As Redes Sociais têm uma missão, e é criar um feed de noticias partindo de algoritmos baseados nos interesses e interações dos usuários. Isto ajuda a muitas pessoas; ao usuário, a tem maior interesse e não ficar entediado; às empresas, para ter bem definido seu público-alvo e a eles amostrar suas publicidades; e à mesma rede social, porque seu trabalho é que o usuário fique mais tempo conectado na app.
A função do algoritmo é reunir informações
para determinar quais posts ou perfis são mais relevantes ou não para um determinado
usuário, isso para apenas amostrar o que é interessante ou relevante para ele.
Na atualidade, a grande maioria das redes, têm detrás
das pantalhas toda uma equipe de engenheiros que graças aos algoritmos, eles
podem prever o que o usuário vai fazer, já que sabem o que eles gostam, tem
interesse ou não, até controlam quanto tempo nos ficamos vendo um post.
Como exemplo, temos à gigantesca Facebook, quem no ano 2007 (3 anos depois do seu lançamento) implementou o botão de curtir publicações, esse foi o primeiro cambio significativo do algoritmo para mapear a relevância dos conteúdos para cada usuário. No ano 2016, se implementaram as reações, que têm como tarefa receber os feedbacks positivos e negativos. Na atualidade são encontrados e analisados 3 pontos fundamentais para os logaritmos:
- Engajamento: Quanto mais reações, comentários e compartilhamentos uma publicação recebe, o algoritmo entende que é um assunto relevante e a entrega para um maior número de pessoas.
- Relacionamento: O nível de relacionamento e o quanto você interage com a pessoa ou página, na rede influencia na quantidade de publicações dela e posts semelhantes que você vai receber.
- Formato: Conteúdos em imagem ou vídeo tem mais chances de serem entregues aos usuários e receberem interação.
Pelo lado econômico, o que as empresas buscam é vender seus produtos, e para isso elas precisam saber quais são as pessoas interessadas no seu produto e mostrar-lhes o seu anúncio. Para isso, as redes sociais investigam potenciais clientes por meio de outros aplicativos. Eles gravam, monitoram e assistem tudo o que você faz nas redes sociais. Conhecer como funcionam os algoritmos das redes sociais pode ser o diferencial para que suas estratégias de marketing tenham frutos. Tendo em conta quem é o usuário interessado no seu produto, com o conteúdo certo, no momento ideal, as chances de sucesso são as melhores possíveis.
Outro exemplo pode ser o de Google, no momento em que
a pessoa faz uma pesquisa, o algoritmo seleciona os resultados que melhor
correspondem ao que busca e os lista conforme sua relevância (possíveis
buscas). No caso das redes sociais, o sistema funciona da mesma forma, quando o
usuário abre o feed, ele recebe as publicações que o algoritmo considera mais
significantes para ele; para isso seja feito, as redes sociais analisam todos
as publicações feitas todos os dias, selecionam as interessantes para você
segundo suas interações, e apresentam para ele, sem importar a línea do tempo.
Com este fator, as redes sociais buscam o engajamento com seus usuários, e por
isso é que as postagens que aparecem no seu feed, são das pessoas com que você
interage mais.
O Google tem vários critérios de seleção focados em
qualidade, chamados fatores de ranqueamento, graças a eles é que tem a
capacidade de entregar exatamente o que as pessoas procuram, com resultados
personalizados e assertivos, e assim mesmo dar uma boa experiência na busca.
Isso permitiu que o Google se consolide como o buscador mais usado no mundo. Os
fatores de ranqueamento, são os conjuntos de critérios que os algoritmos do
Google levam em consideração para decidir quais páginas vão ocupar as primeiras
posições do resultado.
Portanto, podemos concluir que os algoritmos das Redes
Sociais sempre estão inovando e mudando, com o objetivo de melhorar a experiência
no aplicativo, ter ao usuário o maior tempo possível conectado sem ficar
entediado, e isso é graças a que eles recopilam toda nossa informação dentro
das redes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
DISCIPLINA: REDES SOCIAIS E VIRTUAIS
PROFESSOR: MARCIO VIEIRA DE SOUZA
GRADUANDO: BRUNO ANTELO JÁUREGUI
MATRÍCULA: 20250478
REFÊRENCIAS
Fotos retiradas do Google Imagens.
Filme: “O Dilema das Redes”, no Netflix /
Trailer (2020). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=slNayjEi5bM> acesso em: 01 agosto 2021.
RUSSO, Alexander. “Cómo funcionan los
algoritmos de Facebook, Instagram y Twitter”. 2020. Disponível em: <https://www.rdstation.com/mx/blog/algoritmo-redes-sociales/> acesso em: 02 agosto 2021.
Growth House. “Como os algoritmos são usados nas
redes sociais?”. 2021. Disponível em: <https://growthhouse.com.br/blog/o-que-voce-precisa-saber-sobre-os-algoritmos-das-redes-sociais/> acesso em: 02 agosto 2021.
AVIS, Maria Carolina. “Como funcionam os algoritmos nas redes sociais?”. 2020. Disponível em: <https://www.proxxima.com.br/home/proxxima/how-to/2020/10/06/como-funcionam-os-algoritmos-das-redes-sociais.html> acesso em: 02 agosto 2021
Searchlab. “Algoritmos
do Google”. 2020. Disponível em: <https://searchlab.com.br/algoritmos-do-google/> acesso em: 02 agosto 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário