O setor público sempre foi marcado pela burocracia exagerada e muita papelada. Nos dias de hoje, estamos em constante mudança para que o setor público use a tecnologia a seu favor. Uma vez que o público-alvo dos serviços governamentais é o cidadão, é preciso criar formas de alcançá-lo e atendê-lo com eficiência.
É importante lembrar que a inovação não diz respeito apenas a recursos tecnológicos. Afinal, a quantidade de pessoas com acesso à internet no Brasil ainda não chegou a 70% da população. Assim, o setor público enfrenta o desafio de propor soluções que tenham a ver com a realidade da população. Além disso, deve diminuir a burocracia e não limitar o acesso a apenas uma parcela. As novas tecnologias permitem o crescimento mais acelerado da economia. Também aumentam a disponibilidade de serviços e soluções – se forem utilizadas da maneira certa.
Além disso, causam transformações na sociedade, que fica mais exigente, interativa e participativa. Por isso, essas tecnologias podem fazer muito pelos processos do setor público. Podemos citar mudanças já consolidadas, como o Portal da Transparência e a consulta pública nos projetos do Senado brasileiro, que ampliaram a participação popular. Mas as possibilidades são ainda maiores.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
O portal da transparência é um exemplo de que usar tecnologia a favor do serviço público, tende a trazer resultados significativos Ao Estado. Muitas pessoas não têm o costume ou mesmo a vontade de acessá-lo, mas é inegável que o Portal da Transparência é uma plataforma muito importante para o país. Nesse canal online, o cidadão brasileiro acompanha como o governo federal utiliza seus recursos.
Apenas o fato de se interessar por esse tipo de informação já é um exercício de cidadania. Afinal, ele sinaliza a compreensão de que os recursos federais não são do governo, e sim do povo, que tem o direito de saber no que e de que forma eles são aplicados.
O Portal da Transparência surgiu para atender a essa necessidade e diminuir a distância entre a população e os representantes do poder público.
Uma coisa que é transparente, afinal, permite que se enxergue através dela – portanto, indica que não há nada a esconder. Claro que o Portal da Transparência não expõe todos os casos de desvio de dinheiro público, mas é um passo importante no combate à corrupção.
O QUE É O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
O Portal da Transparência é um site do governo federal no qual o cidadão pode pesquisar informações sobre a gestão pública e, principalmente, a aplicação do dinheiro público no Brasil.
O portal é gerido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), órgão do poder executivo federal que atua na defesa do patrimônio público, da transparência e no combate à corrupção.
O acesso é livre, ou seja, o usuário não precisa criar um usuário e senha para acessar as informações, visualizar e utilizar os dados disponíveis, que são todos públicos e abertos.
As informações disponíveis no Portal da Transparência são referentes ao Poder Executivo e à esfera federal. Incluem dados sobre orçamento, receitas e despesas públicas, recursos transferidos e remuneração de servidores públicos.
O OBJETIVO
O Portal da Transparência possibilita ao cidadão o acompanhamento da utilização dos recursos federais, que são arrecadados, principalmente, com o pagamento de impostos.
O objetivo disso, de acordo com o site do CGU, é “garantir e ampliar a transparência da gestão pública e fortalecer a participação social na fiscalização dos gastos e investimentos do Poder Executivo Federal.”
Afinal, se o dinheiro vem do contribuinte, ele tem interesse direto na maneira como ele será utilizado. Porque a finalidade dessa arrecadação é justamente servir à população que contribuiu.
Isso significa que o uso dos recursos federais deve sempre obedecer ao critério do interesse público, ou seja, ajudar a suprir as demandas da população.
REFERÊNCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário