Resumo: Atualmente em todo o mundo as redes sociais participam da rotina de milhares de pessoas. Dessa maneira, o artigo visa apresentar as ferramentas hoje disponíveis e não somente conceituar mas comparar e sugerir possibilidades para uso dessas novas tecnologias dentro do ensino. Se propõe a utilização de diversas redes sociais como Facebook, Twitter, Blogs e WhatssUp, e diversos outros portais institucionais voltados à educação como as redes sociais educativas que permitem uma maior interação aluno professor.
1. A importância das redes sociais no ensino
As redes sociais são grupos dentro da Internet que possibilitam o compartilhamento de dados e informações, de diversos caracteres e formas. Por meio dessas redes é possível postar diferentes arquivos, textos, fotos, imagens, vídeos, entre outros. A priori, a utilização das redes sociais tinha como principal foco o relacionamento entre grupos de amigos ou pessoas que partilhassem de interesses comuns, porém, com sua notável expansão, essas redes passaram a ter um papel diferenciado na sociedade, na política, na mídia e também na Educação.
De acordo com o autor Eder Maia Lorenzo, “O desafio para os
educadores é a incorporação dos recursos da internet em redes sociais com uma
finalidade de beneficiar o processo de ensino e aprendizagem”. Assim o autor
apresenta alguns recursos das redes sociais que possibilitam essa incorporação,
tais como: Grupos Virtuais, Fóruns de Discussão, Blogs, Chats, Mensagens
Instantâneas, Reuniões e Videoconferências e as mais variadas bases de dados.
Esses recursos potencializam os processos educacionais e abrem novas
possibilidades como complemento de aula no ensino, não limitando o aluno ao
simples espaço físico das salas de aula, fazendo com que os mundos físicos e
digitais se complementem e integrem gerando assim uma interação que deve ser
cada vez maior com a atual facilidade de acesso aos meios digitais. Para José
Manuel Moran, professor de comunicação da USP, a escola tradicional se tornou
pouco atraente, pois os métodos são antigos e ainda nos remetem ao modelo de
sociedade industrial onde tudo é divido em blocos e atualmente, na sociedade do
conhecimento, a facilidade de acesso e os mecanismos educacionais
disponibilizados podem flexibilizar tanto o ensino presencial como o virtual.
2. Redes sociais disponíveis e suas aplicabilidades
Normalmente, as redes mais utilizadas tendem a
ser as de relacionamento, redes com milhões de usuários em todo o mundo como
Twitter e Facebook. Porém públicos isolados com interesses e focos em comum
também podem participar de redes especificas e especializadas. Como exemplo
podem ser usadas as redes sociais educacionais que tem como publico alunos e
professores.
2.1 Uso do Twitter no processo de aprendizagem
O Twitter é uma rede social que disponibiliza
ao usuário interação por meio da conexão com todo o grupo de usuários, sejam
eles amigos ou não. O site foi lançado em março de 2006 e permite que o usuário
envie mensagens instantâneas para seus seguidores, que são as pessoas que
desejam ter interação com o usuário. O portal também possui características de
um weblog, pois possui um sistema de registro diário que fica à disposição
do usuário para consulta em ordem cronológica.
Para trabalhar com o Twitter
no âmbito escolar, é fundamental ao professor que utilize a
ferramenta lista que permite ao professor gerar uma
lista com todos seus alunos (pessoas de interesse) e acompanhar seus
"tweets". O twitter também pode tornar-se um grande recurso para
avaliação de opiniões e pesquisas, compartilhamento de videos, promoção de
debates e enfim, a ferramenta serve para diminuir barreiras e dar uma interação
rápida entre alunos e professores.
2.2 Blog como recurso didático
Com a ferramenta de Blog, o professor expande as barreiras da sala de aula e tem disponível um enorme espaço para se comunicar e interagir com seus alunos. É possível que, qualquer pessoa conectada à internet, visualize um determinado blog e faça comentários sobre os assuntos postados nestes, sem a necessidade de estar cadastrado em um site, ou de ter algum tipo de relação na web com o blogueiro. Com o recurso do blog, o professor tem um enorme espaço para se comunicar e interagir com seus alunos, pois, por meio dele, é possível tornar a aula mais divertida. O blog também possibilita, ao professor, a aproximação dos alunos, torna possível a reflexão sobra as suas colocações - baseado nas interações com seus alunos - o conecta ao mundo, complementa a sua aula, permite a troca de experiências com colegas e por fim, torna o seu trabalho visível a todos.
2.3 O Facebook no processo de ensino
O Facebook foi criado em 2004, por alunos da Universidade de Harvard, que tinha como projeto inicial, colocar em rede, os perfis de alunos desta universidade. Devido o sucesso rápido, em 2006, a rede se abriu para todas as pessoas que tivessem completado, no mínimo 18 anos de idade, ou cursassem nível superior. Em razão do grande número de pessoas conectadas e da grande quantidade de recursos oferecidos pelo Facebook, se tornou possível utilizá-lo como ferramenta colaborativa no processo ensino e aprendizagem, principalmente na, pois a maioria dos universitários possui um perfil e conecta-se a este diariamente.
O Facebook disponibiliza algumas ferramentas, além dos grupos, que
podem ser utilizadas como apoio ao ensino, tais como:
* Chat – nele é possível comunicação em tempo real. Um excelente
recurso para atender e tirar eventuais dúvidas de alunos.
* Fotos e Vídeos – permite que os professores publiquem imagens e
vídeos sobre temas da aula, para serem analisados e/ou discutidos entre os
alunos. Aos alunos, é possível publicar fotos e vídeos de trabalhos e
atividades realizadas.
* Eventos – permite a criação, divulgação e confirmação de
presença, de qualquer evento, como datas de avaliação, entregas de trabalhos,
seminários, palestras, entre outros.
* Comentários – permite realizar comentários sobre qualquer
publicação - escritos, vídeo ou imagem – por meio deste, é possível criar um
ambiente de debates e discussões ou simplesmente solicitar ao aluno que,
expresse a sua opinião sobre o assunto publicado.
*Excelente recurso para avaliação.
* Enquetes – realizar uma
pesquisa rápida e objetiva com os alunos.
* Conteúdos – permite criar novas páginas dentro de cada grupo,
podem ser utilizados assuntos diversos e ficam armazenados por tempo
indeterminado
3. As redes sociais educativas
Têm surgido algumas redes sociais especializadas, que tratam de assuntos específicos, nas quais seus usuários possuem interesses comuns entre eles. Para Lorenzo (2013), as redes especializadas já podem ser consideradas uma tendência na web, pois de acordo com o autor, “Uma rede de relacionamento voltada para um público em particular cria oportunidades para os participantes, que podem debater sobre seu interesse em comum. Tais possibilidades são ilimitadas e os usuários podem ter vários focos. ”. Dessa forma, foram criadas algumas redes sociais especializadas na educação, que ficaram conhecidas como redes sociais educativas, que têm como foco principal a interação entre alunos e professores. Algumas são voltadas, exclusivamente, ao nível superior, como por exemplo, o Ebah e o Passei Direto. O Ebah, é uma rede de relacionamento criada em 2006 por alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e que em 2013 já contava mais de 800 mil usuários cadastrados. O objetivo do Ebah, é compartilhar conhecimentos, arquivos e mensagens que possam auxiliar os alunos na jornada acadêmica e disponibilizar materiais de diversos tipos, como apostilas, textos, slides e exercícios resolvidos, além de possibilitar a aproximação de professores e alunos por meio da rede. Outra rede social, também voltada ao público acadêmico, é o Passei Direto, criada em 2012, por alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC –Rio). De acordo com Soares (2012), a rede reúne alunos de diferentes cursos e universidades, que compartilham produções, exercícios, resumos, textos e outros. Para se cadastrar, o aluno pode seguir o processo tradicional, na página principal da rede, ou acessar por meio de um link do Facebook, informando, posteriormente, a instituição e o curso que estuda.
4 Considerações finais
Acredita-se que, atualmente, o professor é um facilitador do processo de aprendizado e a pesquisa e interação proporcionadas pelas novas tecnologias e pelas redes sociais, propiciam algumas mudanças nas técnicas tradicionais de ensino, possibilitando uma nova linguagem, entre educadores e estudantes. Ao criar uma comunidade em uma rede social com propósitos educativos, a primeira comprovação que se obteve, foi o relacionamento entre professores e alunos, no qual houve, segundo o autor, uma aproximação que não existia no espaço físico da sala de aula. É fundamental que a utilização das redes sociais na educação seja muito bem organizada e planejada, preferencialmente, de forma participativa, entre professores e alunos. No entanto, é necessário ressaltar que, alguns desafios que surgem durante a utilização das novas tecnologias, não podem ser solucionados apenas pelo professor, como por exemplo, a inclusão tecnológica e acesso à internet a todos os alunos, o investimento em tecnologia, é de responsabilidade das instituições governamentais e de ensino. É importante enfatizar que o processo de ensino e aprendizagem não está restrito apenas à sala de aula física e pode ser cultivado em diferentes espaços e situações.
As redes sociais já fazem parte da rotina de muitas pessoas e
principalmente dos jovens, e tornaram-se recursos relevantes na Educação.
Contudo, cabe ao professor ser orientador e facilitador do aprendizado por meio
desses novos ambientes, que as novas tecnologias têm proporcionado e
disponibilizado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LENDENGUE, Maria; SILVA Keina. Blog
na Educação: criando ambientes virtuais de aprendizagem. Encontro Nacional
de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão, e Ciência da
Informação. 2010. Disponível em: \
Acesso em: 15 mar. 2014.
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