terça-feira, 15 de abril de 2014

Como citar o Twitter em um trabalho acadêmico


Dar um RT não é mais a única forma de citar aquele tweet importante de que você gostou. A partir de agora, citações mais ~moderninhas~, como as atualizações de status no Twitter, já podem ser oficialmente eternizadas – junto com enciclopédias, livros e revistas  - no conteúdo de TCCs e teses de mestrado.
A novidade foi proposta pela Modern Language Association (MLA), associação norte-americana que, como a brasileira ABNT, dita as regras quando o assunto são os formatos de trabalhos acadêmicos. O formato padrão, que mistura as regras tradicionais às particularidades da rede social, é bem fácil de aprender: último nome, primeiro nome. (nome da arroba). “o tweet completo”. Data, Horário. Tweet. No caso do post da SUPER escolhido para ilustrar esse texto, ficaria assim:
SUPERINTERESSANTE, Revista. (revistasuper). “Cuidado: Tédio pode matar migre.me/88THy”. 2 de Março de 2012, 16:40. Tweet.
P.S.: Procurado pela reportagem, o Centro de Informações Técnicas da ABNT não informou quais são as normas brasileiras para a citação de um tweet.


Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/tendencias/como-citar-o-twitter-em-um-trabalho-academico/
data publicação:  6 de março de 2012 Autor: Ismael dos Anjos

3 comentários:

  1. Achei interessante porque mostra que existem publicações que interessam e podem ser utilizadas como fonte de informação formal em testes e artigos. Fiquei surpresa pois estamos tão acostumados com a banalização das postagens, geralmente abordando assuntos fúteis, que mesmo que uma postagem tenha informações relevantes não nos sentimos encorajados a usar como referência em trabalhos importantes. Quem sabe será é um incentivo a publicações com conteúdos relevantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem normas da ABNT claras sobre o assunto. Hoje a maioria das revistas acadêmicas são digitais. Ótima matéria Cristiana!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir