segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Como a Inteligência Artificial pode ser aplicada na área de Recursos Humanos?

Imagem relacionada

Por: Gabriela Silveira da Silva

A sociedade tem se tornado cada vez mais conectada, utilizando recursos tecnológicos para otimizar seu tempo, obter novos conhecimentos e experiências. Essa nova realidade é resultante da chamada Quarta Revolução Industrial, impulsionada por tecnologias inovadoras que conectam os seres humanos e as máquinas. Contudo, esse impacto vai além do âmbito pessoal, se estendendo para o ambiente das organizações.

A tecnologia tem impactado cada vez mais nas áreas do conhecimento, inclusive a de Recursos Humanos. No RH existem várias ferramentas que auxiliam nos processos operacionais da empresa, sendo a Inteligência Artificial a mais utilizada, proporcionando maior  eficiência e agilidade nos processos. Se você quer entender o que é Inteligência Artificial, suas principais aplicações em RH e quais os benefícios que esta ferramenta traz para a empresa continue lendo este post.

O que é Inteligência Artificial?


Imagem relacionadaA inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação voltada para a solução de problemas cognitivos, na qual tem por objetivo estudar e desenvolver dispositivos que simulem o raciocínio humano. Ou seja, desenvolver sistemas que sejam capazes de programar, perceber, aprender e escolher, entre opções preestabelecidas, qual é a mais adequada.

O foco da IA é criar máquinas que sejam capazes de pensar como um cérebro humano, mas de forma mais rápida. As aplicações da IA vão muito além dos robôs, ela é muito utilizada em smartphones, softwares, atendimentos aos clientes por chatbots, corretor ortográfico, assistências virtuais, entre outros.

Entretanto, como o RH está se beneficiando com o uso da inteligência artificial?

Como a Inteligência Artificial pode ser utilizada no RH?


A inteligência artificial tem sido implementada em vários setores da empresa, e o RH não ficou de fora. Na área de Recursos Humanos a IA é utilizada para automatizar processos, encontrar padrões e gerar resultados mais satisfatórios para a empresa, já que o RH envolve a utilização de uma ampla base de dados, sendo necessário analisar todos os dados de forma eficiente e ágil, extraindo as informações consideradas relevantes. Com a IA, essa análise é realizada de forma mais assertiva, fazendo com que os colaboradores aumentem a produtividade e diminuam a rotatividade.

Abaixo estão alguns exemplos de como a IA pode fazer parte dos processos do RH.


Recrutamento e seleção


Na área de recrutamento e seleção, a empresa pode utilizar a inteligência artificial para traçar o perfil ideal para uma vaga e encontrar candidatos que estejam de acordo com esse perfil. Os softwares são capazes de analisar os dados que estão disponíveis na internet, cruzar com as necessidades da empresa e encontrar candidatos que se encaixem na vaga, convidando-os para fazer parte do processo seletivo.

A automatização desse processo auxilia na tomada de decisão mais assertiva, pois a seleção de pessoas é baseada em uma análise racional, desconsiderando os argumentos subjetivos. Além disso, há uma diminuição dos custos e do tempo, já que o processo torna-se mais ágil.

Alguns softwares ainda são capazes de estabelecer parâmetros e analisar expressões e gestos dos candidatos durante o processo de seleção, gerando informações que complementam aquelas coletadas pelo entrevistador nas entrevistas, dinâmicas ou testes. Ao final desse processo, através do cruzamento dos dados obtidos com as necessidades da vaga, o software gera um relatório com o nome dos candidatos que mais se adequam ao perfil da vaga.

Treinamento e desenvolvimento


Algumas ferramentas de IA podem ser utilizadas para encontrar gargalos de treinamento e capacitação dentro das organizações. Com isso, a tecnologia ajuda a encontrar necessidades de melhorias, direcionando as propostas de desenvolvimento da equipe nesse sentido.

Além disso, é possível mensurar o impacto do treinamento na produtividade dos funcionários, avaliando os resultados gerados. Também é possível realizar análises para descobrir quais são as metodologias que melhor engajam os colaboradores nas atividades de capacitação.

Alta performance


Outra forma de utilizar a IA para análise dos dados é através da engenharia de cargos. Além de selecionar os candidatos que mais se adequam ao perfil da empresa, também é possível realocar os funcionários de acordo com as suas habilidades. Com os profissionais certos, na função certa, é possível melhorar a produtividade e o desempenho das equipes, diminuindo a rotatividade.

Clima organizacional


Resultado de imagem para clima organizacionalA inteligência artificial tem um papel fundamental no clima organizacional da empresa. Com a utilização de softwares, a pesquisa de clima torna-se mais assertiva e eficiente. O sistema ajuda na aplicação da pesquisa, analisando os dados obtidos e gerando relatórios que permitem pensar em ações mais específicas para manter os funcionários engajados, criando um ambiente ainda melhor na organização.


Mensuração de resultados


Outra aplicação da inteligência artificial é dentro do próprio setor de RH, utilizando métricas para analisar os principais índices da área: efetividade das contratações, satisfação, desempenho, rotatividade, clima organizacional, entre outras. A partir do uso da IA e do Big Data, é possível cruzar um grande volume de dados de modo que permita diagnosticar os principais problemas da organização. Dessa maneira, os investimentos em melhorias internas tornam-se mais focados e eficientes, já que se sabe quais são as reais necessidades do colaboradores. 

Benefícios da inteligência artificial no RH


O potencial da inteligência artificial na área de Recursos Humanos ainda não foi totalmente explorado. A tendência é que, aos poucos, as empresas comecem a aderir à essa nova realidade.

Os principais benefícios já observados são:
  • Aumento de competitividade no mercado, visto que a empresa está se preocupando com a inovação;
  • Melhor eficiência na gestão de pessoas;
  • Decisões mais acertadas, desde o recrutamento até a retenção de talentos;
  • Reconhecimento de padrões e tendências, facilitando a criação de estratégias mais efetivas.
O fato é que este ainda é um assunto muito recente na área de RH, mas seus benefícios já apresentam resultados reais, fazendo com que o RH se torne um setor cada vez mais estratégico! 


Referências:

COUTO, Fellipe. Saiba como a inteligência artificial pode ajudar o RH da empresa. Contrate desenvolvedor, 2018. Disponível em: https://contratedesenvolvedor.com.br/inteligencia-artificial-no-rh/. Acesso em: 27 out. 2019.
FUHRMEISTER, Fernanda. Saiba como a Inteligência Artificial pode impactar o RH. Grou inovação para gestão de pessoas, 2018. Disponível em: https://grougp.com.br/blog/saiba-como-a-inteligencia-artificial-pode-impactar-o-rh/. Acesso em: 27 out. 2019.
SER. Saiba como usar a inteligência artificial no RH e ter sucesso. Disponível em: https://sertms.com/blog/saiba-como-usar-a-inteligencia-artificial-no-rh-e-ter-sucesso/. Acesso em: 27 out. 2019.
SOLIDEZ RH INTELIGENTE. O que é e como aplicar a Inteligência Artificial no RH?. Disponível em: https://blog.solides.com.br/inteligencia-artificial-no-rh/. Acesso em: 27 out. 2019.
SOLIDEZ RH INTELIGENTE. Como o RH pode utilizar a inteligência artificial. Disponível em: https://blog.solides.com.br/como-o-rh-pode-utilizar-inteligencia-artificial/. Acesso em: 27 out. 2019.
VB MEU MUNDO RH. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO RH: DESCUBRA O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA ÁREA!. Disponível em: https://blog.vb.com.br/inteligencia-artificial-no-rh-descubra-o-impacto-da-tecnologia-na-area/. Acesso em: 27 out. 2019.
XAVIER, Renato. Qual o impacto da inteligência artificial no RH?. Blog B2B, 2019. Disponível em: https://blog.cestanobre.com.br/qual-o-impacto-da-inteligencia-artificial-no-rh/. Acesso em: 27 out. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário