A
contribuição do ensino a distância para o desenvolvimento educacional no Benin.
O presente ensaio é resultado de uma demanda da disciplina de “Ambiente Virtual de Aprendizagem”, cursada no curso de Administração do CSE (UFSC), na qual permitiu-nos avaliar e perceber como estas ferramentas são de extrema importância no desenvolvimento de qualquer atividade humana hoje. E, desta feita, nosso caso particular pretendemos refletir sobre a temática à luz do ensino e da educação no Benim, por isso nos propusemos ao tema: “A contribuição do ensino a distância para o desenvolvimento educacional no Benim”, por perceber nela um potencial construtivo para edificação e expansão da educação e ensino em um país africano, o caso do Benim; e de forma a contribuir para que se possa tirar maior e melhor proveito sobre estas tecnologias e informação e comunicação para e de apoio ao ensino e a pesquisa.
Destarte,
e de acordo com a Unicef no Brasil (2013), estudos sobre a utilidade da
internet têm como objetivos contribuir para se superar muitos dos obstáculos e
potenciar a diversidade atinente a formas de produzir e transmitir
conhecimentos, pois é de se referir:
O estudo sobre o uso da internet por adolescentes
surgiu da necessidade de conhecer esse universo que vem fazendo parte do
cotidiano da maioria dos adolescentes e que se constitui, ao mesmo tempo, em um
espaço de interação e aprendizagem e em um local onde também acontece a
discriminação, o uso de falsas informações e o risco de violação de direitos
(UNICEF/BRASIL, 2013).
Neste ensaio,
consideramos que sendo parte da dinâmica social, a Internet contém em si as
contradições e vulnerabilidades de qualquer sociedade. Como evolução
tecnológica representa um importante instrumento de acesso a serviços,
informações, relações interpessoais, lazer, entretenimento e aprendizagem. Ao
mesmo tempo, como espaço ainda em construção representa riscos e desafios pelo
baixo conhecimento sobre o seu funcionamento para o público em geral, certo
anonimato de seus usuários e pela velocidade como os detentores do poder
econômico e das tecnologias manipulam o seu funcionamento.
Para, estes enunciados e de forma a dimensionar nossa reflexão, nos
indagamos sobre: Que Impacto e contribuições pode o ensino a distancia
favorecer a educação em Benin? Estabelecido a nossa indagação e questionamento servindo de nossa
orientação para reflexão que pretendemos com a temática. Pois, achamos o tema
de elevada importância em um mundo cada vez mais globalizado e na qual as
assimetrias sócias e regionais se fazem cada vez mais presentes, que as
instituições e organismos que velam para a formação e a preparação do homem
para uma cidadania mais consciente e comprometida, devem seguir tais evoluções
e tais dinâmicas sócias. Com isto, cremos que será de grande importância no
país à utilização das TIC’s, ou seja, que a educação ao servir-se do ensino a
distancia permitira maiores acessibilidades de um número cada vez maior e
sedentos na busca de uma formação e que por vários motivos e obstáculos não o
podem fazer de forma presencial. Pretendemos com o presente artigo/ensaio refletir
sobre as possibilidades e contribuições que a educação virtual pode e tem a dar
na melhoria do ensino em Benin.
Partindo do pressuposto de que é-nos necessário primeiro definirmos os
conceitos chaves dos nossos argumentos, sendo estes:
- Tecnologias da
informação e comunicação é
uma expressão que se refere ao papel da comunicação (seja por fios, cabos, ou
sem fio) na moderna tecnologia da informação.
A tecnologia é um resultado ou fusão de três
técnicas. Primeiro, importa considerar que o conceito técnica advém do termo grego
“techné”, ou seja, conjunto de conhecimentos e habilidades profissionais. Assim
sendo, as novas tecnologias de informação e comunicação são resultados da fusão
de três vertentes de técnicas; a Informática, as telecomunicações e as mídias
eletrônicas[2].
Educação:
Para viana (2006), o conceito Educação
teve forte contribuições de pensadores e pedagogos onde podemos destacar Jean
Piaget e Paulo Freire. Para Jean Piaget, “a educação deve possibilitar à
criança um desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório-motor até
o operatório abstrato. Os principais objetivos da educação são: a formação de
homens criativos, inventivos e descobridores, de pessoas críticas e ativas, na
busca constante da construção da autonomia”. Neste sentido se apoiando em Paulo
Freire, afirma que a educação parte do princípio de que vivemos em uma
sociedade dividida em classes, na qual os privilégios de uns impedem a maioria
de usufruir os bens produzidos.
Ou seja, Freire acreditava que o
movimento de libertação deve advir dos próprios oprimidos. Não é suficiente que
o oprimido tenha consciência crítica de opressão, mas que esteja disposto a
transformar a realidade. Por isso, educar é construir, é libertar o homem do
determinismo, passando a reconhecer o papel da História e a questão da
identidade cultural, tanto em sua dimensão individual, como na prática
pedagógica proposta.
O autor, ainda aponta seus fundamentos
sobre a educação, de acordo ao art.° 25° Constituição Federal, amparada por
princípios que buscam uma sociedade mais justa. Com isto podemos concordar com
o autor que a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será
promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno
desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua
qualificação para o trabalho (VIANA, 2006, p.32-33).
De
acordo com De Oliveira (2009) define a educação Segundo o dicionário
Aurélio, como sendo “processo de desenvolvimento da capacidade física,
intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração
individual e social”[3].
Benin
A
República do Benim está situada na África do Oeste, seu
território é banhado pelo golfo da Guiné. Faz fronteira com a Nigéria, Togo,
Burkina-Faso e Níger. Tem uma extensão de Área total: 112.622 km². Têm como língua Oficial: Francês. Sua
população estima-se em: 9.877.292 (Julho 2013). A capital do país chama-se:
Porto-Novo[4].

A
principal actividade económica desenvolvida no país é a agricultura de subsistência,
destacam-se o cultivo de milho, feijão, arroz, amendoim, caju, abacaxi e
mandioca. O país é exportador de algodão e produtos têxteis. O norte do território beninense é a região mais
pobre. No Sul, a pesca e a agricultura sustentam a economia. Actualmente, Benin
é considerado um dos países mais pobres do mundo[5].
Quanto ao nível de
educação e alfabetização[6], temos como indicadores do
livro de registos da CIA (2006) que apontam para um total de 28,70% da
população com educação e alfabetização; dados de literacia de jovens (15-24)
variam para as mulheres 30, 79% e homens 54, 87% de escolaridade.
Educação com facor de
desenvolvimento para o Benim

Educação
à distância
A educação à
distância (EAD) é uma modalidade ensino que tem como objectivo oferecer um
processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente por intermédio de
recursos tecnológicos. Aqui, posso dizer que a educação a distância funciona a
partir de uma integração virtual entre um aluno e um tutor EAD, separados por
tempo e espaço. A educação
à distância (EAD) é uma modalidade ensino que tem como objectivo
oferecer um processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente por
intermédio de recursos tecnológicos.
Aqui, posso dizer que a educação a
distância funciona a partir de uma integração virtual entre um aluno e um tutor
EAD, separados por tempo e espaço, mas que conseguem se relacionar entre si de
maneira eficiente.
Isso significa que na modalidade de
educação a distância ambos os envolvidos no processo não estão no mesmo
ambiente físico, mas mesmo assim se relacionam a partir de uma
plataforma para tal que, claro, proporciona esse tipo de contacto e
relacionamento.
Importância da EAD na promoção desenvolvimento educacional em Benin
Tendo em conta aos pressupostos já delineados
quando falamos sobre a importância da educação em Benim, outro dos requisitos
que se deve ter em conta na actualidade é o recurso às novas tecnologias de
informação e comunicação.
Nesta perspectiva, e numa sociedade da
informação são importantes que as instituições se adequém as demandas sociais e
se munem destes instrumentos. Assim A educação à distancia pode, como acreditamos
que é uma chave para que a educação no Benim atinja a todos os integrantes da
sociedade.
Permeabilizando um ensino eficiente e que
atende as necessidades colectivas e individuais de cada um dos seus
solicitantes; ou seja, dá a possibilidade e a oportunidade de acesso ao ensino
de um número cada vez maior de pessoas através de suas plataformas, sem, porém
terem a necessidade de se deslocarem até a instituição de ensino, bastando a
cada um dos interessados estarem conectados a uma rede de usuários.
III. Conclusão
Depois
destas as abordagens, importa em jeito conclusivo propor e/ou apontar sobre a
necessidade de uma aposta do Estado beninense às novas tecnologias, propiciando
ambientes virtuais de aprendizagens, já que este deve, hoje, ser assumido como
um desafio para a inovação da educação.
Neste
caso, para o Benim não pode imiscuir-se desta realidade, sendo parte dos países
africanos que precisam investir e aprender dessa revolução tecnológica para seu
desenvolvimento, e desenvolvimento cognitivo de suas populações para se
diminuir o acesso à educação.
O uso da internet no contexto das
plataformas educacionais permite que um número maior de público e de suas
comunidades possam ter acesso aos cursos disponíveis sem saírem do seu ambiente
habitual ou terem de se deslocar para outras localidades. Em nosso entender, consideramos
isso como uma das principais vantagens, pelo facto e por seu intermédio se programarem
políticas de inclusão e de acesso ao ensino, porquanto tais políticas terem como
foco o desenvolvimento sustentável para o Benim. E atendendo esta possibilidade,
julgo necessário que o governo disponibilize recursos e investimentos nos
matérias e equipamentos educacionais facilitando seu acesso para todos.
IV. Referências
Bibliográficas
DE
OLIVEIRA, Daniel Barbosa. Material de
Apoio sobre Educação: Conceito de Educação, Faculdade do Noroeste de Minas
– finom (engenharia ambiental – v), paracatu – mg, 2009.
QUARTIERO,
Elisa Maria. As Tecnologias da Informação
e Comunicação e a educação, Revista Brasileira de Informação na educação –
Número 4 – 1999.
RODRIGUES,
Nara Caetano. Tecnologias de Informação e
Comunicação na Educação: Um desafio na prática docente, Fórum Linguístico,
Florianópolis, v.6, n.1 (1-22), jan-jun, 2009.
VIANA,
Carlos Eduardo Souza. Evolução Histórica
do Conceito de Educação e os Objetivos Constitucionais da Educação Brasileira.
2006.
Outras Fontes (links):
[1] Estudante do curso de Administração
no CSE da Ufsc, Florianópolis.
[2] Aparecida Marciana Pinto. As Novas
Tecnologias e a Educação
[3] Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAATl8AJ/conceito-educacao, acesso 30. Setembro de 2017.
[4] Ver: - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/republica-de-benin-pais-da-africa.htm?cmpid,
acesso 30 de Setembro de 2017.
[5] Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/benin.htm
[6]Como
exemplo dos esforços que se têm feito quanto à educação no Benin, vide: https://www.youtube.com/watch?v=v0Pz1niS3xo.
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