quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Duolingo: aprendendo idiomas pela internet



No mundo de hoje, em que tudo está conectado, há muita informação disponível para acesso. Porém, muitas delas estão em uma língua diferente da nossa. Para ter um real acesso à informação, entendendo-a, é preciso saber a língua do texto. Existe a tradução automática do Google, mas sabemos que não é tão boa assim. Nada melhor que aprender um novo idioma e exatamente usando a internet. Um dos sites para isso é o Duolingo. Uma plataforma inteiramente gratuita e sem propagandas irritantes.
Para conhecê-lo melhor, assista ao vídeo:
Criado por Luis von Ahn e Severin Hacker, Duolingo foi lançado em 2012 e em 2013 já ganhou os prêmios Aplicativo do Ano para iPhone e O Melhor dos Melhores segundo o Google.
Luis von Ahn é formado em matemática e ciências da computação e ficou milionário quando vendeu o CAPTCHA (veja mais aqui) para a Google. Luis poderia ter vivido só disso, mas resolveu seguir seu sonho de ser professor e criou a plataforma de ensino de idiomas. Seu objetivo foi dar a oportunidade para pessoas que não tem como pagar um curso de línguas.

O modo de ensinar é inspirada nos jogos, em que você tem vidas limitadas e cada erro perde uma vida. Quando perdido todas, deve fazer novamente a série de exercício. As lições são por: escrita de palavras ou frases ouvidas, tradução de palavras ou frases, múltipla escolha e aprendizado de novas palavras por imagens. A metodologia de ensino é por repetição e tradução. Um problema é a descontextualização do ensino, portanto isso deve ser buscado por vontade própria. Após completar o curso no Duolingo, há uma melhor noção do idioma escolhido e o aprendizado pode ser continuado através de filmes, música e textos, assim tendo uma melhor percepção do idioma no dia a dia e de novas expressões mais informais.
 

 


Ao se cadastrar, é possível escolher o tempo que deseja investir em aprender por dia, chamado de meta. E todo dia é enviado uma notificação pelo celular ou email para lembrar de realizar as lições. Apesar de ter algumas lições offline, é necessário estar conectado a uma rede para que a atividade concluída seja registrada. Por exemplo, você está fora da rede um dia inteiro e completou uma lição, o registro da atividade só será feito quando voltar a uma rede e entrar no Duolingo e constará como feito no dia que foi conectado. Este é um problema que deveria ser melhorado: salvar os dados offline.

Ao completar as lições, a plataforma apresenta um gráfico de desempenho comparado aos dias anteriores. Quando alcançada a meta por dias consecutivos, estes são denominados de "dias de ofensiva". O método de utilizar gráfico de desempenho é uma forma de motivação, também utilizado para motivar funcionários nas empresas, pois as pessoas não gostam de ver seu desempenho cair então vão trabalhar para melhorá-lo e fazer o gráfico mostrar uma curva de crescimento. A motivação é um elemento muito importante em aprendizado autônomo, pois há bastante chance de desistência. Por isso, Duolingo aposta nos gráficos de desempenho, elementos de gamificação e lembretes diários.


Para entender melhor como funciona, acesse o tutorial.

Duolingo está disponível em aplicativo para iPhone e para Android, além de ter seu site.
O site tem as mesmas atividades que o aplicativo, entretanto dá mais informações das atividades e dicas sobre as lições para um melhor aprendizado.


Referências:
DUOLINGO. Disponível em: <https://www.duolingo.com/>. Acesso em: 01 dez. 2015.
WIKIPEDIA. Duolingo. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Duolingo>. Acesso em: 01 dez. 2015.
REVISTA PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS. Criador do Duolingo conta como voltou a empreender mesmo milionário. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/02/criador-do-duolingo-conta-como-voltou-empreender-mesmo-milionario.html>. Acesso em: 01 dez. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário