveis para serem usadas. (FACEBOOK
BRASIL, 2004 apud. CORREA E OLIVEIRA, 2014)
Muito embora se perceba
que as ferramentas hoje apresentadas pelo Facebook podem servir como um
ambiente que proporcione extensão às atividades realizadas nas salas de aula,
“são poucas as experiências na literatura que demonstram o uso das redes
sociais como ambiente pedagógico”, como colocado por Araújo e Panerai (2012)
citado por Correa e Oliveira (2014).
Entretanto as próprias
autoras colocaram em prática a eficácia da utilização do Facebook, trabalhando
diversas atividades com alunos em dois ambientes: o Facebook e Moodle. Ao final
percebeu-se que o Facebook apresentou melhores resultados, seja pela constante
conectividade dos discentes à rede ou pela facilidade de interação apresentada.
5.
CASO
DE SUCESSO DO FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
O caso foi desenvolvido
com alunos da turma do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina localizada em Ariquemas – RO. A
pesquisa quantitativa foi realizada pelos autores Jackson Jovino Correa e
Izaqueu Chaves de Oliveira. Segue a seguir os resultados e discussão do caso de
sucesso:
Os alunos foram
submetidos a um questionário auto-respondível. A turma é composta por
estudantes do sexo feminino 12(67%) e estudantes do sexo masculino 6(33%),
totalizando 18 alunos. A idade predominante entre os mesmos é de 17 anos 17(95%)
e apenas uma pequena parcela já atingiu a maioridade 1(5%).
Inicialmente buscou-se identificar o quantitativo de alunos que possuíam acesso à internet em sua residência, assim como uma conta na rede social Facebook. Destes alunos, 13(72%) possuíam computador com acesso à internet em suas residências e 5(28%) não possuíam. Os estudantes que tinham contam na rede social Facebook correspondiam a 16(89%) e os que não tinham totalizam 2(11%).
Inicialmente buscou-se identificar o quantitativo de alunos que possuíam acesso à internet em sua residência, assim como uma conta na rede social Facebook. Destes alunos, 13(72%) possuíam computador com acesso à internet em suas residências e 5(28%) não possuíam. Os estudantes que tinham contam na rede social Facebook correspondiam a 16(89%) e os que não tinham totalizam 2(11%).
Após identificar os alunos que possuíam Facebook 16(89%), o questionário seguia com o intuito de conhecer a proveniência do acesso à rede social, o tempo desprendido na conexão e as principais atividades desenvolvidas durante o acesso. Foi identificado entre os alunos que possuíam uma conta no Facebook que 13(81%) realizavam o acesso de suas próprias residências, 1(6%) de Lan House e 2(13%) acessavam da casa de parentes/amigos. Destes alunos, 9(56%) disseram utilizar o Facebook até duas horas por dia, 4(25%) utilizam de quatro a seis horas e 3(19%) afirmaram ficar conectados na rede social diariamente por oito horas ou mais. Quanto as atividades mais desenvolvidas, bater papo e postar/compartilhar ideias e/ou pensamentos simultaneamente foram as mais escolhidas, sendo a opção de 11(69%) alunos, seguida por apenas bater papo 4(25%) e apenas postar/compartilhar ideias e/ou pensamentos 1(6%).
Voltando a possuir a totalidade de alunos que compõem a turma, a última questão da primeira etapa da pesquisa, buscava saber o que os estudantes achavam da utilização do Facebook para desempenhar atividades escolares.
Considerando utilizar o
Facebook para desenvolver atividades escolares, grande parte dos alunos 14(78%)
disseram aprovar a ideia e 4(22%) não souberam opinar sobre o assunto.
Depois desse primeiro momento com a turma e com a docente responsável pela disciplina de Língua Portuguesa, foi criado um grupo na rede social Facebook intitulado “Língua Portuguesa – Professora Lucineide” com o intuito de explorar suas ferramentas para assim, utilizá-lo como um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Desta forma, os alunos que não possuíam uma conta no Facebook 2(11%), criaram uma conta para que pudessem participar do grupo. Após desenvolver algumas atividades, sempre coordenadas de acordo com a disciplina, um segundo questionário foi aplicado aos alunos, que agora com outra percepção por terem vivenciado a utilização do Facebook para desempenhar atividades escolares, puderam avaliar a experiência. Todos os alunos aprovaram o uso do Facebook como ferramenta educacional, assim como consideraram proveitosa sua participação no grupo. Tendo a possibilidade de classificar o grau de interesse na participação no grupo em baixo, moderado e elevado, 16(89%) alunos afirmaram ter um interesse moderado e 2(11%) disseram ter um elevado interesse. Quando questionados sobre o desejo da existência do grupo desde o início do ano letivo, ou até mesmo em anos anteriores, quase todos os alunos 17(95%) disseram aprovar a ideia e uma parcela mínima da turma 1(5%) discordou.

6.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Observando o caso de
sucesso, fica evidente que o Facebook é uma ferramenta muito importante para a
educação. Percebe-se que o envolvimento dos alunos e da docente da turma com o
Facebook é muito grande, e nota-se que o resultado do mesmo como um Ambiente
Virtual de Aprendizagem foi de total aprovação por ambos os lados.
A tecnologia aliada ao
desenvolvimento educacional, através da facilidade de conversação, da melhora
do nível de relacionamento e integração entre alunos e professores, faz com que
o compartilhamento do conhecimento, seja um aprendizado coletivo. Com isso, é
mais do que necessário que os AVAs sejam implementados no sistema educacional
para um ganho coletivo.
REFERÊNCIAS:
CORREA,
Jackson Jovino; OLIVEIRA, Izaqueu Oliveira Costa de. O USO DO FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
CORA CORALINA. 2014. Disponível em:
<http://revistaedutec.com.br/index.php/edutec/article/view/5>. Acesso em:
30 nov. 2015.
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