
Realidade Aumentada (RA), Realidade Virtual (VR) e Realidade Misturada (MR), qual a diferença?
Realidade aumentada e realidade virtual são palavras que estão cada vez mais usuais no nosso dia a dia, porém, muitas vezes esses conceitos podem se confundir e até mesmo se cruzar.
Realidade Virtual
A Realidade Virtual tem muita relação com o próprio nome, são ambientes virtuais simulados através de diversos tipos de mídias, podendo ter interação ou não. O grande diferencial da realidade virtual é a imersão nesse mundo simulado sem ter relação com a realidade presente, nele você tem que imergir, se sentir integrado aquele mundo proposto.
Usualmente conhecemos a realidade virtual através do uso de óculos de realidade virtual, onde os aparelhos conseguem simular nossa visão e audição dentro do ambiente, porém, não necessariamente ela precisa ser vista dessa forma, é possível simular uma realidade virtual através de projeções, sensores e áudios, tudo isso em um ambiente físico controlado.

Realidade Aumentada
Já a Realidade Aumentada é um conceito um pouco mais complexo, é uma tecnologia que busca aplicar elementos virtuais sobrepostos na realidade presente, simulando com que os elementos virtuais façam parte do ambiente onde se está presente, porém, sem fazer com que você esteja imerso nesse ambiente.

Um grande marco no uso de realidade aumentada foi a criação pela empresa Niantic junto com a Nintendo do jogo Pokémon GO, onde o jogo usava da realidade aumentada para visualização e captura dos monstrinhos pelo ambiente que a pessoa estava.
Realidade Misturada
A Realidade Misturada é uma tecnologia muito recente, complexa e muitas vezes confundida com a Realidade Aumentada. Em suma, Realidade Misturada é a mistura da Realidade Virtual com a Realidade Aumentada, nela é possível você ter a imersão e simulação junto com a interação com o ambiente presente.
É um conceito novo e difícil de ser visualizado, basicamente é feita através de um óculos (por enquanto) onde ele consegue identificar o ambiente que a pessoa está e faz interações físicas com o ambiente, como por exemplo básico simular uma cadeira no ambiente e poder fixá-la em qualquer lugar, podendo fazer com que a pessoa consiga andar pelo ambiente e ela se manter lá e também que possa interagir virtualmente com ela (aumentando, girando…)
O maior exemplo desse novo conceito foi trazido pela Microsoft através do dispositivo Hololens, onde desenvolveram óculos sem fios com essa tecnologia inovadora, apesar de já estar no mercado há algum tempo, é o que há de mais novo em termos de tecnologias que simulam realidade. O dispositivo obteve um uso destacado nas áreas de arquitetura, segurança no trabalho e treinamentos, porém, já é possível ver diversos tipos de aplicações, até mesmo jogos sendo desenvolvidos para a plataforma.
Referências:
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