segunda-feira, 19 de novembro de 2018

As mídias sociais e o Marketing de Influência



A internet surgiu no início dos anos 90, e mudou muito de lá para cá. Com essas mudanças significativas, saímos da web da leitura para a web da participação, ou seja, a web tornou a interação e o relacionamento entre as pessoas muito mais fácil e prático. 
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Neste contexto, profissionais de marketing passaram a repensar suas estratégias para este público. Como hoje a maioria das pessoas passa o seu tempo online, o foco de boa parte das iniciativas de marketing mudou do offline para o online, com ações em marketing mobile, marketing de busca, marketing em mídias sociais e marketing de relacionamento. Estas ações podem trabalhar públicos mais segmentados, tornando os resultados mais efetivos.
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A participação, o compartilhamento e a produção de conteúdo nas mídias sociais tornaram-se frequentes na rotina das pessoas. O consumidor deixa de ser apenas um receptor de informação e passa a também produzir material. Isso acontece principalmente na vida dos millenials, uma geração classificada como as pessoas que nasceram entre 1984 e 1996 e tiveram a sua base de comunicação nas mídias sociais, esta geração cresceu em um período de estabilidade econômica e grande avanço tecnológico, sendo mais conectada e digitalizada.


As mídias sociais são consideradas plataformas onde indivíduos podem conectar-se com amigos e demais usuários. No Brasil, as mídias mais utilizadas são WhatsApp, Facebook, Instagram, Facebook Messenger, Twitter, Skype, Snapchat, Pinterest, Telegram e Tumblr, segundo o IBOPE de 2017. Nestes ambientes são criadas as chamadas comunidades online, apresentadas através de conexões, criação, troca e compartilhamento de conteúdo sobre os mais variados temas.

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Os avanços da tecnologia proporcionam a cada dia mais instantaneidade na comunicação. Todos podem se comunicar a qualquer hora, a qualquer distância, com um número ilimitado de pessoas. Assim, fica definido que as redes sociais são os “nós” de relacionamentos existentes entre as pessoas, dentro ou fora da rede, e mídias sociais são os espaços que surgiram como canais para que estes relacionamentos acontecessem na internet. O compartilhamento de mensagens pode agora ser feito por meio de textos, imagens e vídeos.


Logo, o millenial pode adquirir produtos ou serviços pelo fato de se inspirar em alguém e querer algo que o ídolo usa ou também por influência de alguém ter feito propaganda do produto através destas imagens e/ou vídeos, uma vez que informação sobre as experiências de consumo passa a servir de base para a decisão de compra de outros millenials.

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Com o surgimento do marketing de influência, o comportamento do consumidor na decisão de compra se transforma. Antes, a tomada de decisão de compra do consumidor acontecia da seguinte maneira: ao reconhecer a necessidade de um item, ele buscava informações para avaliar qual é a melhor opção, comprava o produto e usufruia dele. Agora, o momento da compra não é mais o fim, mas o começo de um ciclo já que, após testar o produto, formar uma opinião e postá-la nas mídias sociais, esta será considerada por outros internautas que buscarem pelo item. A informação sobre as experiências de consumo passa a servir de base para a decisão de compra de outros millenials.

As celebridades com um poder de influência já existiam antes das mídias sociais, mas uma explosão no número de pessoas que podem receber este rótulo cresceu consideravelmente a partir do momento em que tornar-se uma celebridade ficou aparentemente um processo mais fácil, denominados os digital influencers

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Ainda assim, estes influenciadores digitais acabam tendo um contato direto com os millenials, chamando atenção de marcas para a divulgação de produtos e serviços. Principalmente porque os conteúdos produzidos podem ser disseminados para seus amigos por meio de compartilhamento espontâneo através dessas mídias sociais. Este contato gera a confiança dos millenials, pois muitas vezes as postagens não advêm de interesses financeiros por parte de quem publica e acontecem de forma completamente espontânea.

O marketing de influência online, portanto, ocorre na interação entre usuários nas mídias sociais. Estes canais são hoje os principais vínculos entre a empresa e seus consumidor.






Referências:


Toda Matéria. A história da Internet. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/historia-da-internet/>.

Marketing de Conteúdo. Os 81 tipos de Marketing principais. Disponível em: <https://marketingdeconteudo.com/tipos-de-marketing/>.

Wikipédia. Geração Y. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Geração_Y>.

Administradores. O processo de decisão de compra. Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-processo-de-decisao-de-compra/110312/>.

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