quarta-feira, 18 de outubro de 2017

A contribuição do ensino a distância para o desenvolvimento educacional no Benin. 

O presente ensaio é resultado de uma demanda da disciplina de “Ambiente Virtual de Aprendizagem”, cursada no curso de Administração do CSE (UFSC), na qual permitiu-nos avaliar e perceber como estas ferramentas são de extrema importância no desenvolvimento de qualquer atividade humana hoje. E, desta feita, nosso caso particular pretendemos refletir sobre a temática à luz do ensino e da educação no Benim, por isso nos propusemos ao tema: “A contribuição do ensino a distância para o desenvolvimento educacional no Benim”, por perceber nela um potencial construtivo para edificação e expansão da educação e ensino em um país africano, o caso do Benim; e de forma a contribuir para que se possa tirar maior e melhor  proveito sobre estas tecnologias e informação e comunicação para e de apoio ao ensino e a pesquisa.
Destarte, e de acordo com a Unicef no Brasil (2013), estudos sobre a utilidade da internet têm como objetivos contribuir para se superar muitos dos obstáculos e potenciar a diversidade atinente a formas de produzir e transmitir conhecimentos, pois é de se referir:
 O estudo sobre o uso da internet por adolescentes surgiu da necessidade de conhecer esse universo que vem fazendo parte do cotidiano da maioria dos adolescentes e que se constitui, ao mesmo tempo, em um espaço de interação e aprendizagem e em um local onde também acontece a discriminação, o uso de falsas informações e o risco de violação de direitos (UNICEF/BRASIL, 2013).

Neste ensaio, consideramos que sendo parte da dinâmica social, a Internet contém em si as contradições e vulnerabilidades de qualquer sociedade. Como evolução tecnológica representa um importante instrumento de acesso a serviços, informações, relações interpessoais, lazer, entretenimento e aprendizagem. Ao mesmo tempo, como espaço ainda em construção representa riscos e desafios pelo baixo conhecimento sobre o seu funcionamento para o público em geral, certo anonimato de seus usuários e pela velocidade como os detentores do poder econômico e das tecnologias manipulam o seu funcionamento.
Para, estes enunciados e de forma a dimensionar nossa reflexão, nos indagamos sobre: Que Impacto e contribuições pode o ensino a distancia favorecer a educação em Benin? Estabelecido a nossa indagação e questionamento servindo de nossa orientação para reflexão que pretendemos com a temática. Pois, achamos o tema de elevada importância em um mundo cada vez mais globalizado e na qual as assimetrias sócias e regionais se fazem cada vez mais presentes, que as instituições e organismos que velam para a formação e a preparação do homem para uma cidadania mais consciente e comprometida, devem seguir tais evoluções e tais dinâmicas sócias. Com isto, cremos que será de grande importância no país à utilização das TIC’s, ou seja, que a educação ao servir-se do ensino a distancia permitira maiores acessibilidades de um número cada vez maior e sedentos na busca de uma formação e que por vários motivos e obstáculos não o podem fazer de forma presencial. Pretendemos com o presente artigo/ensaio refletir sobre as possibilidades e contribuições que a educação virtual pode e tem a dar na melhoria do ensino em Benin.
Partindo do pressuposto de que é-nos necessário primeiro definirmos os conceitos chaves dos nossos argumentos, sendo estes:
- Tecnologias da informação e comunicação é uma expressão que se refere ao papel da comunicação (seja por fios, cabos, ou sem fio) na moderna tecnologia da informação.
A tecnologia é um resultado ou fusão de três técnicas. Primeiro, importa considerar que o conceito técnica advém do termo grego “techné”, ou seja, conjunto de conhecimentos e habilidades profissionais. Assim sendo, as novas tecnologias de informação e comunicação são resultados da fusão de três vertentes de técnicas; a Informática, as telecomunicações e as mídias eletrônicas[2].
A Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro. É uma rede de várias outras redes, que consiste de mil…
Educação:
Para viana (2006), o conceito Educação teve forte contribuições de pensadores e pedagogos onde podemos destacar Jean Piaget e Paulo Freire. Para Jean Piaget, “a educação deve possibilitar à criança um desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório-motor até o operatório abstrato. Os principais objetivos da educação são: a formação de homens criativos, inventivos e descobridores, de pessoas críticas e ativas, na busca constante da construção da autonomia”. Neste sentido se apoiando em Paulo Freire, afirma que a educação parte do princípio de que vivemos em uma sociedade dividida em classes, na qual os privilégios de uns impedem a maioria de usufruir os bens produzidos.
Ou seja, Freire acreditava que o movimento de libertação deve advir dos próprios oprimidos. Não é suficiente que o oprimido tenha consciência crítica de opressão, mas que esteja disposto a transformar a realidade. Por isso, educar é construir, é libertar o homem do determinismo, passando a reconhecer o papel da História e a questão da identidade cultural, tanto em sua dimensão individual, como na prática pedagógica proposta.
O autor, ainda aponta seus fundamentos sobre a educação, de acordo ao art.° 25° Constituição Federal, amparada por princípios que buscam uma sociedade mais justa. Com isto podemos concordar com o autor que a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (VIANA, 2006, p.32-33).

De acordo com De Oliveira (2009) define a educação Segundo o dicionário Aurélio, como sendo “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”[3].
Benin
A República do Benim está situada na África do Oeste, seu território é banhado pelo golfo da Guiné. Faz fronteira com a Nigéria, Togo, Burkina-Faso e Níger. Tem uma extensão de Área total: 112.622 km². Têm como língua Oficial: Francês. Sua população estima-se em: 9.877.292 (Julho 2013). A capital do país chama-se: Porto-Novo[4].
Antes de se tornar colónia francesa, em 1892, Benin era o centro do reinado Fon Daomé, um dos mais importantes da África Ocidental. O Palácio Real de Abomey, antiga sede da monarquia, é considerado património da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Em 1891, a França ocupou o território de Benin, transformando-o na colónia denominada Daomé. Sua independência foi obtida no dia 1° de Agosto de 1960, sendo nomeada República de Daomé, somente em 1975, adoptou a actual nomenclatura.
A principal actividade económica desenvolvida no país é a agricultura de subsistência, destacam-se o cultivo de milho, feijão, arroz, amendoim, caju, abacaxi e mandioca. O país é exportador de algodão e produtos têxteis. O norte do território beninense é a região mais pobre. No Sul, a pesca e a agricultura sustentam a economia. Actualmente, Benin é considerado um dos países mais pobres do mundo[5].
Quanto ao nível de educação e alfabetização[6], temos como indicadores do livro de registos da CIA (2006) que apontam para um total de 28,70% da população com educação e alfabetização; dados de literacia de jovens (15-24) variam para as mulheres 30, 79% e homens 54, 87% de escolaridade.
                 Educação com facor de desenvolvimento para o Benim
 A educação é um meio fundamental de desenvolvimento socioeconómico de um país, sendo assim é primordial fortalecer a estrutura educacional como base para melhorar sua qualidade. É nessa ideologia que o Benim precisar de uma organização adequada favorável para a aprendizagem a distancia, pois, com um dos pressupostos de avaliação do mundo quanto as perspectivas de desenvolvimento humano e social. Seu empenho em melhorar a qualidade deste processo, atribuindo desde a sua concepção um orçamento equilibrado e estratégias respeitáveis, o país augura construir um sólido sistema de ensino e do conhecimento, tendo em conta que não existe desenvolvimento sustentável sem educação. É o aprendizado, o avanço da escolaridade, que permitirá a ascensão, tanto do País quanto de cada cidadão.
Educação à distância
A educação à distância (EAD) é uma modalidade ensino que tem como objectivo oferecer um processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente por intermédio de recursos tecnológicos. Aqui, posso dizer que a educação a distância funciona a partir de uma integração virtual entre um aluno e um tutor EAD, separados por tempo e espaço. educação à distância (EAD) é uma modalidade ensino que tem como objectivo oferecer um processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente por intermédio de recursos tecnológicos.
Aqui, posso dizer que a educação a distância funciona a partir de uma integração virtual entre um aluno e um tutor EAD, separados por tempo e espaço, mas que conseguem se relacionar entre si de maneira eficiente.
Isso significa que na modalidade de educação a distância ambos os envolvidos no processo não estão no mesmo ambiente físico, mas mesmo assim se relacionam a partir de uma plataforma para tal que, claro, proporciona esse tipo de contacto e relacionamento.
Importância da EAD na promoção desenvolvimento educacional em Benin
Tendo em conta aos pressupostos já delineados quando falamos sobre a importância da educação em Benim, outro dos requisitos que se deve ter em conta na actualidade é o recurso às novas tecnologias de informação e comunicação.
Nesta perspectiva, e numa sociedade da informação são importantes que as instituições se adequém as demandas sociais e se munem destes instrumentos. Assim A educação à distancia pode, como acreditamos que é uma chave para que a educação no Benim atinja a todos os integrantes da sociedade.
Permeabilizando um ensino eficiente e que atende as necessidades colectivas e individuais de cada um dos seus solicitantes; ou seja, dá a possibilidade e a oportunidade de acesso ao ensino de um número cada vez maior de pessoas através de suas plataformas, sem, porém terem a necessidade de se deslocarem até a instituição de ensino, bastando a cada um dos interessados estarem conectados a uma rede de usuários.
III. Conclusão
Depois destas as abordagens, importa em jeito conclusivo propor e/ou apontar sobre a necessidade de uma aposta do Estado beninense às novas tecnologias, propiciando ambientes virtuais de aprendizagens, já que este deve, hoje, ser assumido como um desafio para a inovação da educação.
Neste caso, para o Benim não pode imiscuir-se desta realidade, sendo parte dos países africanos que precisam investir e aprender dessa revolução tecnológica para seu desenvolvimento, e desenvolvimento cognitivo de suas populações para se diminuir o acesso à educação.
           O uso da internet no contexto das plataformas educacionais permite que um número maior de público e de suas comunidades possam ter acesso aos cursos disponíveis sem saírem do seu ambiente habitual ou terem de se deslocar para outras localidades. Em nosso entender, consideramos isso como uma das principais vantagens, pelo facto e por seu intermédio se programarem políticas de inclusão e de acesso ao ensino, porquanto tais políticas terem como foco o desenvolvimento sustentável para o Benim. E atendendo esta possibilidade, julgo necessário que o governo disponibilize recursos e investimentos nos matérias e equipamentos educacionais facilitando seu acesso para todos. 

IV. Referências Bibliográficas
DE OLIVEIRA, Daniel Barbosa. Material de Apoio sobre Educação: Conceito de Educação, Faculdade do Noroeste de Minas – finom (engenharia ambiental – v), paracatu – mg, 2009.
QUARTIERO, Elisa Maria. As Tecnologias da Informação e Comunicação e a educação, Revista Brasileira de Informação na educação – Número 4 – 1999.
RODRIGUES, Nara Caetano. Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: Um desafio na prática docente, Fórum Linguístico, Florianópolis, v.6, n.1 (1-22), jan-jun, 2009.
VIANA, Carlos Eduardo Souza. Evolução Histórica do Conceito de Educação e os Objetivos Constitucionais da Educação Brasileira. 2006.
Outras Fontes (links):







[1] Estudante do curso de Administração no CSE da Ufsc, Florianópolis.
[2] Aparecida Marciana Pinto. As Novas Tecnologias e a Educação
[3] Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAATl8AJ/conceito-educacao, acesso 30. Setembro de 2017.
[6]Como exemplo dos esforços que se têm feito quanto à educação no Benin, vide: https://www.youtube.com/watch?v=v0Pz1niS3xo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário