terça-feira, 29 de outubro de 2019

O CONSTANTE USO DAS REDES SOCIAIS E SUA CONEXÃO COM AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS


Imagem relacionada
O incentivo ao avanço tecnológico, levanta questionamentos sobre as relações interpessoais. De acordo com a Sociologia e a Psicologia, é possível definir o relacionamento interpessoal como a conexão, união ou vínculo entre dois ou mais indivíduos, em determinado cenário, que pode ser o ambiente familiar,  educacional, social, de trabalho, entre outros. 

Neste sentido, o início da observação geral, da maneira que as redes sociais interferem nestas situações, se torna uma interessante oportunidade para evidenciar fatos que afetam a relatividade das diversas correntes de pensamento entre as relações interpessoais.

Resultado de imagem para relações interpessoais

Segundo pesquisa levantada pela Hootsuite e We Are Social, o mundo possui 4,021 bilhões de pessoas online (53% de todas as pessoas do planeta) na internet, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Já as redes sociais são utilizadas por cerca de 3,2 bilhões de pessoas (42% de todo o mundo). O que temos que ter sempre em mente é que este crescimento de tecnologia, independentemente da época, favoreceu  alcance e a importância da comunicação no planeta. Esta melhoria no fluxo de informações, exibe constantemente informações que nos leva a se preocupar com a valorização das relações humanas. 

O Brasil é um dos campeões mundiais em tempo de permanência nas redes sociais. Conforme a notícia divulgada pelo G1, atualmente o Brasil se encontra em terceiro lugar, já que o internauta brasileiro fica, em média, nove horas e quatorze minutos por dia conectado. O número, levantado pela Hootsuite e We Are Social, coloca o país atrás apenas de Tailândia (com nove horas e trinta e oito minutos) e Filipinas (com nove horas e vinte e quatro minutos). A imagem a seguir, demonstra o gráfico apresentado pela pesquisa.

Imagem relacionadaTradução: "Tempo gasto por dia na Internet, janeiro de 2018". 

Com o passar do tempo, os momentos em grupos ficaram cada vez mais distantes da imagem de que tínhamos no passado, onde as pessoas, na maioria das vezes, precisavam se falar pessoalmente para que fosse possível uma relação interpessoal.  Por conseguinte, muitas conexões que eram quase impossíveis de se conseguir, de maneira geral, acabaram se tornando realidade. 

Imagem relacionada

Nunca é demais lembrar que acima de tudo, é fundamental ressaltar que a as redes sociais assumem importantes posições no estabelecimento da renovação. O que temos que ter sempre em mente é que a consolidação da tecnologia no nosso dia-a-dia, está cada vez mais constante,  assim como o aumento do diálogo entre diferentes tipos de redes sociais.  É importante questionar o quanto o uso destes artifícios estão influenciando, de maneira positiva ou negativa, para sabermos ponderar as diversas experiências e consequências desta modalidade de comunicação, priorizando sempre, a necessidade do bem estar pessoal.


Fica como sugestão um vídeo que  aborda o tema sobre os laços humanos, redes sociais, liberdade e segurança, onde Zygmunt Bauman, que foi um sociólogo e filósofo polonês, expõe seus pensamentos, referentes a estes assuntos. 
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LcHTeDNIarU


REFERÊNCIAS:

The global state of digital in 2018. Disponível em: <https://hootsuite.com/pt/pages/digital-in-2018>. Acesso em: out. 2019.

Brasileiro é um dos campeões em tempo conectado na internet. Disponível em: <https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/2018/10/22/brasileiro-e-um-dos-campeoes-em-tempo-conectado-na-internet.ghtml>. Acesso em: out. 2019.

Mais da metade da população mundial está conectada à internet, diz ONU. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-12/mais-da-metade-da-populacao-mundial-esta-conectada-internet-diz-onu>. Acesso em: out. 2019.

Mais de 4 bilhões de pessoas usam a internet ao redor do mundo. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/internet/126654-4-bilhoes-pessoas-usam-internet-no-mundo.htm>. Acesso em: out. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário