Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Semestre: 2025.1
Autora: Mariah de Oliveira Koenig
Matrícula: 20203204
Introdução
A tecnologia, com o passar dos anos, vem mantendo forte influência no cotidiano da sociedade, seja em termos empresariais, quanto sociais. Atualmente, a tecnologia é vista como uma das ferramentas modernas com maior potencial de desenvolvimento e transformação, ao possibilitar a comunicação, interação, trabalho e, principalmente, o aprendizado entre pessoas de diversas localidades. Observa-se que a conexão entre o ensino e a tecnologia pôde obter destaque a partir do utilização por parte dos estudantes, como, por exemplo, para pesquisas em sala de aula e realização de trabalhos acadêmicos. No contexto de hoje, o ambiente digital passa a ser uma fonte de conhecimento e compartilhamento não apenas de informações, mas também de pontos de vista acerca de diversos temas que permitem a criação de debates enriquecedores. Porém, com a transformação digital que vêm ocorrendo ao longo dos tempos, a demanda pela tecnologia na educação tornou-se indispensável. Assim, as redes de ensino necessitaram que novos caminhos e formas de aprendizagem fossem implementadas para que houvesse harmonia entre a educação e a tecnologia. Este artigo explora o impacto da utilização da tecnologia na educação dentro do conceito do E-learning que consiste na prática do ensino utilizando a tecnologia como intermediador, dando destaque tanto para as ferramentas e plataformas mais utilizadas, quanto para novas formas de uso e tendências futuras.
Fonte: Imagem elaborada pela autora com auxílio da IA da Meta AI
O Papel da Docência no E-learning
Em uma sociedade que se torna cada vez mais conectada, o papel da docência na disseminação de conhecimento utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis caminha em encontro com um tema de importância nos tempos atuais: a construção de uma nova personalidade de docência. Esta nova personalidade reforça a ideia de um perfil mais dinâmico e aberto a inovações tecnológicas no que concerne à atuação dos professores em ambientes virtuais de aprendizagem, híbridos e até mesmo presenciais.
A demanda estudantil e social pela tecnologia mostra que os professores, tanto de ensino superior, como básico, devem estar abertos para as constantes mudanças e necessidades de aperfeiçoamento no contexto estudantil, considerando a realidade virtual na qual o mundo encontra-se inserido. O desafio do ensino por parte dos professores encontra-se, por exemplo, em colocar em prática novas metodologias que proporcionem um ambiente ativo e interativo, tanto entre os estudantes, quanto com o professor, e fazer uso de plataformas digitais interativas, abrindo espaço para o conceito de educação em rede.
Na atualidade, nota-se que a obtenção do conhecimento é enriquecida pela utilização de estratégias de ensino que levam em consideração as novas tecnologias. O professor deixa de ser apenas um transmissor de conhecimento, tornando-se um mediador que desempenha a conexão entre tecnologia e a educação, possibilitando que conhecimento seja adquirido para além da fronteira das quatro paredes das salas de aula.
É importante que os docentes nos tempos atuais compreendam que as mudanças são necessárias nos ambientes de aprendizagem e que proporcionem para os estudantes o uso eficiente dessas tecnologias para garantir autonomia e potencialização do ensino.
O Impacto do E-Learning no Sistema Educacional Tradicional
A educação e a tecnologia caminham juntas no processo de desenvolvimento de uma sociedade. Esta união gera oportunidades e desafios aos estudantes dos sistemas de ensino, tanto presenciais, quanto híbridos e virtuais. Os avanços tecnológicos que vem ocorrendo constantemente com o passar dos anos trouxe consigo uma nova necessidade: o aperfeiçoamento e inclusão das novas tecnologias no sistema de ensino tradicional. Não apenas os estudantes, mas também o mundo estão cada vez mais conectados e priorizando novas formas de absorção de conhecimento.
As fronteiras que antes existiam desapareceram com o surgimento das tecnologias e, como efeito, os métodos de ensino tradicionais, onde o estudante realizava o ensino pela memorização e estudo limitado ao que era disponibilizado em apostilas e livros. Agora abre espaço para uma nova forma de aprendizado, mais dinâmico e personalizado. Um acontecimento que muito influenciou e impulsionou a aplicação das tecnologias nas escolas e instituições de ensino superior, que mantinham o sistema de educação tradicional, foi a pandemia do COVID-19, iniciando-se uma nova realidade que tornava indispensável a adaptação ao novo cenário em que o mundo se encontrava.
O E-learning é uma metodologia e forma de ensino que abrange diversas técnicas de aprendizado pelo uso da tecnologia, permitindo que as instituições de ensino e os professores concedam aos estudantes não somente autonomia no que se refere ao acesso aos conteúdos ministrados em sala de aula, mas também criatividade para que utilizem a tecnologia de forma crítica e inovadora para desenvolverem habilidades, que no contexto atual, são importantes para a evolução pessoal, acadêmica e profissional.
Ferramentas e Plataformas de E-Learning
A tecnologia vem abrindo inúmeras portas em termos de ensino, seja ele a distância ou não. O E-learning permite que plataformas de ensino sejam utilizadas para auxiliar ou até ampliar o conhecimentos dos estudantes acerca dos conteúdos, sejam eles ministrados em sala de aula ou para estudo autônomo para aqueles que buscam se aperfeiçoar e desenvolver novas competências. Entre as plataformas de E-learning estão exemplos como:
Udemy: Plataforma de ensino que oferece diversos cursos através de vídeo aulas. Os cursos são pagos, porém com alguns disponíveis de forma gratuita. Esta plataforma conecta criadores de cursos com estudantes ao redor do mundo. Um ponto de interesse da Udemy é a disponibilidade de cursos de idiomas, desenvolvimento profissional e tecnologia;
Coursera: Esta plataforma possui parceria com universidades e empresas para oferecer cursos e especializações em diversas áreas de atuação. Alguns cursos desta plataforma possuem legendas e conteúdos ministrados em língua portuguesa. Entre suas parcerias estão a Universidade de Yale e Stanford;
Kahoot!: A ferramenta do Kahoot é uma das mais visadas em termos de ensino, oferecendo um ambiente dinâmico com múltiplas perguntas acerca de diversos temas que podem estar relacionados aos conteúdos ministrados em sala de aula. O Kahoot é uma ferramenta de ensino que estimula o conhecimento e a competição saudável entre dos estudantes, seja de forma individual ou em grupo.
Google Classroom: O Google Classroom é um grande exemplo quando se trata de plataformas de salas de aula virtuais, utilizadas tanto por escolas quanto por universidades. Diferentemente dos anteriores, o Google Classroom disponibiliza um espaço integrado que liga professores e alunos no mesmo ambiente para realização de atividades e controle de desempenho dos estudantes;
Moodle: Diferentemente dos citados anteriormente, o Moodle é uma plataforma utilizada por instituições educacionais que não oferece cursos de aprendizado, mas sim uma espaço de ensino que conecta os educadores aos estudantes. Além disso, não somente os conteúdos ministrados em sala de aula podem ser disponibilizados previamente aos estudantes, mas também possibilita que haja outras interações no ambiente virtual como aulas online, jogos interativos e atividades. Vale ressaltar que o Moodle é utilizado para estudantes matriculados em instituições de ensino seja superior ou básico.
Gamificação na Educação
Com o avanço da tecnologia, o mundo tornou-se globalizado e em constante desenvolvimento em termos de inovação e tecnologias essenciais para o aprendizado. Entre as mais diversas técnicas e métodos de ensino encontra-se também uma ferramenta de grande diferencial para o processo do E-learning, a gamificação. A gamificação, ou no termo em inglês “gamification”, é vista como a utilização de elementos de jogos para transformar o aprendizado em algo interativo e envolvente para estimular o ensino através de um sistema novo.
Em seu desenvolvimento podem ser utilizados elementos que tornem o jogo mais atrativo para os estudante como pontuação, rankings, desafios e premiações pela posição ou conquista alcançada durante a partida.
A aplicação da gamificação traz consigo inúmeros benefícios, não apenas para os estudantes, mas para os próprios educadores das instituições de ensino. Entre estes, está principalmente o aumento do engajamento em sala de aula, por exemplo, com o uso de elementos como as pontuações e recompensas, a melhora do processo de conhecimentos dos estudantes ao facilitar a retenção de informações de forma mais eficiente e dinâmica, e por fim, a gamificação também auxilia no desenvolvimento de competências ao incentivar a tomada de decisão e solução de desafios.
No link disponível abaixo será possível ter acesso a um vídeo publicado em 2024 que mostra de forma simplificada sobre a gamificação no ambiente de ensino e qual sua importância para melhorar a experiência dos estudantes dentro das salas de aula:
Tendências Futuras no E-Learning
Com o mundo desenvolvido em termos de tecnologia nos tempos atuais e a adoção do E-learning como ferramenta de aprendizagem, novas abordagens de seu uso tornam-se cada vez mais essenciais para o aprimoramento do ensino nas instituições. Entre as tendências futuras do E-learning estão o Microlearning e Nanolearning, que são conteúdos curtos e focados através de vídeos curtos, quizzes e infográficos, ou seja, consistem em pequenas “doses” de conhecimento e aprendizado.
Outra tendência é o Blended Learning ou Aprendizado Híbrido, como o próprio nome informa, é um modelo que faz a combinação entre o ensino presencial e o virtual ao obter a mediação de um docente em conjunto com recursos tecnológicos para aprimorar o ensino e equilibrar a tecnologia e a interação humana entre estudantes e docentes.
O E-learning é um método de ensino que busca trazer harmonia para o ensino ao personalizar a experiência dos estudantes ao contar com o apoio de Inteligência Artificial, gamificação e entre outras diversas formas de ensino por intermédio da tecnologia. Um cenário educacional cada vez mais dinâmico e flexível proporciona a ampliação do conhecimento, como também fácil acesso a informações de diferentes localidades, sejam estas nacionais ou internacionais. O E-learning, atualmente, passa de apenas uma alternativa de ensino para uma estratégia indispensável para uma educação mais inclusiva e avançada.
Referências:
A GAMIFICAÇÃO nas SALAS de AULA. Vídeo, 4min45s. Cortes do Ciência Sem Fim [OFICIAL], set. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-2LiK3Q4T2Y. Acesso em: 20 maio 2025.
OLIVEIRA, Silvane Teresinha da Silva Prestes de; SANTOS, Maria Pricila Miranda dos. Do ensino tradicional ao digital: o impacto da tecnologia na educação pós-pandemia. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação – REASE, 2025.
MATIAS, Erick. 7 melhores plataformas de aprendizado online para potencializar seus estudos. Omaringa, 2024. Disponível em: https://omaringa.com.br/coluna/diversidades/7-melhores-plataformas-de-aprendizado-online-para-potencializar-seus-estudos/. Acesso em: 20 maio 2025.
MURR, Caroline Elisa; FERRARI, Gabriel. Entendendo e aplicando a gamificação: o que é, para que serve, potencialidades e desafios [recurso eletrônico]. Florianópolis: UFSC: UAB, 2020.
Sem Autor. TENDÊNCIAS do e-learning para 2025: o futuro da aprendizagem digital. iSpring - BR/PT, 2025. Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/tend%C3%AAncias-do-e-learning-para-2025-o-futuro-da-aprendizagem-u7dhf#:~:text=Entre%20os%20formatos%20em%20ascens%C3%A3o,equilibrando%20personaliza%C3%A7%C3%A3o%20e%20intera%C3%A7%C3%A3o%20humana. Acesso em: 14 maio 2025.
Sem Autor. Dicas de ferramentas para usar na sala de aula. Recode, 2016. Disponível em: https://recode.org.br/dicas-de-ferramentas-para-usar-na-sala-de-aula/. Acesso em: 23 maio 2025.
SOUZA, Elisa Maria Pinheiro de; PENA, Waldinett Nascimento Torres. Tecnologia e educação: avanços e desafios. 1. ed. Curitiba: Editora Bagai, 2021.
PÚBLIO JÚNIOR, Claudemir. O docente e o uso das tecnologias no processo de
ensinar e aprender. Revista Ibero -Americana de Estudos em Educação, 2018.
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